Atpsans
Ensaios: Atpsans. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Clarimumdo • 17/3/2015 • 1.233 Palavras (5 Páginas) • 195 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA DA UNIVERSIDADE
ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO
TUTO ME. MAURICIO DIAS E EZAIANE CRISTINA V. DOS SANTOS
MÓDULO: GESTÃO DO CONHECIMENTO
ANO: 2013//2º SEMESTRE-PÓLO: GRAJAÚ-MA
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)
ALUNOS: MARIA MADALENA CHAVES BATISTA RA 409689
MARIA DAS DORES BARROS DA SILVA RA 409681
TEREZINHA NETA SILVA RA 409813
ANA CLEIDE SILVA CARVALHO GOMES RA409366 PALOMA CRISTINA SANTANA BATISTA RA 409720
GRAJAÚ – MA
2013
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA DA UNIVERSIDADE
ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ANO: 2013//2º SEMESTRE-PÓLO: GRAJAÚ-MA
GESTÃO DO CONHECIMENTO
O trabalho acadêmico para obtenção de nota de do Curso de Administração do polo de Grajaú - MA, integrante da Gestão do Conhecimento Universidade Anhanguera - UNIDERP.
Professor (a):ME. MAURICIO DIAS E EZAINE CRISTINA V. DOS SANTOS
GRAJAÚ – MA
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca mostrar de forma simples e complexa algumas demonstrações de Gestão do conhecimento, conceitos, abordagem da comunicação empresarial, ferramenta de estratégias organizacional e a importância do cluster e seu papel dentro das organizações. A função da Gestão do conhecimento com suas ferramentas e seus objetivos devem sempre buscar um resultado positivo para a empresa.
CONCEITO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO
Conceituamos a gestão do conhecimento, como uma pratica que agregará valor á informação e depois de irá distribuía-la, sendo um conjunto de processos que visa colabora para criação, captura e compartilhar do conhecimento tácito e implícito entre as pessoas de uma organização, tendo como objetivo a criação de ferramentas que auxiliem na disseminação destes conhecimentos dentro de uma organização.
Conhecimento tácito-E o conhecimento que não estar escrito e nem ser traduzido em palavras.
Conhecimento implícito-E o conhecimento que pode se tornar explicito a qualquer momento e reside na mente humana, porem pode ser transferido para o papel ou para outra mente a parti da comunicação.
Gestão do conhecimento não trata apenas de gestão dos ativos de conhecimento, más também da gestão dos processos que atuam sobre estes ativos. Estes processos incluem: desenvolver, promover, utilizar e compartilhar conhecimentos. Por isso, gestão do conhecimento envolve identificação e analise dos ativos de conhecimento disponíveis e desejáveis, além dos processos com eles relacionados. Também envolve o planejamento e o controle das ações para desenvolvê-los(os ativos e os processos), com intuito de atingir os objetivos da organização. Para Rebbecca Barclay e Philip Murray (1997), gestão do conhecimento e uma atividade de negocio com dois aspectos básicos. De um lado, trata o componente de conhecimento das atividades de negócios explicitamente como um fator de negócios refletido na estratégia politica e pratica em todos os níveis da empresa e, por outro lado, estabelece uma ligação direta entre as bases intelectuais da empresa-explicitas(codificada) e tácitas (“Know-how”pessoal)- e os resultados alcançados.
Ao contrario do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos as sete chaves, com gestão do conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento distribuída á todos interessados. O segredo estar em divulga-lo em toda organização, e não más detê-lo.
O conhecimento passa a ser ativo da impressa, por tanto motivar, recompensar e reter as pessoas que tem conhecimento em um foco das empresas bem sucedidas. Com a doação do “KM”, um dos principais benefícios, além de outros, e o melhor aproveitamento do conhecimento Já existente na empresa.
O conhecimento cresse e ao ser compartilhado e ao ser utilizado. Quando doamos um dólar a alguém este alguém ganha um dólar, mas nos o perdemos. Quando nos transferimos conhecimento á alguém, este alguém ganha más nos continuamos com ele também, e neste caso, a uma ampliação de conhecimento. Na verdade, o conhecimento e duplicado. Estamos acostumados com a depreciação dos ativos tangíveis, como carros, computadores e eletrodomésticos, na medida em que eles são utilizados. Ao contrario sim, ativo inatingível não e utilizado (como, por exemplo, a habilidade
...