Aula 3 Ava Direitos Humanos
Dissertações: Aula 3 Ava Direitos Humanos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaynarabasso • 26/2/2015 • 585 Palavras (3 Páginas) • 1.858 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
NOME
RA
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do(a) tutor(a) (inserir nome completo).
Anhanguera Educacional
2015
TEXTO 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”.
INTRODUÇÃO
A Constituição Federal do Brasil esculpiu dentre os direitos fundamentais o direito à saúde, pois qualquer cidadão necessita de tal garantia para obter uma vida digna.
DESENVOLVIMENTO
A saúde é uma premissa básica do atual Estado Democrático, garantindo não só acesso aos tratamentos médicos e hospitalares, mas também refletindo a própria qualidade de vida da população, tendo grande destaque dentre os direitos fundamentais justamente por tudo o que reflete.
O direito à saúde possui ampla interpretação e abrangência, uma vez que se direciona a toda sociedade, isto é, os titulares de tal prerrogativa constitucional são apenas determináveis, trata-se de um “direito de todos”, um direito coletivo.
Seu objeto é a própria saúde da população, em sentindo amplo, abrangendo não só o bem estar físico, mas também o social e o psicológico, que deve ser alcançado por meio da redução de doenças e do acesso universal aos serviços de tratamento e prevenção.
Esse direito de segunda geração consagrou-se por meio de políticas sociais que pregavam a intervenção estatal aliada às liberdades individuais para garantir a aplicação e a eficácia dos direitos fundamentais, culminando, assim, no surgimento do constitucionalismo social.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O próprio texto constitucional revela a importância do direito à saúde, haja vista que tal prerrogativa é revestida de universalidade e integralidade.
Portanto, o direito à saúde ultrapassa a mera perspectiva de sobrevivência, para alcançar uma real qualidade de vida, inclusive nos níveis sociais.
REFERÊNCIAS
1. http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura &artigo_id=7897;
2. http://www.pucrs.br/edipucrs/XISalaoIC/Ciencias_Sociais_Aplicadas/Direito/81866-RENATAGUADAGNIN.pdf
3.
...