Aumenta a curiosidade para os afro descendentes no Brasil e no mundo
Projeto de pesquisa: Aumenta a curiosidade para os afro descendentes no Brasil e no mundo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: clauddiaopo • 23/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.031 Palavras (5 Páginas) • 348 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO (E JUSTIFICATIVA JUNTO) 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A importância deste trabalho esta no fato de promover o conhecimento dos alunos e aguçar a curiosidade a respeito dos afro descendentes no Brasil e no mundo.
Além de tentar promover entre os alunos uma a igualdade racial e assim sendo quebrar as barreiras que ainda existe não só no ambiente escolar, mas na sociedade como um todo, por isso escolhi métodos de trabalho no qual envolve toda a sociedade através de pesquisas feitas pelos alunos acompanhados sempre pela equipe pedagógica com vizinhos e conhecidos próximos indagando questões como, por exemplo, se já sofreram algum tipo de preconceito?Como foi? Onde eles estavam no momento? Etc.
Também busquei vídeos a respeito e músicas que também falasse no tema como é o caso da musica Haiti do compositor Caetano Veloso e Gilberto Gil acompanhada de um vídeo buscando de forma interativa uma maior participação dos alunos.
JUSTIFICATIVA
Este trabalho tem por objetivo o conhecimento sobre as origens dos afro descendentes no Brasil e eliminar o preconceito assim como também o racismo de maneira geral buscando promover uma maior interação entre alunos e nós da equipe pedagógica.
2 DESENVOLVIMENTO
Este trabalho foi realizado com uma turma de 6° ano, cujo abordarmos um tema presente em nossa sociedade “CONHECENDO AS DIVERSIDADES ÉTNICAS RACIAIS”.
O principal objetivo desse trabalho é conhecer a cultura dos afros descendentes e assim possibilitar nos alunos uma compreensão histórica- cultural da diversidade étnica- racial, e o foco abordado e a eliminação do preconceito e o racismo.
Este é um trabalho no qual a necessidade de ser trabalhado durante todo ano letivo, mas escolhi essa semana no mês de novembro por ser muito importante, trata se do mês da consciência negra. Estas atividades tiveram a duração de 5 aulas de 50 minutos.
Optei por trazer para os alunos vídeos mostrando cultura e a sociedade negra em seu local de origem. Os vídeos apresentado para os alunos foram: “cana de mel preço de fel” e “Dos grilhões ao quilombo” (DVD TV escola/história n°09) com o objetivo de aumentar e esclarecer o conhecimento dos alunos sobre o tema.
Depois realizei as seguintes questões: Será que os negros já nasciam escravos? Será que eles vieram para o Brasil por vontade própria? E como eles imaginavam a vida dos negros em sua terra natal, qual objetivo da vinda dos negros para o Brasil?Como os negros passaram a viver no Brasil depois da abolição? Herdamos alguma coisa da cultura negra?
O próximo passo realização de uma pesquisa em grupo com objetivo de que os alunos conheçam desde a vida dos negros na áfrica ate a abolição no Brasil e ainda hoje como é a vida deles aqui. A pesquisa foi realizada no laboratório de informática, na biblioteca, e uma pesquisa com pessoas afro descentes que vivem em nossa comunidade.
Este trabalho foi muito importante para enriquecer o nosso conhecimento sobre o tema e através deste trabalho trouxemos varias informações para toda escola como slides e murais confeccionados pelos alunos. Depois deste trabalho intenso da turma realizei um novo questionamento com os alunos, ao qual foi muito satisfatório, pois foi notável o conhecimento adquirido não só pelos alunos, mas por todos nós, podemos perceber quão grande e rica a história e a cultura negra.
Como uma forma de descontração e promover uma interação entre os alunos apresentei a eles uma música chamada Haiti do compositor Caetano Veloso e Gilberto Gil e também um vídeo relacionado.
Depois das observações, ainda considerei que havia necessidade de uma pesquisa na internet e na biblioteca da escola para que eles possam definir melhor o sentido de Racismo, preconceito e descriminação. Após a conclusão da pesquisa pedi para que eles produzissem cartazes que também foram expostos no mural da sala que teve por objetivo principal estimular o conhecimento e a utilização de formas de intervenção individual e coletiva sobre atitudes preconceituosas e discriminatórias, e a agir de maneira respeitosa com as diferenças étnica racial.
A partir do conhecimento adquirido lancei a questão novamente: - há em nossa sala, escola, comunidade ou até mesmo em nossas ambientes familiares atitudes preconceituosas, discriminatórias e racistas? Posteriormente foi apresentado
...