TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação

Ensaio: Automação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Ensaio  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 6

1 – O que são atuadores?

Atuador é um elemento que produz movimento, atendendo a comandos que podem ser manuais ou automáticos.

2 – Qual a diferença entre atuadores retilíneos e curvilíneos?

Este controlador deve ser ligado aos atuadores e aos sensores do braço mecânico e age como o ... a inclusão de um módulo de acionamento entre o controlador e o manipulador. ... A diferença é que a automação flexível ...... retilíneo e vice-versa ...... movimentos curvilíneos, suaves e complexos para o braço do Robô.

3 – Qual a diferença dos atuadores contínuos e não contínuos?

Contínuos: São aqueles que não sofrem interrupção ao longo de suas transformações (processos químicos, alimentícia, geração de energia).

Não-contínuos: São aqueles que são efetuados em etapas, características da manufatura (laminação, cimento, mineração, etc.).

4 – Qual a diferença entre sensores e transdutores?

É definido como o valor de saída existente quando ela deveria ser nula, ou então a diferença entre o valor de saída realmente observado e aquele especificado para uma dada condição.

5 – Quais são os tipos de sensores existentes e quais os tipos utilizados?

Sensores Mecânicos, Reed Switch, Fotoelétricos, Encordes Ópticos, Imagem, Fotoéletricos, Térmicos, Presença, Ultra-Sônicos, Capacitivos, Pressão, Gases, Indutivos, Efeito Hall.

Utilizados: Eletrônicos, Mecânicos, Ópticos, Eletroquímicos.

6 – Quando é utilizado um sensor na automação?

Quando haver necessidade de um dispositivo elétrico, eletrônico, mecânico ou biológico capaz de responder a estímulos de natureza física (temperatura, pressão etc).

7 – Qual é a diferença entre sistema flexível e sistema rígido de produção. Citê um exemplo de cada.

É que no sistema rígido o processo é automático, precisando ou não de um operador.

Exemplo: Fabricação do lanche Big Mac (Mc Donalds)

E no flexível permite alterações a qualquer momento.

Exemplo: Fabricação de coca-cola

8 – O que são servo acionamento? E quando são usados na automação?

Conjunto formado por um servomotor e seu respectivo acionamento, capaz de seguir fielmente uma referência de velocidade, torque ou posição imposta ao mesmo. Usado para obter o menor erro possível, mas também acompanhar as variações abruptas da mesma, como de zero a máxima em frações de segundo, possibilitando a implementação de um grande número de operações por ciclo de trabalho.

9 – O que é um Inversor de Frequência? E quando é usado na automação?

É um dispositivo capaz de gerar uma tensão e freqüência trifásicas ajustáveis, com a finalidade de controlar a velocidade de um motor de indução trifásico.

Usado para controlar a rotação de um motor assíncrono.

10 – Comente como o CLP ajudou na evolução da automação?

Com o CLP, as alterações eram feitas apenas mudando sua programação, enquanto que os sistemas a relés implicavam modificar a montagem dos equipamentos e, muitas vezes, substituir os hardwares. O CLP foi introduzido na planta da GM em 1969 e os Estados Unidos e a Europa foram os primeiros beneficiados com a tecnologia que só chegou ao Brasil mais tarde, nos anos 1980.

Os CLPs são dispositivos digitais que permitem controlar o processo fabril graças a uma memória programável que reúne as instruções que devem ser repassadas para as máquinas responsáveis pela produção industrial. À medida que o CLP foi incorporado nas indústrias, evoluiu e adquiriu novas funções e é hoje capaz de executar sequenciamento, temporização, contagem, energização/desenergização e manipulação de dados, regulação PID, lógica fuzzy, entre outras funções. Os CLPs podem ser programados por meio de computadores, são adequados para os ambientes industriais – muitas vezes inóspitos – e possuem linguagem amigável.

A automação foi aplicada, a princípio, em indústrias automobilísticas e petroquímicas. De lá para cá a tecnologia se disseminou para outras áreas, como indústrias alimentícia, química, petroquímica, siderúrgica, automotiva e associadas.

11 – O que é CNC? E qual a sua vantagem de utilização?

Computer Numeric Control – CNC. Computador que a partir de um programa do usuário com os comandos para a produção da peça, comanda todos os eixos ao mesmo tempo. As entradas são o programa e os sinais dos encoders (ou réguas digitais). As saidas são sinais analógicos de -10V 'a +10V ligadas ao MOTOR DRIVE. O CNC vai gerando a posição dos eixos, ligados aos Motor Drives, que acionam os Motores CC, que giram os eixos, que giram os encoders (ou réguas), que fornecem ao CNC a posição real dos eixos.

12 – Por que usamos o conceito de redes industriais nos processos produtivos atualmente?

A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com