Ava
Ensaios: Ava. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: enilorac • 28/9/2014 • 581 Palavras (3 Páginas) • 603 Visualizações
Questionário - Tentativa 1
Question 1
Sabemos que dados, informação e conhecimento são elementos distintos, mas interdependentes.
Qual ordem das sentenças, a seguir, corresponde à transformação: Dados ⇒ Informação ⇒ Conhecimento?
1 – Tsunamis: ondas gigantes que se formam no oceano como resultado de abalos sísmicos.
2 – Livros escolares de Ciência na Inglaterra tratam do assunto “tsunamis”.
3 – Em 2011, uma garota inglesa em férias na Indonésia se lembrou das aulas de Ciências quando viu o repentino recuo do mar, o que sinaliza um tsunami. A garota alertou os banhistas, que se afastaram da enorme onda na praia, e com isso salvou a vida de dezenas de pessoas. Este é um caso real.
Escolher uma resposta.
d. 1-2-3.
Question 2
Um gestor está preocupado com o conservadorismo da empresa em que trabalha. Ele lê a seguinte frase em um livro, como se recebesse um recado direto para ele:
“A criatividade não anda escassa. O que acontece é que a maioria das organizações se esforça para acabar com ela” (Peter Drucker)
Essa frase se relacionada com:
Escolher uma resposta.
c. A necessidade de maior gestão do conhecimento nas empresas.
Question 3
A ilustração, a seguir, apresenta as transformações econômicas e a evolução dos ambientes organizacionais ao longo da história. Observe atentamente a evolução desses ambientes. Escolher uma resposta.
d. Entramos na era da valorização de novos modelos de gestão nas organizações, entre eles, a gestão do conhecimento.
Question 4
Quando se fala de “conhecimento” nas organizações, há diversas interpretações. Indique a alternativa que contém uma afirmação correta sobre a gestão do conhecimento:
Escolher uma resposta.
b. Conhecimento organizacional requer valorização do conhecimento dos colaboradores da organização, isto é, valorização do “capital intelectual” da empresa.
Question 5
Notas: 1
Leia o texto a seguir:
Depois do acidente da usina nuclear de Chernobyl na Ucrânia, em que milhões de pessoas foram prejudicadas pelo vazamento de radiação resultante de falha humana, a relação entre pessoas e máquinas precisou ser revista. ‘Engenheiros do conhecimento’ hoje são encarregados de observar o comportamento dos funcionários em salas de controle de usinas nucleares, UTIs de hospitais e cabines de avião, por exemplo. Esse trabalho se converte no projeto e concepção de ambientes de controle mais seguros.
Fonte: VINCENT, K. Homens e Máquinas. Rio de Janeiro: Ediouro,
...