Ava Aula 5
Por: Marina Silfer • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 483 Palavras (2 Páginas) • 2.590 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]
Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Nome | MARINA DA SILVA FERREIRA |
RA | 1299999262 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 4]
Para cada resposta elabore um texto de, no máximo, 15 linhas. Caso utilize alguma citação, lembre-se de especificar as fontes e de formatá-las segundo a ABNT.
- O que é escuta ativa?
Escuta ativa é não apenas ouvir as palavras que o outro está dizendo, mas também entender o todo que envolve a fala do outro. Prestar intenção no que o outro fala, ficar atento a cada palavra, e tentar compreender todo o contexto do que está sendo falado, é uma maneira de treinar uma escuta ativa, que com certeza trará bons resultados no relacionamento humano.
- Liste e explique quatro atitudes que devem ser empregadas para realizar uma escuta ativa.
Prestar atenção: Ouvir atentamente tudo que se está sendo dito, e avaliar até os gestos do interlocutor.
Mostrar que está ouvindo: Demonstre ao interlocutor que tem interesse no que ele fala, com gestos e atitudes e falas curtas.
Resuma os comentários do interlocutor periodicamente: Diga o que está acontecendo e peça mais informações ao interlocutor.
Adiar julgamentos: Não interromper o interlocutor para dar suas impressões, espere o mesmo terminar, para daí dar opiniões.
Elabore uma reflexão sobre essa situação-problema retirando dela três aspectos que mostram se houve a aplicação da escuta ativa. Justifique, usando os três aspectos escolhidos, porque houve ou porque não houve a escuta ativa, por meio de um texto de, no máximo, 30 linhas.
O caso de Joana e Paula mostra como é uma escuta ativa, e fica claro que a coordenadora usou de vários artifícior para ficar o mais atenta possível no que ouvia de Joana. Segue abaixo três aspectos:
Paula começou recebendo joana com toda calma, serenidade e disponibilidade possível, mostrando que estava ali para ajudá-la.
Mesmo Joana estando nervosa e falando descoordenadamente, a coordenadora continuou a manter a calma e prestou atenção a tudo o que a interlocutora estava falando, até a mesma começar a falar com mais clareza.
No final do relato depois de ter prestado atenção em cada palavra de Joana, Paula resumiu tudo que havia ouvido e confirmou com a jovem se suas impressões sobre o que estava acontecendo estavam corretas.
Dado esses três exemplos é possível perceber que ouve sim uma escuta ativa, pois cada atitude de Paula, demonstrou que ela prestou atenção em cada palavra e gestos de Joana, resultando assim numa compreensão do que estava acontecendo com a jovem.
Referências Bibliográficas
Escuta ativa - Fazendo a diferença. Pétrus RH. Disponível em:
...