Avaliação De Ruidos
Monografias: Avaliação De Ruidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josianeconfiplan • 9/10/2013 • 1.312 Palavras (6 Páginas) • 705 Visualizações
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE RUÍDO
Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo descrever os procedimentos de medição sonora, adotados para avaliação de ruído em áreas habitadas conforme NBR 10.151/2000 e Código de Postura Municipal – Lei 2109/1987 com algumas alterações e acréscimos pela Lei 4219/2009 no que se refere a medição de ruídos ; e utilizando a NBR 10152- Níveis de ruído para conforto acústico.
Estabelecimento
O estabelecimento avaliado é o pátio do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - Unifeb, sito na avenida Professor Roberto Frade Monte, nº 389, Barretos – SP. O responsável pelo estabelecimento é o reitor Prof. Dr. Reginaldo da Silva.
Descrição
O local de medição é semiaberto e de circulação, apresenta corredores que interceptam as salas de aula e biblioteca, com presença de bancos, bebedouro.
Um desenho simplificado do estabelecimento e da disposição das casas é mostrado na Figura 1.
As principais atividades realizadas no estabelecimento são: trânsito de pessoas na entrada e saída da faculdade, espaço de lazer entre os intervalos de aula funcionando assim como um logradouro (espaços de uso comum aos alunos).
As instalações funcionam nos períodos diurno, vespertino e noturno, o horário de funcionamento do estabelecimento termina por volta das 22h30min havendo dias com funcionamento até às 00h00minn de acordo com as aulas tendo um pequeno fluxo de pessoas que ainda permaneceram ali.
Zoneamento
Segue abaixo um desenho do local de medição do campus da Unifeb:
pedra
Procedimento de avaliação
Data e Hora das medições, condições climáticas e de funcionamento do estabelecimento
As medições foram realizadas no dia 03 de junho de 2013, no período noturno às 21h10min, com o estabelecimento operando normalmente.
As condições climáticas foram favoráveis, e durante as medições não houve vento ou precipitação.
Equipamentos utilizados
Para a realização das medições foi utilizado um medidor de nível de pressão sonora (decibelímetro), ao qual foi ligado, ajustado para A para se obter o nível de ruído ambiente, e em seguida mudado para fast slow (resposta lenta).descrever o equipamento e no. de data do certificado de calibração.
Definições
Som: fenômeno capaz de produzir sensação auditiva no homem
Ruído: todo som que causa ou possa causar incômodo
Ruído de Fundo: Todo ou qualquer ruído produzido por uma ou mais fontes sonoras que é captado durante a medição e que não seja proveniente da fonte em medição.
Decibel (dB): Unidade de medida de nível da pressão sonora.
dB(A): escala de indicação de nível de pressão sonora relativa à curva de ponderação “A”.
LAeq: Nível de pressão sonora equivalente em decibéis ponderados em “A” dB(A), obtido a partir do valor médio quadrático da pressão sonora (ponderada em A) referente a todo intervalo de medição.
NCA: Critério de Avaliação de acordo com a NBR10151/2000
Metodologia de Medição
As medições seguiram as recomendações da NBR 10.151/2000 – Acústica – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade , estando de acordo com o Código de Postura Municipal – Lei 2109/1987 com algumas alterações e acréscimos pela Lei 4219/2009 no que se refere a medição de ruídos.
Foram realizadas várias medições no local do estabelecimento de forma a representar o campo acústico em seu interior e o ruído que atinge as pessoas que ali circulam.
As medições no interior do estabelecimento (cujo o local é o pátio, estando assim presente no exterior das edificações/salas), as medições foram efetuadas em pontos afastados aproximadamente a uma distância no mínimo 1 m das paredes; 1,2 m acima do piso e a 1,5 m de janelas. Os valores apresentados para cada ponto se referem ao nível de pressão sonora equivalente LAeq em dB(A), medido durante um intervalo mínimo de 10 segundos em Fast slow, com 30 leituras efetuadas, durante 5 minutos. Durante o tempo de medição o estabelecimento estava operando normalmente (com fluxo de pessoas).
As medições foram feitas utilizando também o critério da Cetesb L11033,onde foi o decibelímetro foi ajustado para operar em circuito de ponderação A na condição de resposta rápida, também em FAST SLOW, com 30 leituras de 10 segundo cada, com tempo total de 5 minutos. Segundo a tabela do Anexo A da L11032 que nos dá a escala de Beaufort para velocidade do vento, no momento da medição ele se apresentava com Brisa leve de 7 a 12 KM/h - 1,9 a 3.3 m/s; perceptível ao rosto, pequeno movimento das folhas das árvores.O tempo de medição foi escolhido de forma a permitir a caracterização do ruído em questão. O equipamento foi calibrado para nível de pressão sonora.
Níveis Máximos Permitidos
Considerando que o local situa-se em uma área mista com predominância de residências, a NBR 10.151/2000 especifica um nível NCA de 50 dB(A) para o período noturno.
Mas sendo o local de medição área de circulação ficando na parte externa das edificações da faculdade a mesma legislação especifica que o nível pode apresentar 55 dB(A) como critério.
Segundo a Cetesb, para áreas predominante residencial interno(CETESB): 07:00 as 19:00h: 45 dB(A), 19:00 as 22:00h: 40dB(A), 22:00 as 07:00h: 35 dB(A) os níveis aceitáveis de ruído.
Resultados
A tabela 1.0 abaixo
...