TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE INTERDIÇÃO

Dissertações: AÇÃO DE INTERDIÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 8

EXCELENTÍSSIOMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DO ----------------

Distribuição urgente!

REQUERENTE, brasileira, solteira, portadora do RG n° ......, inscrita no CPF n° ....., residente e domiciliada a Rua ...., ... , SP, CEP ... por sua advogada infra assinado (mandado anexo), vem respeitosamente perante Vossa Excelência , com fundamento nos artigos 1.177 e seguintes do Código de Processo Civil e demais dispositivos legais pertinentes, requerer

AÇÃO DE INTERDIÇÃO E NOMEAÇÃO DE CURADOR COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA

De ......, brasileiro, aposentado, solteiro, portador da cédula de identidade RG n°...., inscrito no CPF n° ....., residente e domiciliado a Rua ..... São Paulo , SP, CEP.... pelas razões de fato e de direito a seguir declinadas:

I - Do Estatuto do Idoso

01. É o autor pessoa com mais de 60 (sessenta) anos (doc2), portanto seus direitos devem ser abarcados pelo Estatuto do Idoso que prevê:

“Art.71. É assegurada prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos em, qualquer instância.

Parágrafo 1°. O interessado na obtenção da prioridade a que alude este artigo, fazendo prova de sua idade,requererá o beneficio à autoridade judiciária competente para decidir o feito, que determinara as providencias a serem cumpridas,anotando-se essa circunstancia em local visível nos autos do processo.”

II – DOS FATOS

02. Conforme documentação acostada aos autos, o Interditando que atualmente conta com mais de 96 (noventa e seis) anos de idade é portador de síndrome demencial, conhecida como doença de ALZHEIMER – CID: G.30.1, encontrando – se sem condições de realizar atividades básicas do cotidiano, pois não tem discernimento, por conseguinte, não tem

capacidade de tomar decisões ou administrar suas finanças.

03 . A Requerente é neta do Interditando, estando apta para assumir o encargo de curador, conforme dispõe os artigos Art. 1.768, Código Civil e Art. 1.177, Código de Processo Civil, a Ação de Interdição poderá ser movida: I – pelos pais ou tutores; II – pelo cônjuge, ou por qualquer parente; III – pelo Ministério Público. O MP promoverá ação de interdição quando (Art. 1.769, Código Civil e Art. 1.178, Código de Processo Civil): I – em caso de doença mental grave / no caso de anomalia psíquica; II – se não existir ou não promover a interdição alguma das pessoas designadas nos incisos I e II do artigo antecedente; III – se, existindo, forem incapazes as pessoas mencionadas no inciso antecedente.

04. Destaca-se ainda, o fato do Interditando ser aposentado perante o INSS, com o valor do benefício sendo depositado mensalmente em sua conta corrente (...), entretanto, o recebimento desse valor exige uma série de formalidades perante a instituição financeira, em face das quais o Interditando não mais possui condições de atender. Portanto, vê-se a necessidade do reconhecimento da medida pleiteada através da presente ação, sob pena do acionado de restar prejudicado, inclusive com a obstacularização do recebimento do benefício previdenciário que viabiliza o seu próprio sustento.

05. Ante o exposto, a Promovente pugna a concessão da curatela para que possa, como representante legal do Interditando, gerenciar os atos da vida civil deste.

III - DO DIREITO

06. Devido ao seu estado de saúde, o qual já restou suficientemente identificado na exposição fática acima apresentada, tem-se que o Interditando se encontra completamente incapaz de gerir, por si só, os atos de sua vida civil; sendo, por conseguinte, ABSOLUTAMENTE INCAPAZ, nos precisos termos do ARTIGO 3º, INCISO II, do Código Civil que preceitua, in verbis:

Art. 3º. São absolutamente incapazes para exercer pessoalmente os atos da vida civil:

I – omissis;

II – os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos;

07. A manifesta incapacidade do interditando para atuar na vida civil o torna sujeito à curatela, conforme preceitua o artigo 1.767 do Código Civil:

Art. 1767 Estão sujeitos a curatela:

I – aqueles que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para os atos da vida civil;

A medida é imposta através do processo de interdição, a ser promovido pelos legitimados previstos no artigo 1.768 do Código Civil:

Art. 1768 A interdição deve ser promovida:

I - pelos pais ou tutores;

II - pelo cônjuge, ou por qualquer parente;

III -pelo Ministério Público. (grifo nosso)

08. Sem prejuízo do vasto expositório normativo que legitima o deferimento do pleito postulado neste pórtico, outro não é o entendimento dos Tribunais, sic:

INTERDIÇÃO Pleito formulado por cônjuge Interditando portador de "Mal de Alzheimer" Laudo pericial que atesta a incapacidade Sentença de procedência Apelação do Ministério Público Ausência de incompatibilidade entre as regras dos artigos 1.770 do Código Civil, 1.182, § 1º, do Código de Processo Civil, e 129, IX, da Constituição Federal Defesa dos interesses de incapazes em ações de interdição que cabe ao Ministério Público Recurso desprovido.(TJ-SP - APL: 00090118920128260048 SP 0009011-89.2012.8.26.0048, Relator: Carlos Henrique Miguel Trevisan, Data de Julgamento: 13/03/2014, 4ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 13/03/2014)

"APELAÇÕES INTERDIÇÃO 'MAL DE ALZHEIMER' Procedência, nomeando, à interditanda, seu filho como curador e incumbindo o Ministério Público de reger a pessoa da incapaz e administrar-lhe os bens enquanto não for julgada a especialização da hipoteca legal Apelo interposto pelo marido da interditanda e pelo Ministério Público Pugna do cônjuge da ré pela nulidade por cerceio de defesa, improcedência do pedido ou pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com