BALANÇO PATRIMONIAL
Exames: BALANÇO PATRIMONIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnaizeClaudia • 25/9/2014 • 637 Palavras (3 Páginas) • 340 Visualizações
BALANÇO PATRIMONIAL
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.
COMPOSIÇÃO
O Balanço Patrimonial é constituído pelo:
- Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
- Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
- Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
BALANÇO PATRIMONIAL
*PERGUNTAS:
1. Defina Balanço Patrimonial? Qual a importância para a empresa?
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar a parte financeira e econômica da empresa em uma determinada data, geralmente no fim do ano ou quando se fizer necessário.
Sendo de grande importância por ser um auxilio no controle patrimonial, visto determinar a possibilidade de investir e fazer reservas, ou a necessidade de cortar gastos, prevenindo-se de futuros resultados prejudiciais a empresa.
2. Quais são as partes que formam o Balanço Patrimonial? Defina cada uma delas e cite exemplos:
São eles: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
Ativo – é toda parte positiva da empresa, como bens e serviços.
Ex: veículos, equipamentos, maquinas, imóveis e etc...
Passivo – é onde se concentra as obrigações da empresa.
Ex: pagamentos a funcionários, banqueiros, fornecedores e etc...
Patrimônio Líquido – é a diferença entre os valores do ativo e do passivo da empresa em um determinado momento, configurando o que de fato sobra de todas as dívidas; e que na estrutura do BP ficará do lado Passivo por ser de responsabilidade da empresa como pessoa jurídica os direitos dos proprietários (sócios, acionistas - pessoas físicas).
Ex: capital, reservas e etc.
3. Como se estrutura o BP?
Do lado esquerdo do balancete do BP fica o Ativo (onde constam os bens e serviçosda empresa), e do lado direito ficam o Passivo (que consta as obrigações) e o Patrimônio Líquido (que é considerado como passivo não exigível).
4. Defina e exemplifique os conceitos de curto prazo e longo prazo. Cite exemplos:
Curto Prazo refere-se às operações que são realizadas nos próximos 12 meses;
Longo Prazo são operações realizadas a partir do 13° mês.
Exs:
Curto Prazo – Maquinário comprado em 12 parcelas iguais.
Longo Prazo – Imóvel vendido para receber em cinco anos.
5. O
...