BEM RECEBER COM QUEIJOS E VINHOS
Monografias: BEM RECEBER COM QUEIJOS E VINHOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: IGORFCR • 27/8/2013 • 487 Palavras (2 Páginas) • 522 Visualizações
Receber em grande estilo é uma arte! E porque não servindo queijos e vinhos?! Afinal, apreciados por muitos, destacam-se tanto nos encontros informais, como nos sofisticados, e além do prazer em degustá-los, nos permitem uma viagem pelo mundo mágico e charmoso do “terroir”! É bem verdade que guardam seus segredos e peculiaridades, disso ninguém discorda. No entanto, ao entrar neste vasto universo, dos vinhos e dos queijos, dissertar sobre o assunto envolveria páginas e páginas, mas podemos enfatizar o aspecto prático e sugerir algumas dicas para assegurar o glamoroso bem receber.
Normalmente, a dificuldade em combinar queijos e vinhos vem das características conflitantes entre os dois. O queijo normalmente é forte e gorduroso, podendo ser também salgado e ácido, o que faz com que ele se sobreponha ao sabor do vinho, caso a combinação não seja feita adequadamente. É fato que não existem combinações únicas ou regras fixas, mas é preciso saber que a harmonização pode ocorrer por complementaridade ou por contraste, nunca por indiferença.
Então, escolha pelo menos cinco tipos de queijos, entre os de sabores suaves e os mais fortes, com variadas texturas, pois assim garantirá o sucesso da recepção. No entanto, evite servir mussarela, queijo prato ou queijo-de-minas, pois são muito comuns para um evento temático com queijos e vinhos.
Sirva os queijos sobre tábuas, sem fatiar ou cortar em pedaços pequenos. Cada tipo deverá ter sua própria faca para não misturar os sabores e deixe que cada convidado corte o de sua preferência.
Pães são complementos ideais e frutas também são bem-vindas. Além de combinar com alguns queijos, ajudam a limpar o paladar para experimentação de novos sabores. Uvas e maçãs são as preferidas dos especialistas. Frutas secas também são boas opções. E não se esqueça de deixar água à disposição dos convidados.
Em geral, queijos de casca dura combinam com vinhos tintos e queijos frescos vão melhor com os brancos. E quanto mais cremoso o queijo, mais acidez o vinho deve ter.
Os queijos azuis, como o gorgonzola e o roquefort, combinam com vinhos mais doces, tipo sauterners.
Queijos de massa mole e casca aveludada, como o brie e o camembert, vão melhor com vinhos brancos, do tipo chardonnay. Quem prefere um tinto pode optar por um pinot noir.
O grana padano, mais duro, pode ser consumido com vinho do tipo pinot gris, já um provolone pede um vinho feito com a uva syrah.
Os suíços, como emmenthal, gruyère, maasdame ou gouda agradam com os chardonnays, mas é possível servi-los também com um pinot noir.
. Não é pecado mortal servir um único vinho durante toda a reunião, mesmo tendo vários tipos de queijos à disposição. Nesse caso, escolha um espumante ou então um vinho que não seja muito maduro e nem muito leve.
A união dos prazeres conferidos por um queijo e por um vinho em um ambiente descontraído é maior do que a simples soma de sensações e transforma-se numa inebriante explosão de sentidos e novas emoções!!
...