TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BORDENAVE

Resenha: BORDENAVE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  Resenha  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

DÍAZ BORDENAVE, Juan E. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 2006.

Juan E. Díaz Bordenave é agrônomo, Mestre em Jornalismo Agrícola pela Universidade Wisconsi e PhD em comunicação pela Universidade do Estado de Michigan, ambas nos EUA.Ele escreveu muitos livros, entre eles estão: Estratégias de ensino-aprendizagem;Além dos meios e mensagens.

O livro O que é comunicação, de Juan E. Díaz Bordenave, aborda de maneira abrangente o tema da comunicação, o autor começa por fazer perguntas relacionadas ao tema e a esclarecer que, com os avanços tecnológicos de comunicação, este tema está cada vez mais em evidência. Coloca também a descoberta, na década de 70, do homem social como sendo uma das principais ideais alavancadoras do assunto, pois, para ele, as décadas anteriores,particularmente as de 50 e de 60, preocupava-se como o conhecimento, e, às vezes, com o melhoramento de tudo o que rodeava o homem, houve nesse período, grande planejamento econômico, urbano, ambiental,etc. Mas, foi só na década de 70 que se começou a dar uma importância concreta ao fato de o homem ser ao mesmo tempo o produto e o criador de sua sociedade e sua cultura,levou-se em conta que o homem está rodeado pelo meio ambiente físico, mas também, do meio ambiente social e ele mantém uma relação de interdependência com as pessoas que o cercam.

No capítulo um, Juan fala sobre o meio ambiente social da comunicação, mostrando, através de exemplos, que a comunicação está em toda parte, desde enunciados mais simples, até aos complexos; fora a comunicação não- verbal,composta por gestos, olhares, sinais e outros e ressalta que em cada contexto a comunicação é feita de uma forma diferente, pois, o modo de agir muda de acordo com a ocasião. Ele coloca ainda que existe um ambiente social estrutural de comunicação, como uma audiência na Câmara Municipal e, ambientes não estruturados, como uma feira,pois, a função básica é a comercialização de produtos, no entanto, esta função não poderia, de modo algum ser realizada sem a comunicação, que é encontrada na exibição dos preços, a barganha pelas mercadorias, os anúncios dos vendedores; todos estes são atos de comunicação. O autor ainda diz: “que a comunicação foi o canal pelo qual os padrões de vida e sua cultura foram-lhe transmitidos, pelo qual aprendeu a ser membro de uma sociedade, família, grupo de amigos,de uma nação.” E essa cultura que o ser humano social adquire não foram os professores que o ensinaram,mas, a comunicação com os pais, irmãos, amigos, na casa, na rua, nas lojas, no ônibus,isso, na verdade foi que o ensinaram, ainda menino, as qualidades essências da sociedade.

O autor foi muito preciso ao colocar que não existe comunicação por si mesma,como algo separado da vida da sociedade e que a sociedade e comunicação são uma coisa só,pois não poderia existir comunicação sem sociedade e nem sociedade sem comunicação, assim ele consegue esclarecer e reafirmar a importância da comunicação para todo indivíduo,independente do contexto social a que se encontre.

O capítulo dois vem contando um pouco da história nebulosa da evolução da comunicação, Juan Díaz lembra-nos que não se sabe realmente como foi que os homens primitivos começaram a se comunicar, se por gritos,grunidos ou gestos, ou se foi pela combinação dos três modos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com