BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS TENDÊNCIAS ATUAIS A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DE ALGUMAS TENDÊNCIAS DE IDEAIS E IDÉIAS DE TENDÊNCIAS
Artigos Científicos: BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS TENDÊNCIAS ATUAIS A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DE ALGUMAS TENDÊNCIAS DE IDEAIS E IDÉIAS DE TENDÊNCIAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roziara • 20/4/2014 • 359 Palavras (2 Páginas) • 820 Visualizações
A prática profissional em Educação Física no Brasil tem uma história efêmera e inicialmente podemos dividir, de acordo com o texto, a historia da educação física em 2 tempos, o período Exógeno e a fase Endógena.
No período Exógeno, temos a colaboração dos militares para a formação do profissional da área de educação física no sentido pratico e dos médicos auxiliando no sentido teórico, nesse período o modelo de ginástica empregado foi o sistema alemão até meados de 1909, mas com a criação da escola de educação física da força policial o sistema alemão foi substituído pelo sistema francês. No ano de 1854, Couto Ferraz incluiu a Ginástica como obrigatória no ensino primário e a dança como obrigatória no ensino secundário, essas ações proporcionaram uma sistematização de cultura física no Brasil, nesse período o corpo teórico que se constituía auferiu auxilio de estudos médicos que, com base no modelo biomédico, procuravam explicar cientificamente os possíveis benefícios anatomofisiológicos conquistados pela ginástica. O primeiro corpo docente da Escola Nacional de Educação Física, foi constituído por médicos e militares e alguns instrutores recém formados do Centro Militar de Educação Física, na escola ESEFEX, no ano de 1938, embora nesse período já houvesse a participação de profissionais da área de educação física, por muitos anos médicos e militares ocuparam a direção da ENEFED.
No final da década de 70, com o fim da ditadura militar, professores de Educação Física buscavam o rompimento de antigos paradigmas e a defesa do papel da educação física na formação dos cidadãos, e assim iniciou a fase ENDÓGENA, na qual por incentivo do desenvolvimento da pós-graduação no país, vários profissionais da área buscaram especialização. Portanto, passaram a ir em contraposição das ingerências do modelo biomédico, o que foi o passo inicial para que na década de 80 ser possível criar expectativas com a Educação Física como pratica social. Embora os profissionais da área tivessem mais poder de atuação, enfrentaram muito obstáculos, no sentido que havia ainda uma repressão imposta a sociedade, vestígios do golpe militar, e as interseções do esporte na educação física, lutavam contra o protótipo de treinador, e buscavam reconhecimento como professor, usufruindo da área pedagógica .
...