Balanço Patrimonial
Seminário: Balanço Patrimonial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adeelinesp • 13/11/2013 • Seminário • 617 Palavras (3 Páginas) • 415 Visualizações
Balanço Patrimonial
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
Em sentido amplo, o balanço evidencia a situação patrimonial da empresa em determinada data. Em terminologia moderna em uso no Brasil, o Balanço é uma demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade (em geral uma empresa) em determinada data, representando uma posição estática (posição ou situação do patrimônio em determinada data).
O Balanço Patrimonial é constituído pelo: - Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. - Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. - Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
Demonstração do Resultado do Exercício
O DRE, demonstrativo de resultados, é uma ferramenta financeira de uso obrigatório e que deve ser formalmente apresentada todo mês pelo gestor financeiro à diretoria sênior da empresa.
Essa apresentação deve comparar os resultados previstos no orçamento versus o realizado no mês e também demonstrar a evolução positiva ou negativa dos indicadores de performance da empresa.
Contraditoriamente, o DRE ainda é um completo desconhecido para a maioria dos gestores, inclusive os que se definem como financeiros mas que nunca ouviram falar nessa ferramenta básica e de vital importância para gestão da empresa.
O DRE é uma ferramenta gerencial gerada e gerida pelo departamento financeiro. Ele demonstra com clareza de detalhes o resultado das estratégias ( ou falta de ) da empresa e aponta com precisão a evolução positiva ou negativa dos três principais pilares da empresa: vendas, custos e despesas.
A empresa deve informar aos leitores de seu balanço como foi obtido o resultado do exercício que foi transferido para a conta “Lucros ou prejuízos acumulados”. Essa informação sobre a formação do resultado do exercício é dada, em sua maior parte, através da demonstração do resultado do exercício, que nada mais é do que uma apresentação das contas de receitas e despesas feitas de modo ordenado. Tal ordenação baseia-se, principalmente, na divisão de receitas e despesas entre operacionais e não operacionais e em sua apresentação na forma indicada pela legislação vigente.
As informações estratégicas que são identificadas são: Históricos das vendas, custos e despesas; Incidência de impostos sobre os produtos vendidos; Composição dos custos relativos aos produtos ou serviços; Margem da operação; Contas de despesas específicas que afetam
...