Balanço Patrimonial
Casos: Balanço Patrimonial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vet1 • 26/3/2014 • 834 Palavras (4 Páginas) • 436 Visualizações
BALANÇO PATRIMONIAL
O balanço patrimonial com a demonstração de resultados é uma espécie de fotografia o patrimônio. Mostra a posição e a natureza dos elementos patrimoniais bem como suas variações de despesa e de receita.
Para se chegar a esse demonstrativo parte-se do novo balancete de verificação, excluídas as contas anuladas e incluídas as movimentadas.
O balanço patrimonial tem por finalidade demonstrar a situação financeira e patrimonial da entidade em determinado período, e é composto por três elementos básicos: Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido.
Que é balanceada pela equação: Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) foi instituída no artigo 187
da Lei n°6404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) e tem como objetivo principal apresentar resumidamente, de forma vertical, as operações
realizadas num determinado período, geralmente de doze meses, e o resultado pode
ser lucro ou prejuízo.
Na elaboração da DRE completa exigida por lei é necessário apresentar os
grupos de receitas, despesas, lucros e impostos.
Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados – DLPA
A DLPA evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados, no Patrimônio Líquido.
De acordo com o artigo 186, § 2º da Lei nº 6.404/76, adiante transcrito, a companhia poderá, à sua opção, incluir a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados nas demonstrações das mutações do patrimônio líquido. "A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia."
OUTRAS SOCIEDADES A DLPA é obrigatória para as sociedades anônimas, também denominadas de capital aberto, e outros tipos de empresas, conforme a legislação do Imposto de Renda (art. 274 do RIR/99).
DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC)
Apesar de não ser um demonstrativo exigido por lei, a Demonstração do Fluxo de Caixa é muito importante para o controle financeiro de uma empresa.
O fluxo de caixa permite a análise da geração dos meios financeiros e da sua utilização, num determinado período de tempo.
Na Contabilidade, uma projeção de fluxo de caixa demonstra todos os pagamentos e recebimentos esperados em um determinado período de tempo. O controlador de fluxo de caixa necessita de uma visão geral sobre todas as funções da empresa, como: pagamentos, recebimentos, compras de matéria-prima, compras de materiais secundários, salários e outros, por que é necessário prever o que se poderá gastar no futuro dependendo do que se consome hoje.
O fluxo de caixa é uma ótima ferramenta para auxiliar o administrador de determinada empresa nas tomadas de decisões. É atraves deste "mapa" que os custos fixos e variáveis ficam evidentes, permitindo-se desta forma um controle efetivo sobre determinadas questões empresariais.
A demonstração de fluxo de caixa pode ser elaborada por dois métodos diferentes:
Método Direto: Divulgam-se os principais
...