Balanço Patrimonial
Ensaios: Balanço Patrimonial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danillo • 5/6/2013 • 1.480 Palavras (6 Páginas) • 410 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei abordar algumas questões que tratam sobre a estatística, tais estas como: tomada de decisões e análise de cenários.
Abordarei ainda questões sobre o comportamento do indivíduo dentro de uma organização, sobre a sua valorização e ainda sobre os aspectos culturais que podem influenciar o comportamento humano.
DESENVOLVIMENTO
1 - A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?
Sim. A estatística por meio da análise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos, pois eventos futuros estão longe de ter um rumo certo no ramo de negócios, as pequenas empresas tem menos chances do que as grandes, por isso a probabilidade é uma grande ferramenta para estimar retornos futuros, com perspectivas de renda.
1.1 - Distribuição de Probabilidade
A distribuição de probabilidades é um modelo baseado em estatísticas que mostra os possíveis resultados de um determinado evento ou curso de ação, bem como a probabilidade estatística de cada evento. Por exemplo, uma empresa pode ter uma distribuição de probabilidade para a mudança nas vendas dadas uma campanha de marketing específica. Os valores sobre as "caudas", ou a extremidade esquerda e direita da distribuição é muito menos provável de ocorrer do que as do meio da curva.
2 - O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística.
Sim. A estatística está fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação e métodos de análise. Por tanto é preciso construir uma sólida base de conhecimento em matemática, incorporar habilidades no uso do computadores, desenvolver uma boa comunicação oral e escrita, estar aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho e aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, por este motivo nem todos podem utilizar a estatística a não ser que tenha bastante conhecimento na área.
3 - De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?
A estatística é utilizada com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de falhas/defeitos, identificando suas causas em tempo real, o que, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos etc. Desta forma a estatística é muito útil para a tomada de decisões dentro de uma organização, pois tendo todas as informações armazenadas os gestores poderão tomar a decisão correta e eficaz para solucionar possíveis problemas.
4 - Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?
Existe atualmente uma grande demanda e interesse por parte das empresas pelo assunto inovação. No contexto de grandes transformações com que se deparam as organizações, muitas idéias têm sido propostas com o objetivo de identificar mudanças no processo de fabricação e/ou criação de produtos. São essas inovações que têm feito com que muitas empresas permaneçam no mercado.
Deve-se levar em conta que, para um melhor resultado frente às inovações, as empresas precisam além de investir em tecnologia de processos, desenvolver ações que valorizem os funcionários como um dos principais responsáveis pelo sucesso dos projetos de inovação.
A receita da competitividade permanente está nas estratégias de motivação e comprometimento dos funcionários nos processos de mudanças das empresas.
5 - Os aspectos culturais influenciam o comportamento humano no contexto das organizações?
Sim. Existem pelos menos 5 tipos de aspectos culturais que influenciam muito no comportamento humano tanto dentro de uma organização ou até mesmo na sociedade. Segue abaixo alguns exemplos:
5.1 - Sócio-Econômicos
Pessoas que moram em locais mais pobres ou ricos tem, em geral, características mais semelhantes entre si. É comum termos notícias de pessoas que se tornaram ricas de forma rápida e passaram a agir de modo diferente com seus amigos, parentes etc. O contrário também ocorre. Outro exemplo é que em situações econômicas de crise algumas pessoas podem sofrer alterações de comportamento devido a endividamento, desemprego etc.
5.2 - Ambientais
Tem relação com o local onde as pessoas moram, trabalham e vivem. Em países, como o Brasil, onde temos um vasto território, podemos perceber as diferenças no modo de agir característico de cada povo. Quando as pessoas acostumadas a uma determinada sociedade mudam para cidade ou região diferente há uma considerável mudança de humor, que poderá ser positiva ou negativa.
5.3 - Psicológicos
Está relacionado ao estado emocional das pessoas, do modo como foram criadas e tratadas desde a infância até o momento atual. Pessoas que só receberam elogios tendem a não ter noção dos limites. Aqueles que na maior parte do tempo foram criticados por parentes, amigos, professores e outras pessoas tendem a desenvolver uma baixa autoestima. Sob uma forte pressão emocional as pessoas também podem apresentar reações inesperadas, seja de alegria ou agressividade. A perda de uma pessoa importante pode acarretar uma mudança momentânea ou definitiva no comportamento de uma pessoa, por exemplo.
6 - O fator de produção trabalho é representado pelo capital humano das organizações. Procure pesquisar e encontrar dados que demonstrem a importância da qualificação do trabalhador para promover o crescimento econômico?
Qualificação é a força de trabalho condicionada pela base técnica, seu fundamento decorre da forma de como é estruturada o processo de trabalho.
A capacitação do funcionário se inicia desde o primeiro momento em que este entra no cenário da empresa. Sendo que um destaque especial deve ser atribuído
...