TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Patrimonial

Monografias: Balanço Patrimonial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  8.939 Palavras (36 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 36

1. INTRODUÇÃO

O Balanço Patrimonial de uma entidade, qualquer que seja sua natureza, representa muito mais que seus bens, direitos e obrigações. É possível extrair dessa peça contábil informações que vão desde as normas e regras próprias da contabilidade até as tendências de estilos administrativos dos seus executivos e sócios. A cada dia tem se intensificado a busca pelo aperfeiçoamento das técnicas de análises de balanços, de forma a se conhecer com maior profundidade uma companhia sob avaliação, notadamente pelos riscos a que estão expostos os capitais nela investidos. Por mais que a legislação e os órgãos reguladores busquem que as informações constantes do balanço patrimonial espelhem de forma real a situação econômica e financeira das companhias, inúmeros são os fatos que comprovam a necessidade de qualquer tomada de decisão ser precedida de uma boa análise. Diversas são as finalidades da análise de balanço, bem como vários são seus usuários. No entanto, todos eles carecem de certeza das informações ali contidas para que seus objetivos se concretizem, sejam eles quais forem e por quanto tempo sejam esperados. Entendemos que à medida que as relações entre as entidades se globalizam mais difícil fica essa certeza, restando a esses usuários mitigar o risco através da profunda avaliação dos indicadores que abordaremos nos três capítulos deste trabalho. No primeiro capitulo abordaremos os principais usuários da análise do balanço patrimonial, bem como as suas necessidades e objetivos, sejam eles internos ou externos, públicos ou privados, más com ênfase naqueles que buscam a longevidade da companhia No segundo capítulo buscamos evidenciar a metodologia das análises, horizontal e vertical, como também a de cálculo dos indicadores e índices, dando maior foco aos determinadores da situação financeira, econômica e patrimonial, ou seja: os de liquidez, de estrutura de capital e de rentabilidade.

No terceiro e último capítulo trabalhamos e ciclo operacional e o capital. No tocante ao ciclo operacional buscamos deixar evidenciada a importância da administração dos prazos médios. Já no capital de giro evidenciamos o capital circulante líquido e a necessidade de capital de giro, bem como suas fontes de financiamento. O efeito tesoura, que por vezes decorre da imobilização de

10

recursos de giro, e ainda o overtrading foram abordados uma vez que tem importância fundamental na solvência de qualquer companhia. Concluindo este último capitulo tratamos dos relatórios gerenciais, com suas abordagens sobre a análise de cenário, os aspectos da situação econômica da empresa, a sua situação financeira, seus anexos e por fim parecer conclusivo e voltado para finalidade do seu usuário.

11

2. A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE BALANÇO NA AVALIAÇÃO DA EMPRESA

2.1 USUÁRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇO

Os usuários da análise de Balanço, classificados em internos e externos, ao longo dos tempos tem demando uma maior qualidade das análise. E, por conseguinte imprimido maior celeridade na produção de Leis e Normas Contábeis capazes de expressar com mais fidedignidade a real situação da entidade. O Balanço Patrimonial regulado pela Lei nº 6.404/76 e seus complementos, Lei nº 11.638/07 que em princípio foi destinada as sociedades por ações. Por força do Decreto-lei nº 1.598/77 foi alcançado outros tipos de sociedades sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no seu lucro real. Elaborado seguindo as regras contábeis será tanto mais eficiente quanto melhor forem suas informações. Além dos informes econômico financeiro a análise do balanço será capaz de evidenciar qual o direcionamento estratégico da organização, suas potencialidades, seus pontos fracos, e ainda qual a contextualização de seus administradores com o seu mercado de atuação. A análise de balanço deve ser entendida dento de suas possibilidades e limitações. De um lado, mais aponta problemas a serem investigados do que indica soluções; de outro, desde que convenientemente utilizada, pode transformar-se num poderoso “painel de controle” da administração. (Iudícibus 1998; pg. 84) Carrega no seu escopo diverso dados de relevante serventia para diversos interessados, sejam eles internos ou externos, e com necessidades diversas. A análise deve sempre ser produzida e vista com imparcialidade pelo usuário, de forma a não induzir a erro na tomada de decisões.

12

2.2 Gestores

A análise econômica e financeira do Balanço Patrimonial é um instrumento de primordial importância para Administradores da empresa. Através dela é possível fazer a avaliação de períodos passados e projeção da tendência futura. Embora seja uma informação em momento estático a sua comparação com outros períodos e até com empresas concorrentes auxiliará os gestores a avaliarem a necessidade de alteração em suas práticas. Inúmeras são as possibilidades de tomadas de decisões com base nos dados apresentados pelas analises do balanço patrimonial, e qualquer citação será sempre parcial e sua aplicabilidade dependerá sempre dos interesses dos grupos de usuários internos. Toda via podemos destacar os mais relevantes: formular novas estratégias, planejar novos investimentos, rever a estrutura de custos, analisar a política de vendas, reavaliar seu risco etc. Uma forte tendência contemporânea é a adesão das companhias a governança corporativa que traz em seus princípios a transparência e a prestação de contas, que deve sempre ser buscada pelos gestores e evidenciada através da clareza das análises dos Balanços Patrimoniais.

2.3 Sócios e Acionistas

Toda empresa nasce com a integralização de capital por um ou mais sócios com objetivos vários. Podemos destacar a contribuição ao país com a geração de empregos e o recolhimento de impostos, ou o empreendedorismo latente de varias pessoas, más sem a menor sombra de duvida o que qualquer acionista de uma companhia busca é uma remuneração para o seu capital e por isso o investe numa organização com fins lucrativos. Periodicamente os donos do capital social de uma companhia precisam de instrumentos que lhes forneça dados para mensurar se as sua decisões de investimentos foram acertadas. É o Balanço Patrimonial a peça mais esperada, pelos sócios, durante todo o exercício social, pois é ele quem evidenciará a realização dos lucros ou prejuízo.

13

Os atuais e os potenciais acionistas procuram prioritariamente identificar o retorno de seus investimentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.3 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com