Bases bíblicas Para O Ministério Pastoral
Pesquisas Acadêmicas: Bases bíblicas Para O Ministério Pastoral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Willianep • 23/11/2014 • 373 Palavras (2 Páginas) • 436 Visualizações
“Esta afirmação é digna de confiança: Se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função.” 1 Timóteo 3:1
O ministério pastoral é algo específico e singular. Paulo o descreveu como um ministério nobre, pois trata-se de conduzir um povo, o rebanho de Deus, segundo a Sua vontade. São necessárias então algumas bases ou características essenciais para se cumprir com excelência este chamado divino.
• Relacionamento com Deus
“O que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.” 1 João 1:3
O pastor precisa ter experiências pessoais com Deus. É inconcebível pensar em um pastor que não tenha vida de oração e prática bíblica. Na verdade, é inconcebível pensar em cristãos que não se relacionem com Deus pelo menos através da oração. Somos seres pessoais, “feitos conforme a imagem e semelhança de Deus” (Gn 2:26), e, portanto, necessitados de vínculo comunicativo com nosso Criador.
• Amor
Em 1Coríntios, Paulo dedica todo o capítulo 13 para falar sobre o amor. Pastorear é amar, afinal lidar com pessoas não é uma tarefa fácil. Cada pessoa é um mundo diferente. Aquele que é chamado para o ministério pastoral precisa fazer o que faz, não por obrigação ou como se isso fosse um peso, mas por amor. Pelo amor conseguimos suportar uns aos outros com paciência.
• Serviço
Alguém já disse que “quem não vive para servir, não serve para viver”. Dentro do ministério pastoral, o ato do serviço implica em renúncia, sacrifício e muitas vezes até sofrimento. Lembra-se do pastor que deixou as 99 ovelhas para procurar uma perdida?! Isso é serviço. Isso é cumprir o segundo mandamento mais importante da bíblia: amor ao próximo.
• Cuidado com o rebanho de Deus
No livro de 2 Timóteo, capítulo 4, vesículo 2, Paulo acautela Timóteo quanto ao surgimento de falsas doutrinas e o cuidado que ele deveria ter em manter-se firme na verdadeira doutrina e da mesma forma cuidar para que o rebanho não se deixasse influenciar por tais doutrinas. É tarefa pastoral proteger e cuidar do rebanho, conduzindo-o a Cristo.
“Árdua é a tarefa, mas é preciso olhar constantemente pra Cristo na prática do pastoreio e pastorear na dependência dEle.” – Thiago Machado da Silva
Williane D. Pinheiro
...