Bbdbdbbddbsdshgdshdg
Trabalho Escolar: Bbdbdbbddbsdshgdshdg. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 21/3/2015 • 949 Palavras (4 Páginas) • 204 Visualizações
TEMPERAMENTO
Temperamento é a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento do indivíduo. Essas características são coordenadas geneticamente com base na nacionalidade, raça, sexo ou outros fatores hereditários.
CARÁTER
Caráter é o verdadeiro “eu”. A Bíblia se refere a ele como a “essência secreta do coração”. É o resultado do temperamento natural burilado pela disciplina e educação recebidas na infância, pelos comportamentos básicos, crença, princípio e motivações. É algumas vezes, denominado de “a alma” do homem, que é composto de cérebro, emoções e vontade.
PERSONALIDADE
A personalidade é o semblante externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autêntico sejamos.
CONHEÇA OS 4 TEMPERAMENTOS BÁSICOS
Sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático.
Temperamento sanguíneo e excuberante é cordial, eufórico, vigoroso e folgazão. O sanguíneo é recepcionador por natureza às impressões externas; encontra facilmente, o caminho para o seu coração, onde encontra; prontamente, um assomo de reações. O Sr. Sanguíneo possui uma rara capacidade de divertir-se e geralmente contamina os outros com uma natureza cordial. Quando entra num aposento repleto de pessoas sua tendência é estimular o ânimo de todos os presentes pelo seu exuberante fluxo de conversa. É um eletrizantecontador de estórias, porque sua natureza apaixonada e emotiva quase o faz reviver a experiência só no ato de narrá-la.
O Sr. Sanguíneo sempre tem amigos. O Dr. Hallesby disse “Sua natureza ingênua, espontânea e bondosa abre-lhe as portas e os corações”.
Possui um repertório inesgotável de casos interessantes os quais narra dramaticamente, tornando-se o preferidos das crianças e também dos adultos; geralmente consegue frequentar as melhores festas ou reuniões sociais.
Frequentemente fala antes de pensar, porém sua sinceridade desarma muitos dos seus interlocutores, obrigando-os a reagir com a mesma disposição de espírito.
Estas pessoas animadas e sanguíneas enriquecem o mundo. São bons vencedores, funcionários de hospitais, professores, conferencistas, atores, oradores e, ocasionalmente bons chefes.
O colérico intransigente é o temperamento ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Muitas vezes é auto-suficiente e é muito independente. Sua tendência é ser decidido e teimoso, tendo facilidade em tomar deicsões para si messmo assim como para outras pessoas.
Não se amedronta diante das adversidades; de fato, elas têm o dom de encorajá-lo. Possui uma firmeza inabalável e frequentemente obtém sucesso, onde outros fracassam.
A natureza emocional do Sr. Colérico é a parte menos desenvolvida do seu temperamento. Ele não se compadece facilmente dos outros, nem demonstra ou expressa compaixão com espontaneidade. Muitas vezes se encabula ou fica constrangido com as lágrimas alheias. Pouco aprecia as belas artes; seu interesse primordial é para com os valores utilitários da vida. Possui um cérebro bem organizado, embora, geralmente, os detalhes o aborreçam. Possui a tendência de ser dominante e tirânico e, não hesita em utalizar-se das pessoas para atingir seus fins. Muitas vezes é considerado um oportunista.
Muitos dos grandes generais e líderes mundiais foram Coléricos.
O Sr. Melancólico é comumente classificado como o temperamento hostil e sombrio. Na realidade é o mais rico de todos os temperamentos, pois é um tipo analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Ninguém desfruta maior prazer com as belas artes do que o melancólico.
O Sr. Melancólico é um amigo muito fiel, mas ao contrário do Sr. Sanguíneo não faz amigos facilmente. Ele não toma iniciativa para se aproximar dos outros, mas de preferência, deixa que o procurem.
Sua excepcional habilidade analítica o capacita a diagnosticar apartadamente os obstáculos e perigos de qualquer projeto de cujo planejamento participe. Ocasionalmente, quando está em uma de suas grandes fases de êxtase emocional ou de inspiração pode produzir algum grande trabalho de arte ou espiritual. Essas obras são frequentemente seguidas por períodos de grande depressão.
O Sr. Melancólico, geralmente, encontra o maior significado da vida através do sacrifício pessoal. Muitos dos grandes gênios do mundo, artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores e teóricos, eram de temperamente melancólico.
O Fleumático irreverente deve sua denominação àquilo que Hipócrates julgava fosse o fluido orgânico, que produzisse esse “temperamento calmo, frio e bem equilibrado”. A vida para ele é um experiência feliz, serena e agradável na qual tenta envolver-se o mínimo possivel. O Sr. Fleumático é tão calmo e despreocupado que jamais parece perturbar-se, não importam quais sejam as circunstâncias. Possui um ponto de ebulição muito alto e raramente explode em riso ou raiva, mantendo sempre suas emoções sob controle.
É o único tipo de temperamento coerente. Sob a personalidade fria, reticente, quase tímida do Sr. Fleumático existe uma combinçaõa muito efeiticete de habilidade.
Ao Sr. Fleumático, não faltam amigos, porque ele gosta de convívio social e tem um mordaz senso de humor ingênito. Possui a capacidade única de encontrar algo de engraçado nos outros, nas suas ações e deixar escapar um sorriso. Também possui um cérebro organizado, ótima memória e, frequentemente é um bom imitador.
Tem profunda tendência a ser um espectador da vida e tenta não se envolver nas atividades do próximo. O Sr. Fleumático é geralmente simpático e de bom coração mas raramente, deixa transparecer seus verdadeiros sentimentos. Entretanto, uma vez incitado à ação, demonstra ser uma pessoa mutio capaz e eficiente.
TENDÊNCIAS FORTES
• Sanguíneo – Bem disposto, otimista e amisto.
• Colério – Dificilmente desencorajado, otimista, líder, cooperador, aventureiro.
• Melancólico – Amigo fiel e abnegado.
• Fleumático – Bom sob pressão, espirituoso, dependente e apreciador do humor.
FRAQUEZAS
• Sanguíneo – Impaciente, vontade fraca, grande iniciador, arrematador lento e ações baseadas em sentimento.
• Colérico – Impetuoso, inflexível, sem compaixão e impaciente.
• Melancólico – Crítico e voluntarioso.
• Fleumático – Provocador indiferente e indolente.
FRAQUEZAS ESPIRITUAIS
• Sanguíneo – Lascívia e ausência de orientação.
• Colérico – Impaciência.
• Melâncólico – Crítico.
• Fleumatico – Sem fraquezas espirituais.
RESULTADOS NEGATIVOS DAS TENDÊNCIAS CITADAS ACIMA
• Sanguíneo – Sempre endividado, sempre desempregado, tagarela, afoito, demora, distraído, impaciente, enfâse em erros e irritabilidade.
• Colérico – Decisões impetuosas, desmasiado com os filhos, ativo, maldo e argumentativo.
• Melancólico – Gosta de levar recados e intrometido.
• Fleumático – Magoa o próximo, desencorajado e indelicado.
...