TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bcbcb

Artigo: Bcbcb. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 11

“Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite.”

Peter Druker

Introdução

Não há como uma empresa funcionar sem a existência de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais. Esta primeira etapa irá focar nos principais pontos na administração de insumos ou aos bens patrimoniais indispensáveis no processo de fabricação.

Com a crescente concorrência existente por uma participação no mercado consumidor as empresas buscam identificar formas de melhorar seus desempenhos, encontrando maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas. Uma das formas de obter uma vantagem, se não competitiva, mas pelo menos comparativa é através de uma boa gestão dos recursos materiais e patrimoniais.

Com os custos crescentes é importante gerir bem seus estoques eseu patrimônio produtivo de forma a utilizá-los com a máxima eficiência e eficácia.

Etapa 1

Passo 1

1.1 Administração

Administração de materiais pode representar funções diferentes dependendo de quem é o responsável pela definição de suas funções.

Se observada a partir do ponto de vista da distribuição física, que considera o fluxo de produtos de dentro para fora da empresa, esta considera a Administração de Materiais como a responsável pelo fluxo de materiais de fora para dentro da empresa, ou seja, como compradora.

A Administração de Materiais trata, então, do fluxo de produtos para a empresa. Com essa visão, pode-se afirmar que: “A distribuição de uma empresa é o suprimento da outra”.

Na década de setenta, as empresas não davam muita atenção para as compras de matérias-primas e sua administração. Tinham valores relativamente baixos, considerando todo o processo industrial e, portanto, achavam sem muita importância no contexto geral, na década de setenta os compradores ganharam fama de serem corruptíveis, pois muitos denegriram a imagem da categoria, obtendo ganhos pessoais de fornecedores, para facilitar fechamentos, já que havia pouca fiscalização e auditoria no setor.

As atividades que dão suporte para a Administração de Materiais são:

• O transporte;

• A Manutenção de Estoques;

• O Processamento de Pedidos;

• A Embalagem de Proteção;

• A Armazenagem;

• O Manuseio de Materiais;

• A Manutenção da informação;

• A Obtenção (termo utilizado para referir-se aos aspectos de compras que têm impacto nas atividades de movimentação e armazenagem (BALLOU, 1993)).

Passo 2

2.1 Empresas pesquisadas

BRIDGESTONE DO BRASIL

RAMO: PNEUMATICA

PIRELLI

RAMO: PNEUMATICA

MEGACOMUNIC

RAMO: MARKETING E PUBLICIDADE

a) Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente.

b) Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria prima.

c) Como são classificados e armazenados na empresa, os suprimentos, insumos e matéria prima.

2.2 Detalhes da empresas

Em ambas a empresa estuda o processo de recebimento e processamento dos pedidos de cliente é muito semelhante.

Com a empresa Bridgestone e Pirelli, a entrada de pedido acontece de duas formas diferentes, uma diretamente com o departamento de venda que vai gerar um pedido ao departamento de produção para que o mesmo seja produzido.

E através dos canais de revendas Pirelli e Bridgestone, que trabalham da mesma forma que a fabrica no sistema Just-in-time , reduzindo seus custo de forma considerável de estoque.

Há uma pequena diferença destas duas empresas citadas acima e a Megacomunic, que tem todo seu processo produtivo terceirizado. Entretanto o processo de pedido do cliente a acontece via Departamento de Atendimento, ou seja, o comercial, que passam para o Departamento de Criação e assim são destinado ao Departamento de Produção Gráfica

Uma vez que foi realizado o pedido para o setor de produção, o departamento de produção faz um levantamento de peças necessárias para a produção destes produtos e que criam um O.S / O.P ( Ordem de Serviço / Ordem Produção) que são assinadas e liberada pelos gestores e supervisores da área.

PASSO 3

3.1 sistemas de compras

Quando há a necessidade de aquisição de outra produção é necessário fazer um pedido de compra e passar pelos gestores locais, e uma vez autorizado tem que passar para Departamento de Compras verificarem se realmente nas dependências da empresa este produto não existe, este não existe três cotações em diferentes locais, o que oferecer melhor prazo, qualidade e preço, ganha a concorrência daquele momento.

Aprovado este produto é comprado e é dado entrada no estoque.

Todo esse processo é desenvolvido pelo SAP, um sistema americano integrado, isto é nas empresas Bridgestone e Pirelli.

Já na empresa Megacomunic esse processo é realizado pelo programa SICAP / ENTERPRISE.

3.2 recebimentos.

A entrada de materiais corresponde a primeira etapa do processo de recebimento, este local deve ser coberto para assegurar a adequada manutenção/conservação dos produtos recebidos e tem como objetivo a recepção dos veículos de transporte, realizar a verificação da documentação suporte do recebimento, encaminhá-los para a descarga e realizar o cadastramento dos dados no sistema. Na portaria da empresa é realizada a conferencia primaria da documentação, caso seja constatada alguma irregularidade com a nota fiscal e o material recebido, como compras não autorizadas, como compras em desacordo com a programação, deve se recusar o recebimento.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com