Biodiversidade
Relatório de pesquisa: Biodiversidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ana_sandre • 9/11/2014 • Relatório de pesquisa • 819 Palavras (4 Páginas) • 303 Visualizações
1. Biodiversidade
Sob os impactos de atividades humanas, acrescidas pelo aumento populacional, houve uma degradação cada vez mais rápida e generalizada do ambiente natural. A noção de biodiversidade desenvolveu-se dentro desse contexto, de crise. Porém a questão da diversidade biológica não é uma ideia recente dentro dos meios científicos, não mais que as discussões sobre a expansão demográfica. É justamente a tomada de consciência, num período muito recente, sobre o desaparecimento de espécies e a degradação ambiental, sob o efeito interligado ao desenvolvimento tecnológico cada vez mais forte, que promoveu a preocupação dos cientistas e das associações de conservação da natureza.
Diante de uma situação tão preocupante, torna-se urgente preservar o que ainda resta. A noção de biodiversidade passa a ter um sentido novo, dentro da urgência em se conduzir a uma ação enérgica e rápida.
É preciso mobilizar todos os conhecimentos científicos adquiridos, como também sensibilizar a população e os representantes desta, os políticos, sob os aspectos das consequências econômicas, ecológicas, e com certeza social, de uma degradação acelerada da biodiversidade.
2. Engenharia Genética
De tempos em tempos, e cada vez mais frequentemente, a divulgação de novos avanços científicos e tecnológicos nesta área causam impactos na opinião pública e reacendem as polêmicas sobre as precauções que se fazem desejáveis no ordenamento e no balizamento dos limites que a sociedade deseja impor à capacidade humana em avançar no desconhecido e a velocidade com que se deve incorporar as novas técnicas daí resultantes. Especialmente na biotecnologia, que rompeu barreiras naturais da limitação entre espécies e possibilitou a manipulação de um patrimônio que se originou nos primórdios da vida em nosso planeta, incluindo-se neste a criação de seqüências genéticas que nunca existiram, ou pelo menos nunca foram detectadas nos seres que conhecemos. É este avançar no desconhecido que faz com que cientistas e não cientistas sejam cautelosos nos passos a serem dados.
3. Consumo Consciente
A ideia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Leva em conta também seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente.
E os reflexos podem ser positivos ou negativos. Ao comprar produtos de uma empresa que utiliza trabalho escravo, por exemplo, o consumidor financia essa prática abominável. Por outro lado, se comprar alimentos orgânicos ou de comércio justo, contribuirá com setor da economia que não utiliza substâncias tóxicas em sua produção e que não agride o meio ambiente.
Aquela velha prática de “lavar as mãos”, de encontrar um culpado pelas mazelas do mundo, é inválida no consumo consciente. Se algo está errado, todos têm uma parcela de responsabilidade.
A escassez de recursos naturais, nesse sentido, não pode ser atribuída somente às empresas, pois foram os consumidores que financiaram sua exploração.
4. Gestão sócio-ambiental
se uma empresa apenas segue as normas e leis de seu setor no que tange ao meio ambiente e a sociedade esta ação não pode ser considerada responsabilidade socioambiental, neste caso ela estaria apenas exercendo seu papel de pessoa
...