Biografia De Christina Aguilera
Dissertações: Biografia De Christina Aguilera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cindye • 27/9/2013 • 1.710 Palavras (7 Páginas) • 366 Visualizações
Cantora, compositora, dançarina, produtora, diretora – existe algo que Christina Aguilera ainda não tenha feito? Uma das mais talentosas artistas de performance da atualidade, vendeu mais de 30 milhões de álbuns pelo mundo, conseguiu quatro singles #1 nas paradas da Billboard Hot 100, e ganhou cinco Grammy Awards, assim como três álbuns no top cinco de vendas nos Estados Unidos. Ela colaborou com outros artistas legendários, incluindo Herbie Hancock, Andrea Bocelli, Tony Bennett, Sir Elton John e The Rolling Stones. Aguilera também foi a única artista com menos de 30 anos à fazer parte da lista de 100 melhores cantoras de todos os tempos da revista Rolling Stone.
Nascida em 18 de dezembro de 1980 em Staten Island, Nova York, Christina Aguilera é uma estrela pop americana e atriz que iniciou sua carreira no Disney Channel, no programa ‘Clube do Micky Mouse’ (Mickey Mouse Club), ao lado de Britney Spears, Justin Timberlake e Ryan Gosling. A estrela revelou sua grande e marcante voz muito cedo. Logo após o trabalho no Disney Channel, Aguilera entrou na indústria fonográfica com o hit ‘Reflection’, música tema do filme Mulan, de 1998 (Disney).
A trajetória da nativa de New York começou com apresentações em shows de talentos locais na Pensilvânia, onde ela cresceu, para conseguir sua grande chance em “Star Search” no ano de 1992, ganhando um papel no Disney Channel ”The Mickey Mouse Club”. Foi sua música, “Reflection,” para o filme da Disney “Mulan,” que levou a um contrato com a gravadora RCA e o lançamento de seu álbum de estreia auto-intitulado no verão de 1999. O álbum rapidamente atingiu o número 1 com a força do seu primeiro single, “Genie in a Bottle” (que dominou as paradas por cinco semanas e quebrou recordes em todo o mundo) e outros sucessos, incluindo “What a Girl Wants” e “Come on Over “. Segundo a associação de vendas de discos da América do Norte, o álbum vendeu mais de 17 milhões de cópias em todo o mundo e é um dos 100 melhores álbuns de todos os tempos, rendendo a Aguilera o Grammy de Artista Revelação e a nomeação na categoria de Melhor Vocal Pop, feito que acabou por se repetir no ano seguinte com seu álbum em espanhol ‘Mi Reflejo’, seguido de perto por ‘My Kind of Christmas’, seu hit natalino.
Em 2001, Aguilera juntou forças com Pink, Mya e Lil ‘Kim no esmagador hit “Lady Marmalade”, mantendo-a no centro dos holofotes internacionais mesmo quando ela começou a preparar o terreno para seu segundo álbum, Stripped, que foi lançado em outubro de 2002 e trouxe consigo o status de superstar internacional de Aguilera ao transformar sua imagem de princesa-pop-chiclete para uma mulher sexy e poderosa. Junto com o single provocativo “Dirrty”, vieram faixas de destaque, tais como “Beautiful”, “Can’t Hold Us Down” e “The Voice Within”. No mesmo ano, ela conheceu Jordan Bratman, que veio a ser seu marido em 2005.
Após varrer o topo das paradas com seu terceiro álbum “Back to Basics”, que estreou como número #1 em agosto de 2006 e vendeu mais de 3,7 milhões em todo o mundo, a incontrolável Aguilera anunciou uma turnê mundial. Com a lenda da moda Roberto Cavalli como designer de seus figurinos e o coreógrafo e diretor Jamie King a bordo; assim como uma cenografia única que permitiu que os fãs tivessem um contato inédito com à estrela pop e lhe rendeu muitos elogios.
Ganhando o primeiro de quatro Grammys em 2000 para Melhor Artista Revelação, seus troféus subsequentes vieram em 2001 para “Lady Marmalade” (Melhor Colaboração Pop com Vocais), em 2003 por “Beautiful” (Melhor Performance Vocal Pop Feminina) e em 2007 para “Ain’t No Other Man” (Melhor performance Vocal Pop Feminina), ganhando um Grammy para cada um de seus álbuns. Entre outros prêmios, ela é também ganhou um Grammy Latino em 2001 com o ábum “Mi Reflejo” (Melhor Álbum Pop Vocal Feminino), um Billboard Music Award em 2000 na categoria ‘Artista Feminina do Ano’ e dois prêmios da Rolling Stone em 2004 (melhor performer feminina, por escolha dos leitores e melhor turnê para “Justified e Stripped”, também por escolha dos leitores).
Escolhida como a ‘Ídolo Adolescente Mais Sexy’ numa enquete da VH1, a beleza e o carisma de Aguilera também a colocaram entre as “25 Estrelas mais sexy com menos de 25” da Teen People e levaram a revista Maxim a coroá-la como Melhor Cantora Internacional Feminino (2000), uma das Mulheres Mais Sexy Do Ano (2003) e n º 1 na parada da “Hot 100″ (2003).
Aguilera também foi homenageada com dois prêmios NRJ (Melhor Artista Feminina Internacional e Melhor Álbum Internacional), bem como um MTV Europe Award em 2007 (Melhor Artista Feminina).
Depois do casamento e do lançamento de seu quarto álbum de estúdio ‘Back To Basics’, em 2006, Aguilera deu uma pausa na carreira para cuidar de sua recente família e de seu casamento.
Em 2007, Aguilera apresentou uma produção inteiramente nova: um perfume homônimo chamado Christina Aguilera, que ela lançou pela P&G Prestige. A fragrância continua a ser um best-seller internacional e abriu o caminho para dois aromas adicionais -”Inspire” e “By Night.” Em outubro de 2010, Aguilera acrescentou uma quarta fragrância para sua linha, “Royal Desire”.
Em janeiro de 2008, Aguilera deu à luz a seu primeiro filho, Max Liron Bratman. Sem desacelerar após o nascimento, em fevereiro a nova mamãe serviu como musa por trás da nova coleção de prata esterlina do joalheiro de Londres Stephen Webster. Aguilera inspirou e foi o rosto da coleção não convencional posando como uma heroína de Hitchcock na campanha publicitária. A nova campanha, filmada pelo renomado fotógrafo Carig McDean da W Magazine e inspirada no estilo ‘Webster’s Glam Rock’ e no novo visual sexy e contemporâneo de Aguilera foi divulgada na primavera de 2009
Ainda em 2008, para comemorar seus 10 anos de carreira, Aguilera lançou em 11 de novembro sua primeira coletânea: “Keeps Gettin’ Better – A Decade of Hits”. Contendo regravações de seus grandes sucessos como Genie in a Bottle e Beautiful e duas faixas inédias, a coletânea foi divulgada com a ajuda do single que dá nome ao álbum: Keeps Getting Better, que foi divulgado primeiramente
...