Biografia Garret
Pesquisas Acadêmicas: Biografia Garret. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/5/2014 • 470 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
Biografia Garrett
(2º slide) Participou da política, escrevendo sobre este tema. Produziu textos históricos, críticos e diplomáticos.
Dedicou-se socialmente como “o tipo perfeito do dandy”. Foi um homem de muitos amores. Separou-se da sua esposa, para viver com sua amante D.Adelaide Pastor até á morte dela em 1841. A partir de 1846, a sua musa é a viscondessa da Luz, Rosa Montufar Infante, inspiradora dos arroubos românticos das ‘’folhas caídas’’, uma de suas obras.
Principais obras de Almeida Garrett:
- Camões (1825)
- Dona Branca (1826)
- Adozinda (1828)
- Catão (1828)
- Romanceiro (1843)
- Cancioneiro Geral (1843)
- Frei Luis de Sousa (1844)
- Flores sem Fruto (1844)
- D’o Arco de Santana (1845)
- Folhas Caídas (1853)
Viagens na minha terra
(3º slide) Considerando que a obra surge durante o movimento romântico, resgatando e preservando a historia nacional, o livro enquadra-se em Romance Historico ao lado de Eurico, o presbitério (Alexandre Herculano)
O enredo
(4º slide) nota-se que a viagem é feita da capital para o interior. Garrett faz o trajeto observando a paisagem e as pessoas em seus costumes.
Quando garrett escreveu Viagens na minha terra, o trem ainda era uma promessa, por isso as viagens são feitas de barco mulas e charretes.
Tempo
(5ºslide) o narrador usa a técnica do flashback, partindo de um tempo presente, resgatando um tempo passado (a historia) e projetando suas expectativas para o futuro. O narrador marca o tempo determinando os dias, os meses, e o ano. Mas só final do livro descobrimos que a viagem durou 6 dias, pq a viagem é intercalada digressão.
(6º slide)
Viagens O ‘’viagens’’ usado no titulo do livro esta no plural pelo fato do autor não só viajar fisicamente como a sua mente tbm viaja durante o livro, o levando ate o passado, presente e futuro.
Movimento Literário
(8º slide) A obra foi publicada originalmente em folhetins na Revista Universal Lisbonense entre 1845 e 1846, sendo editada em livro apenas em 1846. Tida como obra única no Romantismo português por sua estrutura e linguagem inovadoras, Viagens na minha terra é um marco para a moderna prosa portuguesa e um importante documento de referência para entender a decadência do império português.
Contexto Histórico
(9º slide) O tempo das Viagens é um tempo histórico de aguda crise de valores, de recuo de conquistas políticas e sociais que Garrett havia ajudado a consumar.
Por essa razão, o debate ideológico cruza sempre o trajeto do narrador, que se interessa pelo presente que o rodeia e pelo passado próximo que a ele deu origem.
Importancia no Romantismo
(10º slide) A história teve para os românticos uma grande importância, ela era o pretexto para uma reflexão centrada sobre as nacionalidades. Os escritores procuravam exaltar tudo quanto era nacional e popular. A literatura cedo adquiriu um carácter cívico e patriótico e enveredou a pouco e pouco pelo historicismo, tratando com carinho as figuras nacionais.
...