Biossegurança
Por: paulatironi • 26/4/2016 • Trabalho acadêmico • 634 Palavras (3 Páginas) • 243 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
Os gráficos abaixo apresentam questões relacionadas à Prática da Biossegurança (controle de infecção)em centros de estética.
Questionário:
1) Você sabe quais são os equipamentos de proteção individual que devem ser utilizados no serviço de limpeza de pele facial?
[pic 12]
Quais? Os equipamentos que devem ser utilizados são o uso de luvas máscaras e óculos de proteção ocular.
2) Você sabe qual é a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual durante uma limpeza de pele?
[pic 13]
Quais? Luvas e máscaras.
3) Você utiliza máscara durante o atendimento?
[pic 14]
4) Você sabe qual é a forma correta de utilização da máscara?
[pic 15]
Quais? Tapar o nariz e a boca.
5) Após o atendimento, o que você faz com a máscara utilizada?
É feito o descarte da mesma.
6) Você sabe quais são os riscos de contaminação que oferece os procedimentos de limpeza de pele para a/o esteticista?
[pic 16]
Quais? O profissional pode contrair HIV, hepatite B e C, entre outras doenças.
7) Durante o procedimento de limpeza de pele, ocorrem pontos de sangramento?
[pic 17]
8) Já entrou em contato direto com sangue ou outro fluído do cliente durante uma limpeza de pele?
[pic 18]
9) Você utiliza luva durante o procedimento de limpeza de pele?
[pic 19]
10) Caso sim, como você realiza a retirada das luvas?
R: A retirada das luvas é feita pelas pontas dos dedos, colocando uma dentro da outra, de forma que não entre em contato com a parte exterior contaminada.
Conforme o gráfico apresentado, os dados foram levantados por meio de um questionário aplicado à pessoas que atuam diretamente em centros de estética.
De acordo com o resultado da mesma, reforçou-se a necessidade de maior assistência de órgãos públicos aos profissionais deste segmento acerca das medidas de Biossegurança´, pois, através da coleta de dados, constatou-se que de 20 profissionais abordados, ,apenas 8 sabiam quais os equipamentos adequados para a proteção tanto do profissional quanto do cliente em um centro de estética. Alguns utilizam, porém não sabem a importância dos mesmos para uma limpeza de pele, bem como para outros procedimentos, onde o fator dificultativo principal para a não adesão às medidas de prevenção e uso de equipamentos foi a falta de informação já que muitos destes acreditam que apenas utilizando máscaras ou luvas já estão totalmente protegidos. Outros no entanto, não sabem nem a forma correta de utilização ou de retirada dos equipamentos de proteção, aumentando com isso o risco de contaminação não somente durante o procedimento, mas também no momento de descarte dos mesmos, onde o profissional poderia ter contato com o material contaminado e contrair o vírus HIV ,hepatite B e C entre outras. O resultado desta pesquisa reforçou a necessidade de maior assistência de órgãos públicos aos profissionais deste setor, já que muitos ignoram os riscos de contaminação que um procedimento simples ,como limpeza de pele por exemplo pode causar ao profissional.
...