Biossegurança
Seminário: Biossegurança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ipeixoto • 22/3/2014 • Seminário • 452 Palavras (2 Páginas) • 265 Visualizações
Biossegurança
“ É o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais , do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos “ (Comissão de Biossegurança – FIOCRUZ)
Qualidade em biossegurança visa o homem e o seu bem estar;
Em biossegurança a PREVENÇÃO é a razão principal;
Tipos de riscos no ambiente hospitalar.
Grandes causas de acidentes:
Instrução inadequada
Supervisão ineficiente
Práticas inadequadas
Mau uso de E.P.I.
Higiene Pessoal
Fatores sociais
Planejamento falho
Não observar normas
Manutenção falha
Jornada excessiva de trabalho
Motivação
NR-32
A NR-32 foi criada para garantir a segurança e a proteção dos trabalhadores que atuam em estabelecimentos destinados à prestação de assistência à saúde, e não se aplica somente a médicos e enfermeiros, mas a qualquer trabalhador, inclusive administrativo e prestador de serviço, que tenha contato com riscos biológicos de contaminação.
A norma, específica para o setor, foi publicada em 2005 e atualizada em 2011, mas ainda precisa ser conhecida pelos profissionais da saúde e pelos consumidores desses serviços.
A norma rege o comportamento dos profissionais da área, indicando a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e a proibição do uso de adornos.
Manual de Segurança:
Profissionais da área de saúde.
Riscos nos serviços hospitalares
Estar atento e não fazer uso de drogas que afetem o raciocínio, autocontrole e comportamento;
Ler a recomendação da biosegurança de saúde e procedimentos operacionais padrão do setor;
Agir com tranqüilidade e sem pressa;
Prevenir-se de eventuais acidentes utilizando, de acordo a sua necessidade, os equipamentos de proteção individual e coletivo (jaleco, avental, óculos, protetor facial, cabelos presos, luvas, botas, máscara, avental de chumbo, câmara de exaustão, cabina de segurança biológica e química);
Nos setores de maior trânsito e fluxo de pessoas, as sinalizações gerais das áreas restritas e permitidas devem ser freqüentes e devem estar visíveis. As referidas sinalizações devem ser expressas, também, em "braile"
...