Biossegurança
Resenha: Biossegurança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Claur • 17/9/2014 • Resenha • 326 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos, estes riscos podem comprometer a saúde do homem e animais, o meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Outros conceitos para a biossegurança, está relacionado à prevenção de acidentes em ambientes ocupacionais, incluindo o conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas.
A biossegurança envolve a análise dos riscos a que os profissionais de saúde e de laboratórios estão constantemente expostos em suas atividades e ambientes de trabalho. A avaliação de tais riscos engloba vários aspectos, sejam relacionados aos procedimentos adotados, as chamadas boas práticas laboratório (BPLs).
Os riscos biológicos são os mais comuns nos serviços de saúde e entre esses, existe população microbiológica causadora de infecções cruzadas, através do contato com sangue e outros fluidos corporais.
Em grande parte dos casos de exposição a material biológico, potencializa o risco de adquirir doenças como o HIV, hepatite B e hepatite C, à exposição ocupacional é uma importante fonte de infecção por esse vírus.
As infecções hospitalares constituem um grave problema de saúde pública, o conhecimento e a conscientização dos profissionais de saúde, principalmente os enfermeiros, sobre os vários os vários riscos de transmissão de infecções e as limitações dos processos de desinfecção e esterilização são imprescindíveis para que os mesmos possam tomar as devidas precauções.
Importante ressaltar, que na aquisição das infecções hospitalares, os microorganismos tem um papel passivo, cabendo ao homem o papel ativo, logo será sobre suas ações do controle dessas infecções, a utilização de precauções básicas auxilia os profissionais nas condutas técnicas adequadas na prestação dos serviços, por meio do uso correto dos equipamentos de proteção individual.
O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos, tem por objetivo a proteção do funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.
...