Biossegurança
Tese: Biossegurança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: martinet • 21/9/2014 • Tese • 815 Palavras (4 Páginas) • 188 Visualizações
Biossegurança
O que é Biossegurança
A biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam evitar ou controlar os riscos provocados pole uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos; ou definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”.
Radiologia
A Radiologia corresponde à área da medicina que utiliza raios-x, isótopos radioativos e radiações ionizantes para a realização de diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.
Tipos de Risco
Os riscos podem ser classificados em cinco tipos, de acordo com a Portaria n0 3.214, do Ministério do Trabalho do Brasil, de 1978. Esta Portaria contem uma série de normas regulamentadoras que consolidam a legislação trabalhista, relativas à segurança e medicina do trabalho. Encontramos a classificação dos riscos na sua Norma Regulamentadora n0 5 (NR-5):
1. Riscos de acidentes
Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado.
2. Riscos ergonômicos
Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde;estão relacionados à estrutura músculo-esquelética e psicológica do trabalhador e sua adequação São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho.
3. Riscos físicos
Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração.
4. Riscos químicos
Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.
5. Riscos biológicos
Consideram-se como agentes de risco biológico as bactérias, vírus, fungos, parasitos.
EPIs
O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
Os tipos de EPI´s utilizados podem variar dependendo do tipo de atividade ou de riscos:
• Jaleco: Com o objetivo de prevenir de contaminação por agentes infecciosos, é recomendado aos profissionais da saúde que adotem medidas de biossegurança, principalmente aos que trabalham em áreas insalubres, com risco variável.
• Luvas: O uso de luvas exige treinamento., assim como de qualquer tipo de equipamento de proteção, para poder se tornar uma barreira de proteção ao trabalhador.
• Óculos de proteção: muitas atividades requerem não somente a utilização recomendada dos óculos de segurança, mas sim sua utilização obrigatória, determinada pela legislação brasileira.
Dentre os tipos de Equipamento de Proteção Individual para os Serviços de Radiodiagnóstico, podemos citar:
- aventais de proteção tipo leve,
- sobretudo de proteção tipo leve,
- aventais de proteção pesados,
- saias de proteção,
- aventais pequenos,
- protetores abdominais para pacientes,
- luvas de proteção tipo leve,
- luvas de proteção tipo pesadas,
- mangas,
- proteção para membros inferiores,
- protetor de gônadas para pacientes masculinos,
-
...