Biossegurança
Trabalho acadêmico: Biossegurança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aguiarmesquita • 27/2/2015 • Trabalho acadêmico • 4.255 Palavras (18 Páginas) • 285 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Faculdade de Negócios e Tecnologia da Informação - FACNET
Tecnologia em Gestão Hospitalar
BIOSSEGURANÇA
6º. Semestre
Ana Clélia Cordeiro RA 3808626667
Andréia de Souza Silva RA 4336825651
Gisele Soares Lima RA 5562133190
Liliane dos S. Mesquita RA 3815672229
Maria Augusta M. Santana RA 5309961452
PROFESSOR EAD: Ana Maria V. Tristão
TUTOR PRESENCIAL: Sebastiana de Fátima
TUTORA A DISTÂNCIA: Simone Nantes de Souza
BRASÍLIA/DF
19/09/2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO
3
OBJETIVOS
4
BIOSSEGURANÇA
5
OS PERIGOS BIOLÓGICOS
7
INFECÇÕES EMERGENTES E REEMERGENTE
8
TIPOS DE RISCOS NO CENÁRIO HOSPITALAR
11
OS PRINCIPAIS TIPOS DE PERIGOS
13
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
15
NORMA REGULAMENTAR N° 32
19
CONCLUSÃO
21
REFERENCIAS 22
Introdução
A biossegurança corresponde á adoção de normas e procedimentos seguros e adequados á manutenção da saúde dos pacientes, dos profissionais e dos visitantes.
Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
O estudo da Biossegurança visa, sempre, a prevenção de riscos ou, se não for
possível, a contenção dos agentes perigosos.
Para isso, busca-se o estudo dos mecanismos de ação desses agentes e, então, estabelecem-se procedimentos seguros de ação.
Os riscos ambientais são aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que, a depender de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição, podem comprometer a segurança e a saúde dos funcionários, bem como a produtividade da empresa.
Eles são classificados de acordo com sua natureza e forma com que atuam no organismo humano. Dessa forma, podem ser físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
O ambiente hospitalar envolve a exposição dos profissionais da saúde e demais e demais trabalhadores e os demais riscos, especialmente os biológicos.
O profissional da área da saúde tem que lidar, frequentemente, com riscos inerentes à sua atividade.
O enfrentamento destes riscos envolve numa série de providências que englobam desde a adequação de instalações físicas e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), até a padronização de procedimentos boas práticas.
Para se estabelecerem os parâmetros corretos de controle e contenção destes riscos, é necessário que os profissionais identifiquem antecipadamente os perigos, para que as devidas medidas de controle sejam tomadas.
OBJETIVOS
Esse trabalho pretende conceituar e descrever Biossegurança, assim como desenvolver alguns temas relacionados a mesma.
A grande importância da Biossegurança é a normalização de condutas visando a segurança e proteção da saúde de todos aqueles que trabalham na área da saúde, e não apenas um conjunto de regras criadas com o simples objetivo de atrapalhar
ou dificultar nossa rotina de atendimento. Devemos nos basear principalmente no conhecimento científico disponível, não para termos apenas uma atitude de obediência diante dessas normas, mas para que possamos fazer com satisfação aquilo que sabemos ser o certo.
A partir dessa premissa, a biossegurança, campo de conhecimento voltado para refletir e propor um "conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal e o ambiente" (BRASIL, 2006), passa a abrigar em seu universo cognitivo a relação entre o uso da técnica, da ciência, do saber-fazer, condição que transforma o modo de ser dos profissionais no mundo, com as potencialidades e vulnerabilidades afetivas e físicas de quem lida com riscos na execução da rotina de trabalho.
Koerich et al. (2006) ressaltam que o saber somente se torna experiência quando passa a integrar a consciência prática de quem age, isto é, quando incorpora conhecimentos no sentido de ser capaz de fazer.
Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
A execução da biossegurança muitas vezes se depara com resistências vinculadas a vários fatores, tais como carência de infraestrutura - equipamentos sem manutenção, áreas laboratoriais em condições precárias de uso,
falta de insumos, insumos inadequados,
...