Bombas
Tese: Bombas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bielnessa • 2/12/2013 • Tese • 917 Palavras (4 Páginas) • 609 Visualizações
BOMBAS
* DEFINIÇÃO
Bombas são máquinas que tem a finalidade de realizar o deslocamento de um líquido de um ponto a outro. Uma bomba transforma o trabalho mecânico recebido de uma fonte motora (motor ou turbina) em energia que, posteriormente, será transferida ao fluido sob a forma de energia de pressão (onde há um aumento da pressão do líquido) ou energia cinética (onde há um aumento da velocidade de escoamento do líquido). Alguns autores chamam-nas de máquinas operatrizes hidráulicas, já que realizam um trabalho específico ao deslocarem um líquido.
* CLASSIFICAÇÃO DAS BOMBAS
O modo pelo qual é feita a transformação do trabalho em energia e o recurso para cedê-la ao líquido, permitem classificar as bombas em dois grandes grupos: bombas de deslocamento positivo ou volumétricas e bombas centrífugas ou hidrodinâmicas. A especificação das bombas é feita de acordo com sua pressão máxima de operação e sua capacidade de deslocamento do líquido (em litros por minuto), em uma rotação pré-estabelecida.
1. Bombas centrífugas ou turbo-bombas
A energia fornecida ao fluido, nesse caso, é do tipo cinética, que é convertida em energia potencial (de pressão). Essa energia pode ter origem puramente centrífuga ou de arrasto, ou até mesmo uma combinação destas.
A movimentação do fluido ocorre pela ação de forças que se desenvolvem na massa fluídica, em consequência do movimento rotacional de um eixo no qual é acoplado um rotor (impulsor, impelidor). O rotor recebe o fluido pelo centro e o expulsa para a periferia – com o auxílio de pás (palhetas, hélices) de direcionamento.
Podemos classificá-las de três formas: de acordo com a trajetória do fluido no rotor; de acordo com o número de rotores e com o número de entradas para aspiração.
• – Classificação segundo a trajetória do fluido
• - Bombas centrífugas puras ou radiais
A movimentação do fluido ocorre do centro para a periferia do rotor, com sentido perpendicular (normal) ao eixo de rotação.
Ao iniciar o processo de rotação, o rotor cede energia cinética à massa fluídica, deslocando-a para a periferia do rotor pela força centrífuga.
Antes do funcionamento é importante que a carcaça da bomba e a tubulação de sucção estejam totalmente preenchidas com o fluido a ser bombeado.
São empregadas em instalações comuns de água limpa com descargas de 5l/s a 500l/s.
1.1.2 – Bombas centrífugas de fluxo misto
A movimentação do fluido ocorre na direção inclinada ao eixo de rotação.
1.1.3 – Bombas centrífugas de fluxo axial
A movimentação do fluido paralela ao eixo de rotação, onde a energia cinética é transmitida ao fluido por forças de arrasto. São utilizadas em serviços de irrigação.
2. Bombas volumétricas ou de deslocamento positivo
Tem como característica a transferência direta da energia mecânica cedida pela fonte motora em energia potencial (de pressão).
Bombas volumétricas fornecem uma quantidade determinada de fluido a cada ciclo ou rotação e o movimento do fluido é causado diretamente pela ação do impulsor. O nome de bomba volumétrica é devido ao fato de realizarem movimentos onde ocupam e desocupam espaços no interior da carcaça da bomba, com volumes conhecidos. Como o movimento deste fluido ocorre na mesma direção das forças a ele transmitidas, recebem, também, o nome de bombas de deslocamento positivo.
São indicadas em casos onde se requer vazão constante, sendo a descarga proporcional à velocidade de rotação do propulsor. Podemos classificá-las da seguinte forma:
2.1
...