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Bordado

Seminário: Bordado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  Seminário  •  9.694 Palavras (39 Páginas)  •  324 Visualizações

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Pontos de

Bordado

Este livrete de fácil compreensão, apresentando

cem pontos de bordado, será de grande utilidade

não só para mestres e alunos, como também

para todas as pessoas que se interessam por

bordados.

Os pontos foram agrupados de acordo com sua

origem e estrutura, tornando, portanto, sua

execução, e, em muitos casos, o emprego de

cada ponto, mais fácil de ser compreendido.

Conteúdo Págs

Tabela de Linhas para Bordado,

Agulhas e Tecidos ........................................10

Pontos de Contorno.....................................12

Pontos Chatos..............................................15

Pontos de Laçada.........................................21

Pontos de Cadeia .........................................26

Pontos de Nó ...............................................29

Fios Estendidos e Pontos de Cobertura ........32

Pontos Compostos.......................................34

Pontos de Entremeio....................................37

Bainhas Abertas ...........................................38

Fios Agrupados............................................40

Pontos Hardanger........................................44

Pontos de Tela..............................................45

Pontos sobre Fios Contados em Geral..........46

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TÉCNICAS E TIPOS DE MATERIAL DE BORDADO

Bordado Livre

Um tipo comum de Bordado é o Bordado Livre, isto é,

bordado sobre riscos, transferidos para o tecido.

Bordado sobre Fios Contados

Ao contrário do Bordado Livre, o Bordado sobre Fios

Contáveis não necessita de riscos, pois é trabalhado pela

contagem de fios do próprio tecido, sendo cada ponto

trabalhado sobre um número exato de fios.

Emprego de Pontos

Muitos dos pontos de bordado são usados somente para

Bordado Livre, outros porém, são empregados apenas em

Bordado sobre Fios Contáveis. Da mesma maneira certos

Pontos de Bordado Livre, como o Ponto Pequinês, Ponto

de Repôlego, Ponto de Aresta, Ponto em Ziguezague, Ponto

de Mosca e Ponto de Nó Duplo podem ser usados em

Bordado sobre fios Contáveis.

Os grupos principais de pontos usados em Bordado Livre

são, Contorno, Chato, Laçada, Cadia, Nó, Fios Estendidos,

Cobertura e Compostos. No Bordado sobre Fios Contáveis,

os tipos principais são, Ponto de Cruz, Assis, Bordado Negro

Espanhol, Hardanger, Bainhas Abertas, Fios Agrupados e

Trabalho de tela. Cada tipo de bordado tem um número

de pontos básicos que são geralmente usados. Outros

pontos podem ser introduzidos para dar variedade a um

desenho. O ponto de Cruz mantém-se inalterado. O bordado

de Assis usa somente o Ponto de Cruz e o Ponto de Médici

(Técnica de Holbein); o Bordado Hardanger usa

principalmente o Ponto Cheio, com o auxílio dos pontos

mencionados na parte de pontos hardanger.

O Bordado Negro Espanhol usa o Ponto Atrás Enrolado e

o Ponto Cruz. Fios Agrupados e Bainhas Abertas são pontos

derivados de pontos incluídos nessas divisões de pontos.

No Bordado em Tela existe uma vasta variedade de pontos

para escolha. Estes podem ser usados individualmente ou

para criar interessantes texturas.

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Bainhas Abertas

Este tipo de bordado, como indica seu nome, é executado

desfiando-se fios de tecido e depois bordando-se sobre as

beiradas do desfiado. Pontos decorativos são também

trabalhados sobre os fios soltos, que são deixados quando

os fios da urdidura ou da trama são retirados. A Cobertura

em Teia de Aranha é indicada para cobrir os cantos abertos,

de onde os fios da urdidura e da trama formam retirados.

Bordado de Fios Agrupados

Este tipo de bordado é executado, juntando-se em grupos

certos os do próprios tecidos. Realmente, os pontos não

são o mais importante neste trabalho, mas sim o desenho

aberto formado no tecido pelo agrupamento repuxado de

seus fios. Os pontos são trabalhados sobre número regular

de fios do tecido e a linha com que se trabalha é puxada

firmemente em cada movimento da agulha, para que um

efeito

...

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