Bruna Marti
Ensaios: Bruna Marti. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 27862 • 19/11/2014 • 426 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
1 – Qual era a norma que era utilizada antes da ISSO 9000. Por que ocorreu o surgimento dessa norma?
A norma utilizada antes da ISSO 9000 é a BS5750. O surgimento desta norma é devido aos problemas com bombas que a Inglaterra enfrentou durante a 2ª guerra mundial, que obrigava os fabricantes a registrarem os seus processos produtivos.
2 – A norma ISSO 9000-versão 1987 possui 3 sistemas de gerenciamento, que estão de acordo com as atividades desenvolvidas pela empresa. Quais são esses 3 sistemas de gerenciamento?
ISSO 9001:1987 – Modelo de garantia da qualidade para projetos, desenvolvimento, produção e montagem e também prestadores de serviços – empresas geradoras de novos projetos.
ISSO 9002:1987 – Modelo de garantia de qualidade para produção, montagem e prestação de serviços – empresas sem geração de projetos.
ISSO 9003:1987 – Modelo de garantia da qualidade para inspeção final e testes.
3 – Qual o problema criado pela norma ISSO 9000 – versão 1994?
Os problemas ocasionados foram para as empresas que passaram a criar seus próprios requisitos e isso gerou muitos manuais e procedimentos causando um aumento de burocratização, que na prática atrapalhava o sistema de qualidade.
4 – Quais as exigências da versão 2000 da norma ISSO 9000. E o que essa norma diz com relação ao cliente.
A versão 2000 exige comprometimento da alta direção da empresa para efetivamente acontecer a qualidade do produto.
Possui foco no cliente, antes o cliente era considerado um elemento externo à empresa. Além disso não são considerados clientes, apenas consumidores finais dos produtos, mas também parceiros e fornecedores.
5 – Explique 5 exigências da ISSO 9001.
Controlo dos equipamentos de inspeção, medição e ensaio: Os instrumentos utilizados nas inspeções devem estar aferidos e a cada um período de tempo sempre fazer outra aferição para sempre estar precisos em sua utilização.
Controlo do Produto não conforme: O produtos não conforme devem ser segregados para poder identificar a causa do problema e poder elimina-la.
Identificação e rastreabilidade do produto: O produto deve ser devidamente identificado para e conter a sua rastreabilidade para que no final consiga encontrar as informações necessárias para garantir a qualidade.
Inspeção e ensaios: A empresa deve efetuar os ensaios suficientes, sob condições rigorosas que possam dar garantias adequadas.
Controlo dos documentos e dos dados: Os documentos devem ser objeto de uma gestão bem organizada, de forma a evitar erros, assegurando uma adequada estrutura geral, controlo, difusão, arrumação, atualização, arquiva, o mesmo se aplica em relação aos dados: ficheiros informatizados, bases de dados.
http://janelanaweb.com/manageme/qualisantostabela.html
6 – O que determina a gestão em qualidade?
...