CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
Trabalho acadêmico: CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DanyMaximo • 9/10/2013 • Trabalho acadêmico • 3.367 Palavras (14 Páginas) • 617 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Criança pequena, em pleno desenvolvimento de suas habilidades não deve apenas ser inserida num ambiente colorido com materiais ludicos para passar um tempo, enquanto os pais precisam trabalhar. A escola infantil deve prporcionar um ambiente de aprendizagem, de trocas de experiências e de interação com as pessoas.
A criança pequena deve estar em contato com um ambiente de aprendizagem adequada, as suas necessidades aos seus anseios que contemple o seu universo infantil, imaginário, criador e seguro. Portanto, além da concepção de educação, a pratica pedagógica do professor deve estar direcionada as expectativas da criança, fortalecendo os laços familiares e o desenvolvimento de suas habilidades, para o inicio de sua formação educacional.
O presente relatório consta de anotações e observações sobre o estágio que realizei numa instituição de ensino muito bem organizado, todos os funcionários são capacitados a prática educativa. Constará neste relátorio a rotina e a proposta de intervenção.
2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO -
O Estágio Supervisionado no âmbito da gestão escolar ocorre em meados do curso de pedagogia, no 5 periodo , respectivamente. De caráter colaborativo, esse estágio envolve a gestão escolar no processo de revisão da escola de forma dinâmica e interativa com os diversos atores responsáveis pelo processo educativo. A concepção de estágio calcado na pesquisa fundamentou as diretrizes da prática interventora, cujas características principais são fundamentadas na pesquisa colaborativa, modelo de pesquisa no qual os pesquisadores abandonam papéis tradicionais de detentores do saber capazes de julgar os caminhos adequados a serem seguidos para se tornarem colaboradores na organização e na construção de novas realidades (PIMENTA,2010). A organização do estágio supervisionado compreende três¬¬¬¬ momentos: a) Observação e a caracterização da instituição.b) Planejamento das atividades. c) Intervenção . No momento inicial do estágio a aluna-estagiária foI encaminhados a escola para investigação in loco. É tarefa do estágio conhecer a realidade escolar e elaborar um diagnóstico das problemáticas vivenciadas, por meio da caracterização de informações referentes aos aspectos físicos, legais, administrativos e pedagógicos. Na identificação , a caracterização institucional, as instalações físicas, os recursos humanos, a secretária escolar, a gestão escolar e os aspectos pedagógicos são fatores relevantes à formação e atuação do futuro pedagogo.
Para levantamento desses dados foram realizadas entrevistas com a equipe gestora,
professores, alunos , além da análise dos documentos disponibilizados pela instituição, tais como matriz curricular, calendário escolar, projeto político pedagógico, Plano de Desenvolvimento da Escola, dentre outros. A análise desses dados é de suma importância para que as alunas-estagiárias realizem o levantamento das reais necessidades da instituição pesquisada e, para que direcionem o olhar para área na qual irão atuar através do projeto de intervenção. O estágio teve a duração de 100 horas. A proposta da disciplina é que o estudante orientado pela professora participe de todas as realidades de uma sala de aula. Meu espaço de estágio foi o nível infantil Pré- I.Participei de todas as atividades que compõe a rotina daquela turma, dentre elas a aula de educação física.O que mais me encantou na instituição e no estágio foi perceber a criança como sujeito ativo no processo de formação. As salas de educação infantil são organizadas por espaços dentro de um mesmo ambiente onde as crianças ao seu tempo desenvolve várias atividades e habilidades durante o dia. Os espaços possuem cada um uma característica diferente que estimula à leitura, imaginação, criatividade.
2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
O estágio supervisionado é um momento muito importante na vida dos discentes, pois é nessa fase que encontramos a possibilidade de colocar em prática os fundamentos teóricos que são ensinados na academia, correlacionando-os ao cotidiano escolar. Portanto, o estagiário entra em contato com o mundo escolar, observando, registrando e coletando informações que irão auxiliá-lo a diagnosticar o problema central que será trabalhado no seu projeto de intervenção. Para a experiência de estágio ser bem sucedida, necessitamos contar com uma excelente orientação, que além de auxiliar durante todo o percurso, amplia nosso olhar ultrapassando as verdades aparentes, dialoga sobre os possíveis imprevistos que possam ocorrer, nos desafiando a criar alternativas. O estágio supervisionado também possibilita ao discente atuar em várias áreas, projetar um olhar crítico para o mercado de trabalho, bem como aprender a observar,problematizar e buscar soluções que acontecem nas áreas que pretendem atuar ocorrer, nos desafiando a criar alternativas. Segundo Lei nº 11788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º, incisos 1 e 2: s que estejam frequentando o ensino regular em instituição
de educação profissonal , de ensino médio, da educação de jovens e
adultos. O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de
integrar o itinerário formativo do educando. O estágio visa ao aprendizado
¬ de competência próprias da atividade profissionais e à contextualização
Curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã
e para o trabalho.
Ao longo do exercício prático somos desafiados a elaborar o projeto de intervenção, isto é, o momento em que o estagiário tem para integrar sua aprendizagemna academia em ações pedagógicas, logo contribua para consolidar conhecimentos,
habilidades e atitudes. Durante o período de observação e co-participação nos
envolvemos com os alunos,
...