CASO CONCRETO
Dissertações: CASO CONCRETO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rayrdr • 15/9/2014 • 323 Palavras (2 Páginas) • 2.520 Visualizações
Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir.
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
O senso comum é caracterizado pela ideia de algo sem a necessidade de sistemas de conhecimento. O senso comum é o que acreditamos que seja verdade, originado por vivências, costumes, família e etc.
Já o pensamento científico precisa ser comprovado com estudos, aí sim vem a concretização da ideia de algo.
EX 1: A cor vermelha irrita os touros
Acredita-se que a cor vermelha irrita os touros, mas a ciência comprova que os touros são daltônicos, ou seja não diferenciam cores primárias como o verde e o vermelho.
EX 2: um raio não cai duas vezes no mesmo lugar
Acredita-se que um raio não pode atingir o mesmo lugar duas vezes, mas embora isso seja raro a ciência explica que tudo se resume à probabilidade. Como há vários locais onde os raios podem atingir, e isso depende de condições atmosféricas ideais, é muito pouco provável que dois raios sejam vistos atingindo um mesmo local, mas é sim possível que isso aconteça.
Questão de múltipla escolha:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão ?na natureza tudo se cria, tudo se transforma? e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?
a) Objetividade e neutralidade.
b) Generalidade e sacralidade.
c) Generalidade e subjetividade.
d) Subjetividade e neutralidade.
e) Generalidade e objetividade.
...