CASO CONCRETO
Ensaios: CASO CONCRETO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayara02 • 30/9/2014 • 1.460 Palavras (6 Páginas) • 521 Visualizações
Questões objetivas
1. Questões de concursos com resposta e fundamentação:
1) (OAB – MG – Abril – 2007) De acordo com o disposto na Lei de Introdução ao Código Civil, quando a lei foi omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com os seguintes critérios, EXCETO:
a) Analogia.
b) Princípios gerais do direito.
c) Costumes.
d) Equidade. (Art. 4º da LICC)
2) (Defensor Público – RN – 2006) Segundo a Lei de Introdução ao Código Civil
a) A edição de uma nova lei de caráter especial revoga a lei anterior.
b) Na omissão da lei o juiz decidirá o caso concreto de acordo com a analogia, a equidade e os princípios gerais do direito.
c) Os direitos de família são regulados pelo País de nascimento da pessoa.
d) O divórcio de brasileiro realizado no estrangeiro, em regra, somente é válido no Brasil depois de três anos da data da sentença de dissolução. (Art. 7º, §6º, da LICC)
3) (Juiz de Direito – SP – 2006) O Código Comercial de 1850
a) foi parcialmente revogado, mantendo-se vigentes os dispositivos que tratam da compra e venda mercantil.
b) foi totalmente revogado.
c) não foi revogado.
d) foi parcialmente revogado, mantendo-se vigentes os dispositivos referentes ao comércio marítimo. (Art. 2.045, CC/02)
4) (Juiz do Trabalho – PB – 2005) A desconsideração da personalidade jurídica é doutrina de substantiva importância, especialmente, porque objetiva:
a) a proteção dos consumidores, possibilitando a apuração de fraudes.
b) a proteção de credores e devedores voluntários.
c) alterar o núcleo da imputação. (Art. 50, CC/02; art. 28, CDC)
d) fortalecer o regime das responsabilidades civil e penal.
e) como medida educativa, facilitar, para os empresários, o cumprimento das obrigações contraídas na relação com consumidores.
5) (Juiz de Direito – SP – 2004) A desconsideração da pessoa jurídica, para estender, aos bens particulares dos administradores ou seus sócios, os efeitos de certas e determinadas obrigações, exige que seja constatado
a) o encerramento da liquidação da pessoa jurídica.
b) o estado de insolvência da pessoa jurídica, caracterizado pela absoluta ausência de bens.
c) o uso abusivo da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial. (Art. 50, CC/02)
d) o decreto da falência da pessoa jurídica.
3. Questões de concursos com resposta e fundamentação legal:
1. (Juiz de Direito – PR – 2007) Considerando as características de empresário e estabelecimento empresarial, assinale a alternativa correta:
a) O estabelecimento é representado pelo local onde é desenvolvida a atividade pelo empresário.
b) O prestador de serviços de asseio e conservação não pode ser considerado empresário.
c) O menor pode ser sócio de sociedade empresária, independentemente de emancipação. (doutrina, adiante)
d) Empresa é a pessoa que desenvolve a atividade comercial.
2. (OAB – RS – 2007/1º) Com relação ao empresário, assinale a assertiva incorreta.
a) O empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, deverá, sempre, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede. (art. 971, CC/02)
b) A lei assegurará tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao empresário rural e ao pequeno empresário quanto à inscrição e aos efeitos daí decorrentes.
c) A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário, se a exercer, responderá pelas obrigações contraídas. (art. 973, CC)
d) O empresário casado pode, sem a necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-la de ônus real. (art. 978, CC)
3. (OAB – RS – 2006/1º) Assinale a assertiva correta de acordo com o Código Civil.
a) Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, inclusive quem exerce profissão intelectual não caracterizada como elemento de empresa.
b) Não será considerado empresário aquele que iniciar sua atividade sem realizar a prévia inscrição perante o Registro Público de Empresas Mercantis, a cargo da Junta Comercial.
c) Estabelecimento pode ser definido como o complexo de bens reunidos para a prática de uma atividade econômica organizada pelo empresário individual ou por uma sociedade empresária. Não é apenas o local da atividade do empresário; é composto por um conjunto de bens de natureza material e imaterial. (art. 1.142, CC/02)
d) Na firma ou razão social da sociedade limitada, é indispensável que conste, abreviadamente ou por extenso, a expressão limitada; a ausência dessa expressão, porém, em nada altera a responsabilidade dos sócios.
4. (Promotor de Justiça – AP – 2005) Assinale a alternativa correta:
a) O direito brasileiro arrola como sociedade empresária, a sociedade limitada, a sociedade anônima, a sociedade em comandita por ações, a sociedade em comandita simples, a sociedade em nome coletiva, a sociedade em conta de participação e as cooperativas.
b) As sociedades comerciais passaram a ser reguladas pelo novo Código Civil Brasileiro e, quanto à figura do empresário, não se distingue da figura da empresa ou da sociedade empresária.
c) Empresária é a sociedade titular de atividade econômica, na qual os sócios, enquanto pessoas naturais, não devem ser consideradas titulares de empresa, já que esta qualidade é exclusiva da pessoa jurídica,
...