CFBFXGFZGNZ
Monografias: CFBFXGFZGNZ. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniandrade1234 • 18/2/2015 • 1.980 Palavras (8 Páginas) • 1.547 Visualizações
1- O Valor do Dinheiro no Tempo pode ser entendido:
I) O dinheiro recebido hoje tem mais valor do que a mesma quantia de dinheiro recebida amanhã.
II) O dinheiro é aplicado hoje, para ser remunerado a uma taxa de juros i, que cubra todos os aspectos de remuneração do custo do dinheiro.
III) Quem toma recursos emprestados deverá arcar com o recebimento dessa taxa de juros.
IV) O juro faz com que os recursos aplicados hoje aumentarem de valor no futuro.
V) Os agentes deficitários têm recursos sobrando, e podem emprestá-los para os agentes superavitários.
Assinale a alternativa incorreta:
D: III e V
JUSTIFICATIVA: Os agentes deficitários são os que pegam emprestado do banco e os superavitários tem recursos sobrando para investir (emprestar para o banco). Quem pega emprestado, não tem direito de receber taxa de juros.
2- Em quantos meses um capital dobra a juros simples de 2% a.m.:
E: 50 meses
JUSTIFICATIVA:
M = C . [1 + (i .t)]
2C = C . [1 + (0,02 . t)]
2C = C . 1 + 0,02t
2C/C = 1 + 0,02t
2 = 1 + 0,02t
2 – 1 = 0,02t
1 = 0,02t
t = 1 / 0,02
t = 50
O tempo para que o capital aplicado a uma taxa mensal de 2% dobre é de 50 meses.
3- Os métodos analíticos empregados em análise de investimentos são:
E: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Tempo de Retorno Descontado (Discounted Payback).
JUSTIFICATIVA: Os métodos analíticos são precisos porque se baseiam no valor do dinheiro no tempo. A precisão mencionada se refere à metodologia utilizada para analisar os dados do projeto. Os métodos analíticos empregados em análises de investimento são o Valor Presente Líquido (VPL), e a Taxa Interna de Retorno (TIR).
4- São algumas fases de análise de investimentos:
C: Identificação das alternativas, Estudo Preliminar de Viabilidade das Alternativas, Seleção Preliminar das Alternativas, Estudo de Viabilidade das Alternativas Selecionadas, Considerações sobre Risco e Incertezas, Implementação das alternativas selecionadas e Análises a posteriori, melhoria do sistema decisório.
JUSTIFICATIVA: Primeiro passo: Identificação; segundo: Preparação; terceiro: Análise; quarto: Decisão; quinto: Execução; sexto: Funcionamento e controle.
5- Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.Sobre o Mercado de capitais, podemos afirmar que:
I) Mercado de Capitais, esse mercado abrange o conjunto de transações para transferência de recursos financeiros entre agentes poupadores e investidores, com prazo médio, longo ou indefinido, ou seja, é uma relação financeira constituída por instituições e contratos que permite que poupadores e empresas demandantes de capital de longo prazo realizem suas operações.
II) A participação nesse mercado permite às organizações a obtenção de recursos a custo elevadíssimo, uma vez que podem captar externamente por meio da emissão de ações ou títulos de dívida. Aumentando, assim, a dependência dos financiamentos de longo prazo de recursos internos ou do endividamento (capital de terceiros).
III) Nos países capitalistas mais desenvolvidos os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos. A fraqueza desse mercado nos países em desenvolvimento dificulta a formação de poupança, sendo um sério obstáculo ao desenvolvimento, obrigando esses países a recorrerem ao mercado de capitais internacionais.
IV) No mercado de capitais ainda podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores imobiliários, certificados de depósitos de dívidas e outros derivativos não autorizados à negociação.
D: II E IV.
JUSTIFICATIVA: Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
6- As debêntures são títulos nominativos e negociáveis que representam uma parcela do empréstimo total efetuado pela emissora, em geral, para financiamento de projetos de investimento ou alongamento do perfil do passivo, sendo assim de médio ou longo prazo. Sobre as debêntures, podemos afirmar que:
I) A obtenção de recursos de médio e longo prazo por sociedades anônimas pode ser realizada também através da emissão de debêntures. Esses títulos são títulos de dívida corporativa; portanto, conferem ao seu detentor, o debenturista, um direito de crédito contra a empresa emissora da debênture.
II) Debêntures nominativas são aquelas que não possuem certificado (documento físico) no qual é definido o nome do titular da debênture. Em caso de transferência de titularidade, esta deverá ser registrada em livro destinado a esse fim, mantido pela companhia emissora, até a substituição do certificado, e deverá ser feito no antigo certificado um endosso em preto, ou seja, deve ser indicado no título o nome do novo beneficiário.
III) Debêntures escriturais são aquelas que possuem certificado (documento físico), mas também estão em nome de seus titulares e são mantidas em conta depósito em instituição financeira depositária definida pela companhia emissora.
IV) As debêntures podem apresentar ainda outras garantias adicionais que deverão ser citadas em sua escritura de emissão. Esses títulos podem ser remunerados através de juros fixos ou variáveis, participação e/ou prêmios, além de poderem conter clausuras de atualização monetária.
B: II e III estão incorretas
JUSTIFICATIVA: A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades
...