CHOQUE ELETRICO
Trabalho Universitário: CHOQUE ELETRICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Suelem • 27/4/2014 • 2.564 Palavras (11 Páginas) • 468 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA
ESCOLA TÉCNICA BARTOLOMEU BUENO DA SILVA - ANHANGUERA
FORMAÇÃO TÉCNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ADRIANA TEIXEIRA DE MENDONÇA
BRUNA APARECIDA DE OLIVEIRA
DAYANNE CRISTINE
EDIVALDO BISPO DE OLIVEIRA
ROMILDO FERNANDES
ROSINEIDE SILVA
SEBASTIÃO MARQUES JUNIOR
CHOQUE ELÉTRICO
SANTANA DE PARNAÍBA
2014
ADRIANA TEIXEIRA DE MENDONÇA
BRUNA APARECIDA DE OLIVEIRA
DAYANNE CRISTINE
EDIVALDO BISPO DE OLIVEIRA
ROMILDO FERNANDES
ROSINEIDE SILVA
SEBASTIÃO MARQUES JUNIOR
CHOQUE ELÉTRICO
SANTANA DE PARNAÍBA
2014
RESUMO
Eletricidade é uma das formas de energia mais difundida no planeta neste início de século. Ela está presente em todos os segmentos da sociedade, em todos os lugares, e, de certa forma, sempre há a nossa disposição uma fonte provedora de tensão para ser utilizda. Esta difusão de pontos e faculidades torna elevado o risco de acidentes com eletricidade.
O problema existe, é grave e de certa forma é desconhecido pela grande maioria da população. A legislação que regulamenta o trabalho em eletricidade, NR-10 é atual e sufuciente, as normas da associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que especificam equipamentos, partes e peças são inúmeras e contribuem para a segurança de todos no quesito elétrico. A observância de empregados e empregadores, o respeito dos fabricantes na preparação de componentes elétricos, a fiscalização atuante e ainda assim os acidentes com eletricidade são frequentes e na grande maioria deixam sequelas graves.
Palavras chave: Choque elétrico, prevenção e primeiros socorros.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. ELETRICIDADE 1
2.1 Conceitos 1
4. CHOQUE ELÉTRICO 2
4.1.1 Choque estático 3
4.1.2 Choque dinâmico 4
4.1.3 Descargas atmosféricas (raios) 4
5. INTENSIDADE DO CHOQUE ELÉTRICO 4
6. RISCOS DE ACIDENTES 6
7. PREVENÇÃO DE ACIDENTES 7
8. PRIMEIROS SOCORROS 8
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de apontar os motivos ou falhas pelas quais tantas pessoas são envolvidas em acidentes com eletricidade, tanto na atividade laboral como em atividades domésticas. Respeitando-se a legislação atual, tomando-se cuidado antes de iniciar uma atividade, equipando-se com os EPI's disponíveis e mesmo assim os acidentes com eletricidade são frequentes. A fatalidade nestes casos é muito alta e por essa razão os acidentes são sempre graves e perigosos.
2. ELETRICIDADE
Por definição é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento. A matéria é constituída por átomos, que são, por sua vez, constituídos de elétrons, prótos e nêutrons.
Eletricidade é a passagem de elétrons por um condutor, e, bons condutores são da família dos metais ( cobre, ouro, alumínio, ferro, prata entre outros), os isolantes são materiais que impedem total ou parcialmente o deslocamento de elétrons.
Em todos os lugares trabalhdores ou não encontram pontos energizados e bons condutores, logo, temos a todo o momento um cenário perfeito para que aconteça um acidente grave. Nestas situações os profissionais de segurança e saúde no trabalho têm a responsabilidade de alertar, proteger e em muitos casos eliminar os riscos.
2.1 Conceitos
Alguns conceitos são importantes para o bom entendimento do assunto a ser tratado sobre choque elétrico.
Potencial Elétrico é a capacidade que um corpo energizado tem de realizer trabalho, atrair ou relir outras cargas elétricas, isto é, quanto maior o potencial maior a capacidade e tanto maior será a facilidade de deslocamento de elétrons, mesmo que o condutor não seja o ideal.
Corrente elétrico é o fluxo ordenado de cargas elétricas, geralmente em materiais condutores. A intensidade de corrente elétrica é a quantidade de carga que passa em um determinado ponto por unidade de tempo, é representada pela letra "I".
Resistência elétrica é a dificuldade que um material apresenta de se por a passagem de corrente elétrica, é representada pela letra grega Ω.
Tensão alternada tem como característica principal a troca de polaridade em função do tempo, fazendo com que o sentido do fluxo se alterne tambpem. A grande maioria das transmissões de energia elétrica ocorre com este tipo de tensão, adicionando ao circuito os elemntos consumidores, isto é, os aparelhos elétricos e eletrônicos, formando assim um sistema completo. A resistência, anteriormente vista, passa a se chamar impedância, que é uma grandeza complexa.
4. CHOQUE ELÉTRICO
Ao passar
...