CLASSIFICAÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS
Exames: CLASSIFICAÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gcasilva • 6/3/2014 • 251 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
Os ativos intangíveis são singulares, apresentando importância e características distintas para cada contexto. Dessa forma, o presente estudo propõe uma nova classificação para os ativos intangíveis, a partir da identificação da necessidade de uma nova abordagem de controle gerencial.
Por “Ativos Humanos” entende-se tudo aquilo que é inato ao indivíduo e que pode se tornar um diferencial competitivo para a organização.
Por “Ativos de Relacionamento Externo (Mercado)”, compreende-se tudo aquilo referente à capacidade da empresa de se expor no mercado e lidar com os seus stakeholders para o sucesso de seu negócio.
Os “Ativos Estruturais Internos (Infra-estrutura)” englobam tudo aquilo que é inato à organização, que corresponde ao capital da informação.
Por fim, os “Ativos de Propriedade Intelectual” se referem aos processos de inovação da organização com o intuito de alavancar o seu desenvolvimento tecnológico e econômico.
• 2.1. Ativos de mercado => o potencial que a empresa possui em decorrência dos intangíveis, que estão relacionados ao mercado, tais como: marca, clientes, lealdade dos clientes, negócios recorrentes, negócios em andamento (backlog), canais de distribuição, franquias, etc.
• 2.2. Ativos humanos => benefícios que o indivíduo pode proporcionar para as organizações por meio de sua expertise, criatividade, conhecimento, habilidade para resolver problemas, tudo visto de forma coletiva e dinâmica;
• 2.3. Ativos de propriedade intelectual => ativos que necessitam de proteção legal para proporcionarem às organizações benefícios, tais como know-how, segredos industriais, copyright, patentes, designs, etc.;
• 2.4. Ativos de infra-estrutura => tecnologias, metodologias e processos empregados como cultura, sistema de informação, métodos gerenciais, aceitação de riscos, banco de dados de clientes, etc.
...