CLENIA
Projeto de pesquisa: CLENIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CLENIALIRA • 13/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.521 Palavras (7 Páginas) • 191 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O ambiente de negócios em que as empresas consistem na formação da construção de um desenvolvimento social e econômico para uma federação, faz parte da dinâmica e muda com muita rapidez. Vivemos numa aldeia global, onde as organizações negociam entre si independentemente de onde estão; onde as expectativas dos clientes e consumidores estão cada vez maiores. A influência que este ambiente mutante exerce direta ou indiretamente sobre as organizações, principalmente em função de avanços tecnológicos, faz com que as organizações busquem uma maneira sistêmica e sustentável para promover as mudanças e assegurar a competitividade.
Deste modo as organizações dependem cada vez mais dos seus recursos humano formado pelas pessoas, suas necessidades, sentimentos e atitudes, bem como seu comportamento como integrantes de grupo Macroeconômico influenciando o Microeconômico. O sistema social tem tanta ou mais influência sobre o desempenho da organização da Microeconomia levando-as ao sucesso ou a sua súbita morte.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 AS MUDANÇA POLITICAS ECONOMICAS
No tocante ao mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantíssimos para a empresa, entre outros:
- a questão da continuidade: o panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; governos incompetentes e incapazes de gerir e economia do país de forma a estimular um bom ambiente de mercado e negócios tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país;
- os valores dos ativos e das ações: em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.
Quanto ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.
Dois bons exemplos disso:
- a recente incorporação das normas contabieis internecionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade;
- as diverssas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculos e formas de apuração de impostos.
2.1.1 A nova Lei 11.638/07 e sua importância no âmbito empresarial e contábil
A lei 11638/07, promulgada em 28 de dezembro de 2007 que entrou em vigor em
primeiro de janeiro de 2008 que altera e introduz novos dispositivos a lei das sociedades por ações (lei nº 6404/76), cujo principal objetivo é a alteração das regras contábeis. As principais alterações sofridas pela Lei das Sociedades Anônimas (também aplicável às demais sociedades constituídas em território nacional) referem-se principalmente aos aspectos seguintes:
Substituição da demonstração das origens e aplicações de recursos (DOAR), pela
Demonstração do Fluxo de Caixa (art. 176, IV).
As sociedades anônimas de capital fechado deverão publicar as demonstrações de
fluxo de caixa e se for sociedade anônima de capital aberto publicação da demonstração do valor adicionado de acordo coma a NBCT a demonstração do valor adicionado e a demonstração contábil destinada a evidenciar, de forma concisa os dados e as informações do valor da riqueza gerada em determinado período e sua distribuição.
Criação de dois novos grupos de contas (conforme o art. 178)
No ativo permanente, a conta de bens intangíveis, que são bens que não possuem
existência física, porém representam ema aplicação de capital indispensável aos objetivos da empresa como direitos sobre marcas e patentes, ponto comercial, fundo de comércio E no patrimônio líquido a conta de ajustes de avaliação patrimonial.
Alteração no critério de avaliação de coligadas (art. 248)
No balanço patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas cuja
administração tenha influência significativa, ou de que participe com 20% ou mais do capital votante (ações ordinárias) em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sobre controle comum serão avaliadas pelo método da equivalência patrimonial.
Criação da reserva de incentivos fiscais, coma contabilização sendo realizada
diretamente no resultado do exercício, como estabelece a norma internacional (art. 195).
A assembléia geral poderá por proposta dos órgãos de administração destinar para a reserva de incentivos fiscais a parcela do lucro líquido decorrente de doações e subvenções governamentais para investimentos, que poderá ser excluído da base e cálculo dos dividendos obrigatórios (50% do lucro líquido do exercício). Antes da criação da lei 11638/07 os benefícios fiscais concedidos pelo governo era contabilizado na conta de reserva de capital que são contribuições recebidas dos proprietários ou de terceiros que não representam receitas ou ganhos e que, portanto não devem transitar por contas de resultado exemplos: ágio na emissão de ações, incentivos fiscais, correção monetária do capital realizado (Neves e
Viseconti, 2004; 340).
2.2 MEDIDA MCROENCOMICA E MEDIDA MICROECONOMIICA
A macroeconômia possui metas para aumentar o nívelde empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solicionar conflitos de objetivo.
A microeconômia preocupa-se coma formação de preços de bens e serviços (soja, automóvel) e de fatores de produção (salários, aluguéis) em mercados específicos.
A Macroeconômia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispões para controlar
...