COLINOS TOCANTINOS
Projeto de pesquisa: COLINOS TOCANTINOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nessaa • 24/4/2014 • Projeto de pesquisa • 10.152 Palavras (41 Páginas) • 160 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO DE ADMINISTRAÇÃO
FINANÇAS EMPRESARIAIS
COLINAS DO TOCANTINS
2013
FINANÇAS EMPRESARIAIS
Trabalho apresentado ao curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Administração Financeira e Orçamentária. Mercado de Capitais. Direito Tributário.
Prof. Fábio Proença; Karen Manganotti: Vânia Silva; Janaína Vargas.
COLINAS DO TOCANTINS
2013
INTRODUÇÃO
A finalidade deste texto é a de fornecer informações relevantes e orientações de cunho exclusivamente financeiro a empresários, microempresários, gerentes, executivos, estudantes e outros interessados no sentido de conscientizá-los do quão importante são as finanças para uma empresa. Este trabalho foi realizado com o objetivo de propor a elaboracao de um modelo de fluxo de caixa para um melhor planejamento da emrpesa.
As empresas, em geral, estão passando por um momento repleto de riscos e oportunidades, e com a complexidade da economia, expansão e competitividade dos mercados, tem-se uma maior necessidade das empresas buscarem ferramentas que as auxiliem no controle de seus recursos, para que estes sejam usados de maneira adequada, a fim de alcançar as objetivas propostas pelas empresas. Para que uma empresa possa administrar suas entradas e saídas de recursos, de modo eficaz, é indispensável que ela utilize ferramentas de controle financeiro, sendo o “Fluxo de Caixa” uma das mais utilizadas entre o meio empresarial. Pode-se classificar o Fluxo de Caixa como um instrumento gerencial, cuja finalidade principal é a de auxiliar o processo decisório de uma organização, visando sempre atingir os objetivos esperados.
O Fluxo de Caixa é uma ferramenta importante para as empresas, pois auxilia os gestores nas tomadas de decisões e tem como resultado melhor eficiência na administração financeira das empresas.
É uma ferramenta de controle que auxilia na previsão, visualização e controle das movimentações financeiras de cada período. Sua grande utilidade, é permitir identificar (especialmente prévia, mas também posterior) sobras e faltas no caixa, possibilitando ao gestor planejar melhor suas ações futuras ou acompanhar o seu desempenho.As empresas de pequeno porte, são administradas pelo próprio dono, que geralmente não tem noção de administração financeira, gerando muitos problemas como: pagamentos, recebimentos, adiantamentos e previsões de recursos, tendo como resultado a ineficiência financeira da empresa.
O número de pequenas empresas está aumentando gradativamente, e muitas delas não tem ferramentas eficaz para seu controle financeiro, com isso torna-se importante a implantação de um Fluxo de Caixa, para nortear o gestor a: controlar melhor seus recursos financeiros; melhorar as tomadas de decisões e honrar seus compromissos curto e a longo prazo.
Com todo estes aspectos, mostrando a importância do fluxo de caixa, perguntamos, será que o gestor de uma empresa de pequeno porte dá importância para a ferramenta o objetivo é demonstrar a importância da ferramenta e de acordo com todos os assuntos abordados acredita-se que a empresa de pequeno porte tenha resultados satisfatórios com eficácia. A metodologia usada no artigo é a bibliográfica, contando com livros de autores com grande reputação.
Fluxo de caixa objetivo
O fluxo de caixa é uma ferramenta que lista todas as entradas e saídas dos recursos financeiros de um determinado período e demonstrando ao gestor necessidades de recursos de terceiros, aplicações, tendo o domínio financeiro da situação da empresa, de acordo com Zdanowicz 1986. O fluxo de caixa tem como objetivo básico, a projeção das entradas e das saídas de recursos financeiros para determinado período, visando prognosticar e necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais tentáveis para a empresa”.
Outro objetivo do fluxo de caixa é aplicação de recursos próprios em investimentos e recursos mais rentáveis, melhorando a vida financeira da empresa. Com isso permite facilitar análises mais precisas de empréstimos e investimentos, financiar valores em períodos sazonais, estabelecendo maior liquidez para a empresa.
As pequenas empresas precisam estar mais preparadas e atentas para que possam desempenhar uma boa administração, para que possam permanecer mais tempo no mercado, assim sendo, tornasse importante ter um fluxo de caixa que possa ter informações adequadas e confiáveis, dando suporte as tomadas de decisões. O fluxo de caixa é considerado uma ferramenta muita rica para a gestão financeira, pois através da mesma demonstra valores de recursos próprios e/ou de terceiros. Com isso o gestor tem melhor visibilidade para administrar seus recursos e estar atento, buscando melhores alternativas para a empresa.
Segundo Silva 2007. O fluxo de caixa (cash flow) é considerado por muitas analistas um dos principais instrumentos de análise, proporcionando-lhes identificar o processo de circulação do dinheiro, através da variação de caixa.” O fluxo de caixa é considerado importante nas empresas pois identifica o giro de dinheiro.
A expressão fluxo de caixa pode ainda ter 3 grandes dimensões de compreensão: (a) o fluxo de caixa passado, isto é, aquele que já foi realizado, (b) o fluxo de caixa previsto, ou seja, previsão de caixa, que se refere a um período futuro e (c) uma terceira forma que considera o passado e faz uma espécie de ajustes de certos usos futuros obrigatórios de recursos que
...