COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Artigo: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dameti • 7/10/2013 • Artigo • 804 Palavras (4 Páginas) • 354 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
Curso: Tecnologia em Gestão da Produção industrial
Disciplina: Gerenciamento de Equipes
Aluna: Salete
RA: 3238541826
RESENHA:
JARAGUÁ DO SUL 03/10/2013
RESENHA:
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional esta sendo cada vez mais estudado, devido as diversas maneiras que um indivíduo age e reage de forma que pode acarretar insatisfações, critica também curiosidade em entender e explicar o motivo do comportamento. Os estudos do comportamento humano faz com que haja mudança do comportamento do indivíduo pra melhor, porque é difícil conviver com pessoas que estão sempre mal humoradas, as vezes tristes por coisas que ás vezes nem vale a pena se preocupar e acabam expressando mal comportamento diante das pessoas ao seu redor.
O comportamento organizacional vem como objetivo de prever,explicar,entender e mudar o comportamento humano nas empresas e torna-se fundamental, pois são os indivíduos quem tomam as decisões e controlam a aquisição e aplicação de recursos para a sobrevivência da organização.
As pessoas podem ter muitas coisas em comum, porem são muito diferentes entre si, algumas tem comportamentos imprevisível, as vezes alteradas, dizendo palavrões, e isso pode distorcer o objetivo da organização provocando conflitos ou podem agrupar seus talentos e aptidões promovendo um ótimo trabalho em equipe. Isso representa as principais características do ser humano, as diferenças individuais e o comportamento individual, importantes aspectos dentro das organizações.
A partir de estudos de emoções Galeno constatou a existência de diferenças individuais, denominado temperamentos, o qual se define como disposições aplicadas às direções das emoções. Seguiu-se o estudo das atitudes,destacando-se,extroversão,que mais tarde chama-se de dimensões da personalidade e do temperamento. De maneira quase mais evidente as organizações passam a contar com equipes de trabalho, sendo estas formadas por indivíduos com objetivos comuns, porém distintos entre si, seja na cultura,valores,inteligência,caráter ou temperamento. Diante disso, um fator e ser abordado são como trabalhar as diferenças dos indivíduos na formação de uma equipe.
Segundo Marcos(2007),a primeira estratégia é dar um norte a todos pro mesmo horizonte através de regras e procedimentos comuns. Para propor uma equipe produtiva listam-se vários métodos e conceitos como: definir uma linguagem de comunicação comum a todos, para que os indivíduos possam se identificar enquanto o grupo ganhar agilidade, saber usar informações, enriquecer as ideias e assumirem os riscos da maneira equivalente.
Um grupo estabelecido é preciso ter objetivos e gerenciar os conflitos que possam existir. A segunda estratégia refere-se como atender e
...