COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Monografias: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedrosouza • 19/10/2013 • 1.908 Palavras (8 Páginas) • 263 Visualizações
DEFINIÇÃO:
Sistema Fechado Sistema Aberto
Não realiza intercâmbio com meio externo É aquele que troca matéria e energia com seu meio externo
Concentra-se nas operações internas da organização Mantém relações de importação e exportação
Tem como problemas principais a estrutura, tarefas e relações internas formais Em construção e destruição
Tende a aumenta a entropia e estática Leva em consideração objetivos, atributos, meio ambiente e relações de interdependência
Equifinalidade - tendência a alcançar um estado constante de equilibrio
Procuram atingir metas, possuem finalidade
O que vem a ser Comportamento Organizacional? Vários autores se debruçaram sobre o assunto e muitas são as definições dentre as quais destacamos as que nos parece adequada para a compreensão e definição do que vem a ser Comportamento Organizacional. Para isso, Karla Sampaio contribui definindo Comportamento Organizacional como “estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações”, já para Judge, Timothy, Comportamento Organizacional é o campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Sendo também importante a definição de Derek Pugh, que aborda Comportamento Organizacional como o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas. Destarte concluímos que Comportamento Organizacional é o estudo do individuo dentro de um grupo ou organizações, analisando as atitudes e desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional com objetivos de alcançar as metas desejadas, ou seja, é o campo de estudos que ajuda a investigar e explicar o comportamento humano dentro de determinadas organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover assim a melhoria e eficácia organizacional.
Quadro comparativo Sistemas aberto e fechado.
Os dois autores são bem críticos em colocar suas definições segundo as quais o ser humano é o sujeito principal pois falam dele dentro de grupos, organizações estudo e analisando seu comportamento.
Todos nós somos estudantes de comportamento, observamos o que as outras pessoas fazem, tentamos compreender o porquê de seus comportamentos e prever o que fariam sob determinadas circunstâncias e, frequentemente, erramos! Para aprimorar a capacidade de previsão, é preciso uma abordagem sistemática. O conceito central dessa abordagem é que o comportamento não é aleatório. Ele parte de algum ponto, e que representa alguma coisa que o indivíduo acredita ser, correta ou incorretamente, de seu interesse.
O comportamento é previsível quando sabemos como a pessoa percebe uma situação e qual a sua importância para ela. O comportamento das pessoas não parece racional, porém sua intenção o é, ou assim parece para elas.
INOVAÇÃO
A inovação é uma novidade. São poucas as empresas que realmente conseguiram implantar práticas consistentes de gestão da inovação. No Brasil somos criativos, flexíveis, bem-humorados e rápidos. E, isso conta muito para um país que quer ser inovador. Temos que avançar rapidamente no campo da gestão da inovação o que inclui certamente sistemas de reconhecimento. Estamos amadurecendo, é uma questão de tempo.
Esta palavra inovação já diz que trata-se de algo diferente, novo.
A inovação é aquilo que é novo, e tem por objetivo facilitar a vida de todos.
É algo que esta lançado em todos os aspectos, uma novidade.
A internet é algo inovador nas repartições públicas.
A medida que se lança algo relacionado a inovação, sempre deve-se tirar o melhor dessa idéia.
É qualidade no trabalho, inovar para ser mais competitivo.
Buscar conhecimento dentro do mercado de trabalho tendo a internet como ferramenta.
É o surgimento de ideias de sucesso.
É algo complexo, envolvendo competências e habilidades.
Ideias e projetos com diferenciais no mercado de trabalho competitivo. São as grandes empresas que tem tecnologias, invenções colocando-as no mercado de trabalho tendo resultado satisfatório aos clientes. É ser otimista, prático, mas com dom mágico. É ser um criador de novidades prevendo o que as pessoas querem sem que elas mesmas saibam. É uma arte onde o inovador pensa e age começando pequeno e crescendo rápido.
TRABALHO EM EQUIPE
As empresas descobriram que o trabalho em equipe é mais vantajoso porque os componentes tem conhecimentos diferenciados e adaptações variadas e surgindo as dificuldades tem sempre um dos componentes que acha uma solução para resolver o problema.
Pois um problema sem solução aparente fica mais difícil de ser resolvido por um componente isolado, pois as diferenças individuais trazem qualidades, visões e competências ricamente distintas. Somados, podem resultar em um produto melhor e mais criativo produção individual.
Para ser líder é preciso passar por algumas etapas da vida pessoal e profissional, para adquirir experiências e conhecimentos e assim pode conduzir sua equipe rumo ao sucesso.
Enfim podemos concluir que um líder acha oportunidades em meio ás crises, tem competência, atitude e visão ampla, e que não existe um líder sem uma boa equipe
Eficiência, Eficácia e a importância da comunicação para o contexto organizacional
Para que pudéssemos entender melhor o conceito de percepção se fez necessário olhar para a teoria das inteligências múltiplas de Gardner que se baseia em três proposições: A primeira é que “as pessoas não são iguais”. Não tem o mesmo tipo de mentes sendo consideradamente diferentes; A segunda é que “um processo educacional funciona com maior eficácia se tais diferenças são levadas em consideração e não negadas ou simplesmente ignoradas; e a terceira que “não é possível tratar todas
...