COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Exames: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcferreira2013 • 27/2/2014 • 1.339 Palavras (6 Páginas) • 366 Visualizações
Capítulo 1 - Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano. Para isso são utilizados conceitos de diversas áreas e disciplinas, como psicologia, sociologia e administração.
Os principais benefícios de seu uso são:
Inovação da organização através da criatividade e idéias obtidas de seus funcionários.
Desenvolvimento do trabalhador o incluindo no foco de crescimento da empresa
Melhoria da produtividade e qualidade dos produtos de uma empresa
Criação de um ambiente de trabalho saudável, sem estresse e confrontações.
Chiavenato (1999, p. 304) define Comportamento Organizacional como estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro dela, sendo a organização um sistema cooperativo racional que busca alcançar seus objetivos coordenando seus esforços.
De acordo com James G.Hunt (1998, p. 32) Comportamento Organizacional é um corpo de conhecimento que se aplica a todos os ambientes de trabalho visando obter a maior compreensão do trabalho, de si mesmo e de outras pessoas e com isso expandir o seu potencial de sucesso.
De forma geral, os autores citados enfocam na importância do estudo e da compreensão do comportamento humano, analisando as funções do trabalho, a produtividade e preparando o indivíduo para se adaptar a diversas situações e mudanças.
A organização então é vista como um sistema, e este por definição é um conjunto de elementos interagentes e interdependentes, cada qual com sua função específica, que trabalham em sintonia para atingir determinado objetivo comum.
A Visão Sistêmica descreve a organização funcionando em suas partes e, ao mesmo tempo, relacionando-se com as variáveis ambientais.
Os sistemas podem ser:
Abertos: São aqueles que interagem com o ambiente e são facilmente adaptáveis às repentinas e sucessivas mudanças que acontecem. Nesse caso há uma grande troca entre a organização e o ambiente o que gera um processo contínuo de aprendizado e auto-organização.
Fechados: Não estão sujeitos a influências do meio ambiente e tampouco exercem influência sobre ele. São totalmente determinísticos e programados, nos quais podemos estabelecer claramente uma relação de causa e efeito.
SISTEMAS
ABERTOS FECHADOS
INTERAGEM
NÃO INTERAGEM
ADAPTATIVOS
NÃO ADAPTATIVOS
DINÂMICOS
ESTÁTICOS
Atualmente, as organizações são abordadas como sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo inter-relacionamento entre diversas variáveis internas e externas, que afetam seu comportamento.
Capítulo 2 - Inovação Organizacional
Inovação é uma competência chave que pode definir o sucesso de uma empresa ou seu potencial fracasso. Pode ser definida como a exploração com sucesso de novas idéias ou a renovação das mesmas, e é absolutamente necessária para a longevidade dos negócios.
Ela ainda pode ser fragmentada e diferenciada em tipos de inovações:
Inovação Tecnológica- Modificações significativas nos atributos do produto e nos serviços por meio de pesquisas ou investimento.
Inovação de processo- Mudanças no processo de produção do produto ou serviço trazendo benefícios no processo de produção.
Inovação organizacional: implementação de novos métodos organizacionais na prática do negócio, organização do trabalho e/ou relações externas.
Na inovação organizacional, seu principal objetivo é reduzir os custos das áreas administrativas, buscando melhorias no local de trabalho e das relações e dos desenvolvimentos dos empregados.
Isso pode ser feito com a implementação de novo métodos de registro, coordenação e aprimoramento de rotinas, procedimentos, normas e banco de dados para a gestão, dando maior autonomia, responsabilidade e facilitando o alcance de metas.
A seguir temos o resultado de um a pesquisa aplicada em 20 pessoas de diferentes faixas etárias a respeito do que é inovação:
1) Inovação é a criação de novos procedimentos que mudem a qualidade de vida das pessoas.
2) São novos meios de obter melhores resultados e de uma forma mais eficiente.
3) Explorar com sucesso novas idéias coma meta de gerar lucro, entre outros benefícios.
4) A inovação é a introdução de algo novo em qualquer atividade humana.
5) É a colocação em prática de algo já criado.
6) Efetuar o desenvolvimento e comercialização de novos produtos ou serviços.
7) É implementar processos de produção mais eficientes e muitas vezes alterações técnicas.
8) Pode ser entendida como fazer as mesmas coisas de formas novas e mais eficientes.
9) Inovação é a introdução de novas idéias, bens, serviços e práticas que pretendem ser úteis.
10) É a transformação do que existe em algo melhor.
11) Para mim é quando alguém faz algo diferente dos demais e convence a todos a usar.
12) É a melhoria de produtos e serviços.
13) É um meio de alcançar uma maior eficiência e qualidade no serviço.
14) É usar algo nunca usado, mas que a partir disso passa a fazer parte da minha vida.
15) É transformar e conceber uma ideia que ninguém teve ainda e colocá-la em prática.
16) Inovar é fazer a mesma coisa, só que de modo diferente.
17) É a forma de melhoria de produtos, serviços, etc.
18)
...