COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Dissertações: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 19/3/2014 • 2.996 Palavras (12 Páginas) • 180 Visualizações
SUMÁRIO
- Sumário................................................................................................................................ 01
1 Introdução ........................................................................................................................... 02
1.1 Quadro de funcionários...................................................................................................... 02
2 Desenvolvimento ................................................................................................................ 03
2.1 Personalidade e comportamento........................................................................................ 03
2.1.2 Tabela de Comportamento Individual............................................................................ 04
2.1.3 Relatório sobre a Tabela de Comportamentos Individuais ........................................... 05
3. Motivação. Stress Gerencial .............................................................................................. 06
3.1 Tabela de motivação dos gestores .................................................................................... 07
4. Questionário TESTRESS ................................................................................................... 07
4.1 Escala do teste de stress .............................................................................................. 07-10
4.1.2 Relatório: Motivação dos gestores e teste TESTRESS ............................................ 11-12
5. Conclusão: .......................................................................................................................... 12
6. Bibliografia ......................................................................................................................... 13
1. Introdução Etapa 1.
A proposta desta ATPS de Comportamento Organizacional é trabalhar a capacidade de entender as várias personalidades que existem dentro de uma empresa, através de dados retirados de personagens fictícios de uma loja de animais chamada PET GLAMOUR.
1.1. Quadro de funcionários:
• João Maria Lourenzão – Proprietário e responsável pela administração geral
• Alba Lourenzão – Proprietária e responsável pelo banho e tosa
• Rui Leme – Gerente geral
• Anita Túlio Jordão – Banho
• Léa Júlio Jordão – Banho
• Éder Seles – Tosa
• Leila Xavier – Vendedora
• Elaine Vérner – Vendedora
• Iara Santos – Auxiliar de limpeza
2. Desenvolvimento:
2.1. Personalidade e comportamento. Percepção / Concepção e comportamento individual:
Existe uma grande variação de personalidade dos funcionários da empresa PET GLAMOUR como mostra a tabela de comportamentos individuais a seguir:
Esta página é da tabela deitada.
2.1.2 Relatório sobre a Tabela de Comportamentos Individuais:
Após o nosso grupo composto de 07 integrantes de Administração, ler e analisar o dossiê do Pet Glamour. Observamos que os todos os funcionários da empresa, sem exceção, parecem perdidos dentro das funções que cada um exerce ou tem que exercer com responsabilidade. Visto que, como há uma desorganização dentro da empresa, isso afeta diretamente na gestão e no lucro, tanto que o faturamento já caiu 4% no último ano.
Percebemos que os proprietários não se entendem, não cooperam entre si e não apresentam motivação para continuar a gerir o próprio negócio.
Alba devido a sua extroversão, fala mais do que age e se isenta de suas responsabilidades, não ajuda o seu irmão João Maria a cuidar da parte administrativa da empresa. Não tem capacitação profissional e acha que a loja só sobrevive devido a parte que cuida, que é a do banho e tosa, não tem pulso firme com a equipe e seus funcionários que já perceberam, acabam fazendo o que querem. Mas, ela parece não se importar com isso, desde que os animais saiam da loja linda e cheirosa.
O Sr. João Maria se diz sobrecarregado com a parte chata da empresa, mas não consegue delegar responsabilidades, é calado e reservado. Mesmo tendo se formado, não tem nenhum preparo gerencial e a falta de comunicação está afetando diretamente a todos.
Deveria caber ao gerente Rui Leme o controle da situação, saber controlar a equipe, ser proativo em suas atividades, já que sua personalidade é ser agradável. Ele tem que exercer a sua liderança perante os outros membros do grupo, mas parece que seu maior problema seja a falta de comunicação, assim como o seu chefe o Sr. João Maria.
Como Alba não consegue tomar decisões perante a equipe, todos fazem o que querem e trabalha cada qual à sua maneira, usando os produtos de higiene dos animais sem nenhum controle. As atitudes de Éder estão causando mal estar junto as suas colegas do banho. Por apresentar um ego exagerado e achar que somente ele faz um ótimo trabalho, deveria ser um bom exemplo de profissionalismo perante a equipe, mas isso tem gerado inveja e chateação nos outros colegas. Se achando o melhor, não consegue trabalhar em equipe e nem se relacionar com os outros, pois acha que não precisa de ninguém.
Anita e Léa, que cuidam do banho são trabalhadoras, organizadas e confiáveis. Conseguem exercer suas funções de maneira objetiva e prática, mas se sentem tristes em relação ao comportamento do Éder, acham que não existe trabalho em equipe e que somente a tosa é reconhecida e também desmotivada com a falta de crescimento da empresa e com o baixo salário.
A vendedora Elaine é ótima no que faz, autoconfiante apesar do ambiente pouco amistoso na loja, sempre fez o seu trabalho bem feito. Mas devido à falta de liderança na empresa por parte de seus superiores, seu absenteísmo está sendo prejudicado, pois tem apresentado muito atestados médicos.
A vendedora Leila apesar de ser bem sociável e prática com relação à sua função na loja, vem apresentando alguns problemas em relação aos horários que não são cumpridos, falta demais e anda perdendo vendas importantes. Tudo isso é reflexo do ambiente da loja, onde não há espírito de equipe e organização.
Por último, temos a Iara que exerce a função de auxiliar de limpeza, funcionária cooperativa e agradável, faz o seu serviço muito bem dentro da loja. Procura estar sempre feliz, pois apesar da falta de organização, sente que o seu trabalho um dia será reconhecido. Pensa, que sem ela para fazer a limpeza, o que seria da loja – uma sujeira só.
Introdução Etapa 2
A proposta desta etapa 2 da ATPS é importante para que a equipe defina a motivação dos gestores (proprietários e gerente) e o nível de stress gerencial na empresa pet Glamour.
3. Motivação. Stress Gerencial:
Percebendo quais as personalidades dos funcionários do PET GLAMOUR, definimos na tabela abaixo um fator que motiva e um fator que desmotiva cada um dos 03 gestores.
3.1.1 Tabela de Motivação dos Gestores:
TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES
Nome Função Motiva Desmotiva
Alba Lourenzão Proprietária Sua equipe ser a melhor Queda no faturamento
João Maria Lourenzão Proprietário Ter a própria empresa Não cumprir as metas
Rui Leme Gerente Controlar a equipe Não ter o respeito dos funcionários
3.1.2 Relatório sobre a tabela de Motivação dos Gestores.
A Motivação que se espera que surja dos gestores não são realmente as esperados, eles não tem visão futura e as desmotivações são maiores que os fatores que os motivam pelo fato de se focarem cada um em seus problemas individualmente, sem pensar na equipe ou na própria empresa.
Apesar de ter fatores que os motivam eles não os exploram o que causa insuficiência para nutrir a administração da empresa.
Um exemplo, gestor motivação não se contenta apensas em controlar sua equipe, existem muitos outros fatores que devem motivá-los.
4. Questionário TESTRESS:
4.1. Escala do teste de stress:
• 3 pontos (SEMPRE)
• 2 pontos (FREQUENTEMENTE)
• 1 ponto (ÀS VEZES)
• 0 ponto (NUNCA)
Rui Leme – Gerente do Pet Glamour
TESTRESS 2013
Estou Superestressado?
1. Eu tenho que tomar decisões rápidas sobre assuntos importantes. 2
2. Eu não sou consultado sobre o que acontece no meu trabalho. 3
3. Eu julgo que estou recebendo menos do que eu mereço. 3
4. Eu penso que, por mais que eu trabalhe os funcionários do Pet Glamour não vão colaborar. 3
5. Eu não confio nos meus superiores no trabalho. 2
6. Eu não me dou muito bem com o pessoal do Pet Glamour. 3
7. A parte burocrática (chata) da loja acaba sobrando toda pra mim. 2
8. Eu sinto que ninguém me respeita no Pet Glamour. 3
Subtotal: 21
Estou com raiva?
1. Eu sinto que as pessoas ao meu redor cometem uma série irritante de erros. 3
2. Eu me sinto aborrecido porque executo um bom trabalho ou desempenho, mas ninguém dá valor. 2
3. Quando as pessoas me fazem ficar com raiva, eu apenas a repreendo. 0
4. Quando fico com raiva, acabo dizendo coisas que ofendem as pessoas. 0
5. Eu me irrito com muita facilidade. 2
6. Eu sinto vontade de bater quando alguém me deixa irritado. 2
7. Quando um funcionário comete um erro, costumo sair aos berros. 0
8. Quando sou criticado em público não consigo nem dormir à noite. 3
Subtotal: 12
Resultado do Teste: 33 pontos – Bandeira Amarela: Seu nível de stress e de raiva contidaalto e você de vê estar se sentindo hostil às pessoas, ainda que sob controle.
Alba Lourenzão – Sócia do Pet Glamour
TESTRESS 2013
Estou Superestressado?
1. Eu tenho que tomar decisões rápidas sobre assuntos importantes. 2
2. Eu não sou consultado sobre o que acontece no meu trabalho. 1
3. Eu julgo que estou recebendo menos do que eu mereço. 3
4. Eu penso que, por mais que eu trabalhe, os funcionários do Pet Glamour não vão colaborar. 3
5. Eu não confio nos meus superiores no trabalho. 2
6. Eu não me dou muito bem com o pessoal do Pet Glamour. 3
7. A parte burocrática (chata) da loja acaba sobrando toda pra mim. 0
8. Eu sinto que ninguém me respeita no Pet Glamour. 3
Subtotal: 17
Estou com raiva?
1. Eu sinto que as pessoas ao meu redor cometem uma série irritante de erros. 2
2. Eu me sinto aborrecido porque executo um bom trabalho ou desempenho, mas ninguém dá valor. 1
3. Quando as pessoas me fazem ficar com raiva, eu apenas a repreendo. 2
4. Quando fico com raiva, acabo dizendo coisas que ofendem as pessoas. 1
5. Eu me irrito com muita facilidade. 1
6. Eu sinto vontade de bater quando alguém me deixa irritado. 0
7. Quando um funcionário comete um erro, costumo sair aos berros. 0
8. Quando sou criticado em público não consigo nem dormir à noite. 2
9.
Subtotal: 09
João Maria Lourenzão – Sócio do Pet Glamour
TESTRESS 2013
Estou Superestressado?
1. Eu tenho que tomar decisões rápidas sobre assuntos importantes. 3
2. Eu não sou consultado sobre o que acontece no meu trabalho. 2
3. Eu julgo que estou recebendo menos do que eu mereço. 3
4. Eu penso que, por mais que eu trabalhe, os funcionários da Pet Glamour não vão colaborar. 3
5. Eu não confio nos meus superiores no trabalho. 0
6. Eu não me dou muito bem com o pessoal do Pet Glamour. 2
7. A parte burocrática (chata) da loja acaba sobrando toda pra mim. 3
8. Eu sinto que ninguém me respeita no Pet Glamour. 2
Subtotal: 18
Estou com raiva?
1. Eu sinto que as pessoas ao meu redor cometem uma série irritante de erros. 3
2. Eu me sinto aborrecido porque executo um bom trabalho ou desempenho, mas ninguém dá valor. 3
3. Quando as pessoas me fazem ficar com raiva, eu apenas a repreendo. 3
4. Quando fico com raiva, acabo dizendo coisas que ofendem as pessoas. 3
5. Eu me irrito com muita facilidade. 3
6. Eu sinto vontade de bater quando alguém me deixa irritado. 3
7. Quando um funcionário comete um erro, costumo sair aos berros. 3
8. Quando sou criticado em público não consigo nem dormir à noite. 3
Subtotal: 24
4.1.2. Relatório: Motivação dos gestores e teste TESTRESS:
Através da tabela de motivação dos gestores e dos testes aplicados aos gestores, nosso grupo chegou a conclusão, de que todos os gestores da Pet Glamour se encontram com um alto índice de stress.
Os mais atingidos pelo stress são o dono João Maria e o gerente Rui. Pessoas que deveriam ter a empresa sob controle, não conseguem exercer suas funções adequadamente.
O gerente já está na bandeira amarelo muito estressado, mas ainda mantendo o controle, que pode não durar muito tempo.
O caso mais grave de stress é do João Maria, precisa urgente de ajuda profissional, pois pode prejudicar ainda mais a empresa e si mesmo, caso perca todo o controle que ainda tem. O stress é muito nocivo a saúde de qualquer pessoa, afeta o seu trabalho e tudo o que está ao seu redor.
A Alba é a menos prejudicada pelo stress e, como não leva nada muito sério, só se preocupando com o banho e a tosa acaba não sendo muito afetada pelos problemas.
4.1.3 Resultados dos Testes dos colaboradores.
Rui Leme – Gerente do Pet Glamour
Alba Lourenzão – Sócia do Pet Glamour
João Maria Lourenzão – Sócio do Pet Glamour
4.1.4 Conclusão da Etapa 1 e 2
O grupo diante de todo o processo de análise do comportamento e nível de estresse dos funcionários do PET GLAMOUR, concluiu que todos estão desmotivados.
Abrir uma empresa familiar não é nada fácil e misturar sentimentos com negócios, acaba interferindo na administração da loja.
Todos percebem os problemas crescendo mais a cada dia, o faturamento caindo, a falta de diálogo e organização por parte dos gestores, mas não fazem nada para consertá-los, visto que o faturamento já caiu 4%.
Ficam julgando uns aos outros e se esquecem de que é uma equipe e devem trabalhar juntos para o crescimento da empresa.
A mudança deve começar pelos sócios-irmãos, que se uniram para abrir a loja, por causa da sua paixão por animais.
Como o João Maria cuida da parte administrativa e Alba não gosta, deveria cuidar com mais afinco da equipe do banho e da tosa, colocando regras para o uso indiscriminado de produtos de higiene, que eles pegam a vontade, causando problemas, como por exemplo, de estoque para João Maria.
O gerente Rui, percebendo que os próprios donos não se entendem, acabou desmotivado, perdendo o controle dos funcionários, que não tem respeito por ele.
Uma possível solução seria marcar uma reunião o mais breve possível com todos os funcionários, expor os problemas, ouvir as queixas de cada um e pedir que todos colaborem dando idéias para melhorar o relacionamento interpessoal, melhorar as vendas, os lucros, pois a empresa não pode fechar as portas, já que todos precisam do emprego, gostam de trabalhar com animais e querem ter sucesso e serem conhecidos no mercado de trabalho.
Introdução Etapa 3
Esta atividade é importante para que o nosso grupo possa definir qual são a formação dos vários grupos que existem dentro da empresa Pet Glamour, sua transformação em equipe e suas características.
Questão (1)
Grupo Formal: Banho e Tosa / Administrativa
Questão (2)
São agrupados por duas linhas de trabalho formalmente.
Questão (3)
• Alba culpa João pela queda do faturamento
• João acusa Alba por não participar da administração
• Rui reclama que perdeu controle da loja porque o pessoal do banho e tosa utiliza os produtos sem nenhum aviso e registro.
• Eder se diz superior as meninas do banho
• As vendedoras apresentam muitas ocorrências e atestados medico.
Questão (4)
TABELA DE GRUPOS FORMAIS
Identificação Componentes Conflitos EDE
Grupo de Comando João Maria e Alba Falta de liderança e comunicação 1. 3 - muitas confiança
2. 1 - restrita e cautelosa
3. 2 - cada um por si
4. 3 - não compreendidos
5. 3 - recusam problemas
6. 3 - habilidades não usadas
7. 5 - controles feitos internamente
8. 2 - restritivo
Grupo de Status Rui e Éder Controle demais e status pessoal 1. 2 - muitas confiança
2. 2 - restrita e cautelosa
3. 3 - cada um por si
4. 3 - não compreendidos
5. 4 - recusam problemas
6. 4 - habilidades são usadas
7. 5 - controles são impostos
8. 2 - restritivo
Grupo de Tarefas Anita e Léa Pegam produtos sem controle e só estão juntas por causa do trabalho 1. 3 - muitas confiança
2. 1 - restrita e cautelosa
3. 2 - cada um por si
4. 4 - não compreendidos
5. 3 - recusam problemas
6. 2 - habilidades são usadas
7. 4 - controle feito internamente
8. 3 - restritivo
Grupo de Interesse Leila, Elaine e Iara Estão descontentes com a equipe 1. 4 - muitas confiança
2. 2 – francas e autenticas
3. 3– legitima preocupação
4. 3 - não compreendidos
5. 3 - recusam problemas
6. 2 - habilidades não usadas
7. 5 - controles são feito internamente
8. 2 – restritivo
5.0 Relatórios de Grupos Formais.
No teste que foi realizado sobre a empresa, pode-se concluir que a empresa tem conflitos principalmente internos nada profissionais.
O fato de não haver reconhecimento de ambos, as parte diante de seus companheiros acaba causando problemas sentimentais por boa parte dos funcionários terem relacionamento desmotiva funcionários e faz com que não se desempenhe totalmente suas funções com qualidade.
Apesar de ser uma boa empresa, com chamas de sucesso, a competição entre setores, empata o rendimento afetando seu crescimento.
Introdução Etapa 4
Esta etapa conte sete questões para finalizar o trabalho.
Questões.
01- Das características observada individualmente na ETAPA 1, cita aquelas que se repetem mais vezes, e define os personagens que apresentam essas características.
As características é CONCIÊNCIA e EXTROVESÃO, os personagens conscientes são: João, Anita, Lea e Iara e os personagens extrovertidos são: Alba e Leila.
02- E quanto aos gestores, encontram-se motivados ou desmotivados, explique sua resposta utilizando a tabela de motivação.
A Alba é motivada pelo resultado que recebe de sua equipe ser a melhor, ela tem motivos que a desmotiva, porém a motivação é maior.
O João é desmotivado porque não cumpre suas metas e esta no muito estressado.
O Rui está no meio termo ele sabe controla bem a equipe o que o motiva bastante, porém não temo respeito dos funcionários que o acaba desmotivado.
03- Quem apresenta está mais estressados dentre os gestores? Justifique a sua resposta.
O gestor mais estressado é o João que por não conseguir cumprir suas metas acaba se exaltando e descontrolando no estresse ele teve a maior pontuação.
04- Onde estão os maiores conflitos, no administrativo ou no banho e tosa? De exemplos.
O setor com mais conflitos é o administrativo, como por exemplo, um gestor sem respeito dos funcionários e com falta de comprometimento.
05- Faça um resumo dizendo como esta o grau de desenvolvimento das equipes do PET.
Observamos que todos os funcionários da empresa, sem exceção, parecem perdidos dentro das funções que cada um exerce ou tem que exercer com responsabilidade visto que como era uma desorganização dentro da empresa, isso afeta diretamente na gestão e no lucro, tanto que o faturamento já caiu 4% no ultimo ano.
Percebemos que o proprietário não se entende não cooperam ente si e não apresentam motivação para continuar agir a próprio negocio.
06- Você acredita que os fatores levantados nas questões anteriores estão levanto PET GLAMOUR ao mal resultado? Explique.
Sim, porque engloba vários fatores que não estão ajudando, existe muitos conflitos internos que prejudicam a empresa, como um gestor, sim não tem respeito dos funcionários, brigas familiares entre os donos, entre outros problemas.
07- O PET é eficiente? Pode vim a ser eficaz? Como?
Não, está sendo eficientes, porque é uma empresa que esta prestes á falir, ou seja, com a má administração, seus serviços não estão sendo procurados, usando-os à queda do faturamento.
Ele pode vir a ser eficaz se os colaboradores se motivarem, buscando ajuda, cursos preparatórios ou participações em palestras começando pelos proprietários que deveriam se impuser mais, sem confundir os problemas pessoais e profissionais, eles são o exemplo aos funcionários.
Deveria haver reuniões para expor os problemas, escutar as sugestões, critica para melhorar o relacionamento interno e as vendas, uma vez que todos precisam do emprego, todos devem colaborar.
5.1.1 Bibliografia:
• Cavalcante, Geraldo Ronchetti; et AL. Comunicação e comportamento organizacional. Porto alegre, RS ICDEP, 2009.
• Capitulo 7 do PLT 111 (CHIAVENATO, pág. 63-80)
• Capitulo 8 do PLT 111 (CHIAVENATO, pág. 81-86)
• Capitulo 9 do PLT 111 (CHIAVENATO, pág. 87-100)
• Capitulo 10 do PLT 111 (CHIVENATO, pág. 101-112)
...