COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Artigos Científicos: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcybgm • 18/4/2014 • 943 Palavras (4 Páginas) • 334 Visualizações
3. SINTESE DO TEXTO
Capitulo 7
Personalidade e Comportamento
Há um longo e permanente debate sobre os determinantes da personalidade e que tem origens diversas uma delas é a hereditariedade e que tem vários estudos que lhe dão suporte como a de gêmeos que são separados logo após do nascimento quando se encontram anos depois. Buscam o mesmo tipo de profissão, esportes semelhantes e possuem características que só pode ser atribuído a herança genética.
Uma segunda fonte da personalidade é o ambiente em que o individuo se desenvolve: as influencias familiares, culturais, educacionais e outros mais que atuam ele deste o nascimento.
Teoria da Personalidade
Existem quatro teorias da personalidade que são mais coerentes explicá-las são elas:
Teoria dos traços
Ela parte do principio que de que para entender os indivíduos é preciso que “segmentamos”
os padrões de comportamento em uma série de traços observáveis. De acordo o esta teoria combinando os traços em um determinado grupo teríamos o resultado, personalidade do individuo. Grande problema em relação esta concepção teórica é que o correr dos anos, centenas e centenas de traços foram sugerido como relevantes e contribuídos para a formação da personalidade humana.
Mais recentemente um grupo de pesquisadores no campo organizacional concluiu que era possível reduzir todos os traços sugeridos em apenas fatores que passaram a ser chamados de big five são elas:
Extroversão- A pessoa é gregária, assertiva e sociável (por oposição aa reservada, tímida e calada)
Agradabilidade- a pessoa é cooperativa ”quente “e agradável (e não fria, desagradável, antagônica)
Consciência- A pessoa é trabalhadora, organizada, confiável (e não preguiçosa, desorganizada e não confiável)
Estabilidade emocional- A pessoa é calma, autoconfiante ( por oposição á ansiosa e depressiva)
Abertura a experiência- A pessoa é criativa, curiosa, culta (por oposição à pratica, “terra a terra” com poucos interesses)
A teoria dos traços tem recebido muitas criticas meramente identificar características não é suficiente, já que a personalidade é dinâmica e não complemente estável. Entretanto, a crítica mais severa é de que ela ignora totalmente as influencias do ambiente.
Teoria Psicodinâmica
Esta teoria enfatizada o inconsciente humano determinando do comportamento. Freud personalidade como resultante da interação de três elementos:
O id elemento mais primitivo a fonte dos instintos e impulsos e de certa forma opera sem censura.
O superego equivale o que chamamos de consciência é o que contem os valores de que devemos ou não fazer.
O ego busca o que na psicologia gerenciar o conflito entre o ego e o superego.
Teoria Humanista
Carl Rogers é o grande expoente desta teoria, ele acreditava fielmente que todos os homens possuem um impulso interno (drive) voltado para sua alto atualização. Tal teoria tem seu foco no crescimento e aprimoramento do individuo.
Abordagem integrativa
O que a abordagem integrativa faz é focar, simultaneamente, na pessoa como um todo e nas variáveis situacionais, e essa combinação atribuir as causas do comportamento do individuo.
Melhor compreendendo as teorias da personalidade e sua aplicação na organização
Carl Jung, psiquiatra suíço desenvolveu a noção, aparentemente paradoxal, de que as pessoas são diferentes mais também fundamente semelhantes. Seu tratado clássico intitulado psicológico propõe que a população em geral é formada por dois tipos básicos: introvertidos e extrovertidos. Ele ainda avançou um pouco mais em suas proposições identificando dois tipos de percepção (sentindo
...