COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Tese: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaomoj • 24/4/2014 • Tese • 3.207 Palavras (13 Páginas) • 187 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Comportamento Organizacional
Profª.EAD Yaeko Osaki
Tutor à distância Profº. Tiago Monteiro Veloso
Tecnologia em Processos Gerenciais
Sorocaba/SP
Abril/2013
CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (CO)
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Comportamento Organizacional, Universidade/ Faculdade Anhanguera Uniderp, como requisito para as obtenções de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Processos Gerenciais.
Sorocaba/SP
Abril/2013
RESUMO
O Conceito de Comportamento Organizacional (CO) carece de uma análise aprofundada de maneira a conseguir obter-se uma visão e compreensão da organização.
As organizações enquanto entidades vivas e dinâmicas devem possuir algumas capacidades, como seja a capacidade de se renovarem, inovarem, aprenderem, ajustarem se às mudanças internas e externas, transformar informação em conhecimento, resolver problemas, acrescentar valor.
No Comportamento Organizacional (CO) é de suma importância compreender a definição de chefia e liderança. Chefiar é o ato de dirigir, planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. O chefe moderno precisa aprender a ser líder, saber entender as dificuldades que o colaborador possa encontrar, deve saber montar um plano de ação para inibir o possível problema. Não há chefia sem liderança, este é o processo de chefiar. O líder deve conduzir os membros de um grupo a adquirirem determinados objetivos, dividindo as responsabilidades, estimulando contatos entre as pessoas e conseguindo a colaboração efetiva do grupo e, sobretudo saber influenciar ou não os outros, é tida também como uma habilidade que pode ser desenvolvida a partir das aptidões, o líder deve saber cada qual das habilidades dos seus colaboradores para poder delegar as funções.
Neste conceito demonstra a forma que se deve tratar a organização como um todo a partir do comportamento especifico, a obtenção do conhecimento firma a organização como um todo partindo do Comportamento Organizacional (CO).
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................................
1 CAPÍTULO 1
2 CAPÍTULO 2.............................................................................................................
3 CAPÍTULO 3
4 CAPÍTULO 4
5 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Comportamento Organizacional (CO), é o estudo do indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações.
Entender o Comportamento Organizacional (CO) é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
Pode-se dizer, então, que Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.
Hoje se percebe que o campo do Comportamento Organizacional (CO), evoluiu de uma orientação com ênfase nas estruturas e processos de pequenos grupos.
Na administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado.
O entendimento do Comportamento Organizacional (CO) possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções.
Essa abordagem e visão sistematizada garantem tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das competências de ambos.
A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos possíveis ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.
A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa. Nesse caso, temos eficácia, mas não eficiência. Uma organização consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar.
1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (CO)
A definição de Comportamento Organizacional (CO), se da por maneiras e forma de agir dentro de um sistema. Também ações tomadas dentro de uma empresa, favorecimento e melhoria para o individuo.
Certos tipos de comportamento não são legais, precisamos ver de que maneira isso encaixa. Muitas se da
...