COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Dissertações: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karlakellita • 8/6/2014 • 1.824 Palavras (8 Páginas) • 186 Visualizações
TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAL
PERSONAGEM CARGO TRAÇOS DE PERSONALIDADE DIFICULDADE DE PERCEPÇÃO
ALBA LORENZÃO SÓCIA EXTROVERSÃO DESINTERESSE COM OS ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS DA EMPRESA.
ANITA TULIO JORDÃO BANHO EXTROVERSÃO INDISCIPLINA – NÃO CUMPRE COM AS NORMAS DE CONTROLE DE ESTOQUE, POR EXEMPLO, DA EMPRESA.
ÉDER SELES TOSA ESTABILIDADE EMOCIONAL AUTO CONFIANÇA DEMAIS CHEGANDO A DESRESPEITAR OS COLEGAS DE TRABALHO.
ELAINE WERNER VENDAS EXTROVERSÃO FALTA COMPROMETIMENTO E MOTIVAÇÃO.
IARA SANTOS NÃO MENCIONADO NO DOSSIÊ NÃO HÉ COMO IDENTIFICAR TRAÇOS E DIFICULDADE POR NÃO CONTER INFORMAÇÕES SOBRE ESTA PESSOA.
JOÃO MARIA LORENZÃO SÓCIO ABERTURA À EXPERIÊNCIA FALTA COMPROMETIMENTO E MOTIVAÇÃO.
LÉIA JULIO JORDÃO BANHO EXTROVERSÃO INDISCIPLINA – NÃO CUMPRE COM AS NORMAS DE CONTROLE DE ESTOQUE, POR EXEMPLO, DA EMPRESA.
LEILA XAVIER VENDAS EXTROVERSÃO FALTA COMPROMETIMENTO E MOTIVAÇÃO.
RUI LEME GERÊNCIA CONSCIÊNCIA FALTA DE COMUNICAÇÃO COM UM DOS SÓCIOS.
RELATÓRIO 01
O trabalho realizado pelos colaboradores define o sucesso da organização. A pessoa que conhece seus limites e deficiências, terá mais condições de captar o que está acontecendo à sua volta. Para administrar uma empresa deve-se perceber o comportamento dos indivíduos que nela atuam.
Os proprietários Alba Lorenzão e João Maria, não conhecem o trabalho um do outro. O João desconhece a importância do trabalho da sócia, exigindo que ela participe das questões administrativas da empresa. Por outro lado a Alba critica o trabalho do sócio, mas não demonstra nenhum interesse em tal trabalho.
O descontrole no estoque prejudica as vendas, gerando o aumento no índice de absenteísmo (faltas) e desmotivação por parte das vendedoras. Por outro lado a falta de profissionalismo e a incapacidade de superar obstáculos, buscando novos caminhos, faz com o trabalho das vendedoras não seja satisfatório, tanto para a empresa quanto para elas mesmas.
O responsável pela tosa, Éder Seles, é um profissional muito competente, mas excesso de confiança e desprezo para com os colegas de trabalho acaba atrapalhando o desenvolvimento e um bom andamento do trabalho, gerando conflitos, e causando desgaste no relacionamento profissional.
A falta de controle na aquisição de produtos da loja pela equipe do banho gera problemas no controle, afetando a gerência e a equipe de vendas. As colaboradoras Anita, e Léia, desrespeitam o trabalho do Rui, gerente de loja, pegando produtos sem prévio aviso, atrapalhando o controle de estoque.
Só reclamar de falta de controle na aquisição de produtos da loja não resolverá o problema do Rui, Gerente. Este demonstra um comportamento de conforto, pois não leva à administração tal problema enfrentado no seu departamento.
Percebemos que não houve um planejamento eficiente, com normas, procedimentos, regulamentos internos e treinamentos necessários para que se pudesse chegar a excelência num todo, seja na parte administrativa ou operacional.
O gerente Rui Leme, tenta fazer um bom trabalho, mas, problemas citados acima, torna complicado o controle interno. Por outro lado, caberia a ele organizar uma reunião para definirem normas internas de procedimentos. Rui precisa ser mais ativo na administração, criando controle, apresentando o seu parecer à diretoria, apontando os problemas dando sugestões de melhora para os mesmos.
A queda no faturamento de 4%, conforme dossiê, pode ser atribuída à questões abordadas anteriormente, como falta de controle, excesso de auto confiança, desmotivação, falta de comprometimento e desrespeito à hierarquia da instituição.
Concluímos que os sócios, Alba Lorenzão e José Maria, precisam trabalhar em com sintonia. Seria necessária uma reunião de pessoal para definirem os pontos críticos que cada um tem percebido ao longo do tempo. Precisam estabelecer metas, e trabalhar em equipe para o cumprimento das mesmas.
A Alba deveria procurar uma formação na área administrativa para ter mais conhecimentos do trabalho do sócio e participar mais dos assuntos de interesse administrativo do Pet Shop. Por outro lado o João Maria também deveria estar presente no trabalho da sócia.
Éder Seles, é um ótimo profissional, mas, problemas de convivência dentro do Pet Shop gera um clima desagradável entre os colaboradores. Cabe a Alba alertar o seu funcionário, sobre o seu comportamento em relação aos seus colegas.
Os sócios deveriam criar incentivos para os vendedores, para que posso recuperar o faturamento perdido. Criar metas premiando quem atingir as mesmas.
Nota-se que o Pet Shop não tem um PLANO DE NEGÓCIO, pois se te o tivesse teria um resultado favorável. O plano de negócio seria a organização necessária e citada acima no relatório, que está sendo cobrada por parte do gerente. É o plano que organizaria a empresa, seja na parte administrativa quanto na operacional.
A Iara não foi citada no Dossiê. Ela poderia ser o elo entre toda a organização. Não sabemos ao certo a função dela, mas a empresa precisa de uma pessoa para exercer tal função.
TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES
PERSONAGEM CARGO FATOR QUE MOTIVA FATOR QUE DESMOTIVA
ALBA LORENZÃO SÓCIA PAIXÃO PELOS ANIMAIS
TRABALHAR COM O QUE GOSTA DESPREPARO
JOÃO MARIA LORENZÃO SÓCIO PAIXÃO PELOS ANIMAIS
REALIZAÇÃO PROFISSIONAL FALTA DE SUPORTE DA SÓCIA
RUI LEME GERÊNCIA CARGO EXERCIDO
RECONHECIMENTO DO JOÃO MARIA. FALTA DE RESPEITO COM O NÍVEL HIERÁRQUICO
DESORGANIZAÇÃO
==============================================================================================================================================================================================================
ETAPA 3
PASSO 1
1-Os colaboradores se agrupam dentro da empresa de formalmente, não há fatos que comprovem
...