COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Monografias: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaporciucula • 19/10/2014 • 3.288 Palavras (14 Páginas) • 321 Visualizações
Curso: Administração e Ciências Contábeis
Turma: A
Turno: Noite
Disciplina: Comportamento Organizacional
Prof.ª responsável EAD: YAEKO OZAKI
Tutor responsável: Bruno Costa Santos
Assunto: Conceitos de Comportamento Organizacional
Data de entrega: 20/ 04/ 2013
Sumário
Introdução
Capítulo I
1. Definição de Comportamento Organizacional
2. Sistemas abertos sistemas fechados
Capítulo II
2.1- Conceito de inovação
2.2 - Efeito da inovação
2.3 - Inovação Organizacional e tecnológica
Capítulo III
3.1 - Trabalho Em Equipe Uma Vantagem Competitiva
3.2 - A liderança no ambiente do trabalho : por que fracassam os planos de mudanças?
Capítulo IIII
4.1 - Percepção e comunicação
4.2 - Conceitos à arte de administrar.
*Desenvolvimento dos capítulos.
*Conclusão.
INTRODUÇÃO
Conhecer pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos interagem entre si passou a ser uma exigência essencial de qualquer administrador que almeje sucesso no mundo dos negócios e das organizações. Isto é, é preciso que a eficiência e eficácia andem lado a lado para orientar e promover a realização de um trabalho de qualidade e produtivo, que atinja o resultado esperado.
CAPÍTULO 1
1.1 Conceitos Karla Sampaio / Fonte: Comportamento Organizacional – Princípios, de autoria de Karla Sampaio.
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, no intuito de alcançar produtividade, reduzindo o absenteísmo e a rotatividade, e promover a cidadania organizacional.
Pois as organizações exercem uma função muito considerável na vida do ser humano, pois modelam seu comportamento nos respectivos membros, pois ele influência a produtividade, bem com respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Mostrando seu empenho em superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.
As finalidades do Comportamento Organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano.
A explicação refere-se à identificação das causas ou razões que impulsionam determinados fatos.
A previsão está focada para eventos futuros obtendo resultados através de uma ação específica.
O controle apresenta-se como um objeto controverso pela dificuldade em monitorar o comportamento humano, devido sua implicância na contribuição mais valiosa do comportamento organizacional para o trabalho gerando eficácia.
As principais variáveis são estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.
A característica do Comportamento Organizacional tem como a importância crescente na formação do administrador que engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas. Tendo uma abordagem interativa que combina o desenvolvimento técnico e conceitual com um aprendizado natural voltado para os quatros tipos de comportamento: produtividade, absenteísmo (falta no trabalho ou se ausentar), rotatividade e cidadania organizacional que é focada com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e eficácia. As principais oportunidades e desafios no uso do conceito resumindo são: oportunidades - aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa, melhorando as habilidades humana tais como motivação, liderança, treinamento, satisfação com o trabalho, avaliação com o desempenho, comunicação, eficiência, etc. Desafios - no comportamento organizacional motivar os trabalhadores e manter a competitividade global das ONGS. Melhorar o comportamento ético, criando um clima saudável para os funcionários no qual eles possam realizar seu trabalho com produtividade.
Fonte: Comportamento Organizacional – Princípios, de autoria de Karla Sampaio.
1.2 Comparando as definições de Comportamento Organizacional entre: John A. Wagner III e John R. Hollenbeck, ambos os autores de livros de Comportamento Organizacional (CO), percebemos que ambos seguem a mesma linha de pensamento, com quase nenhuma variação entre os mesmo.
John R. nos ensina que comportamento organizacional é o estudo voltado para indivíduos, equipes ou grupos, dentro e fora de uma organização com fins lucrativos ou ONG´S.
No livro, os autores enfatizam que o comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores focando comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Por esta análise, considera que nem os grupos nem as organizações se comportam da mesma forma. Entretanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais.
1.3 O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica os conhecimentos obtidos sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.
Livro: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Autor: STEPHEN PAUL ROBBINS
1.4 Quadro
...