COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Dissertações: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: THALISCARRIELLO • 26/11/2014 • 915 Palavras (4 Páginas) • 296 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ -FIJ
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
FUNDAMENTOS DO COMPORTAMNETO INDIVIDUAL
RIO DE JANEIRO - RJ
2014
FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ -FIJ
TÍTULO DO TRABALHO
Trabalho da disciplina Comportamento Humano do curso de graduação em Administração da FIJ – Faculdades Integradas de Jacarepaguá - sob orientação da Professora Ana Paula.
RIO DE JANEIRO - RJ
INTRODUÇÃO
Apresentamos a seguir como o comportamento individual pode impactar diretamente no desenvolvimento de uma organização, sabendo que o profissional pode influenciar diretamente na empresa, acarretando perdas ou melhorias e lucros para a mesma.
O COMPORTAMENTO INDIVIDUAL DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO
Alguns conceitos relevantes do comportamento organizacional segundo estudiosos podem ser citados para melhor entendermos o estudo, entre eles são os de Wagner III e Hollemback que citou "Comportamento Organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas", Já para Robbins "É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estruturas têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional." Segundo Moscovici "As pessoas pensam, sentem, percebem e agem de maneira diferente. Nessas percepções diferentes é que surge o conflito, e à medida que essas diferenças comportamentais precisam ser enfrentadas, elas não podem ser consideradas como boas ou más, pois forneceram riquezas de possibilidades e opções de maneiras para reagir a situações e problemas.”
Com base nos conceitos citados acima observamos a importância que o comportamento organizacional tem perante as organizações. Pois a partir deles admite motivar o funcionário, dar o poder de liderança, melhorar a comunicação interpessoal, melhorar a estrutura e processo de grupos, através do desenvolvimento de atitudes e percepção, trabalhar o processo de mudanças, e gestão de conflitos e o estresse no trabalho, desenvolver melhor o planejamento do trabalho, assim podendo qualificar e modificar o individuo.
O comportamento individual é caracterizado por um conjunto de condicionamentos e aprendizados que afetam as interações sociais e profissionais, mantidas no ambiente de trabalho. As experiências fora da empresa, a classe social, a categoria profissional fornecem dados comportamentais para a ação do individuo. O desafio é desenvolver uma percepção e uma abordagem interativa no ambiente de trabalho que permita obter bons resultados trabalhando com equipes constituídas de pessoas muito diversas. Para que uma pessoa possa participar ativamente, é necessário que o trabalho lhe proporcione satisfação, além do aspecto profissional é preciso levar em conta as necessidades do colaborador.
As características biográficas estão prontamente disponíveis para administradores e constituem um conjunto de características pessoais relevantes a ser analisadas: Os estudos mostram que a idade é preponderante, já que o desempenho tende a crescer nos colaboradores mais velhos, estes tem uma maior freqüência, mas por outro lado, tende a faltar mais por razões de saúde. O sexo de uma forma geral, tem mostrado que não existem diferenças, exceto que as mães faltam mais para cuidar dos filhos. O estado civil não mostrou correlações importantes, somente que os casados parecem ser mais estáveis que os solteiros. E finalmente na Estabilidade do emprego, o “tempo de casa” pode ser considerado, como comportamento de estabilidade.
O indivíduo possui habilidades que podem ser intelectuais ou físicas, que devem ser estudadas no comportamento organizacional para melhor atender as exigências do mercado.
...