COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Casos: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elyneisser • 16/6/2013 • 2.920 Palavras (12 Páginas) • 298 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PÓLO DE PALMAS
TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Alunas:
Elyneisser Pereira Araújo - RA 410546
Valdelice Alves Pereira - RA 410996
Vandete B. do Nascimento - RA 410775
PROFESSORA: Ma. YAEKO OZAKI
PALMAS – TO, 15 de Abril de 2013
INTRODUÇÃO
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
O comportamento organizacional trata-se de uma área de administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Assim, podemos admitir que a compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do comportamento organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com liderança e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Os gerentes têm nos estudos proporcionados pelo comportamento organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.
Hoje, podemos conceituar a Nova Administração ou ReAdministração como uma forma de gerir as organizações contemporâneas, de tal sorte que consigamos, de um lado, organizações eficientes(produtivas), eficazes(que atinjam de forma sistemática e continuada os resultados planejados) e efetivas(que levam em consideração sua responsabilidade pública e cultivem a ética em seu desempenho) e, de outro, indivíduos satisfeitos e recompensados com e pelo que fazem.
1- DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento organizacional consiste no estudo do comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações tendo vários desafios como focar nas ações, aprender a trabalhar administrando diversidades, provocar atitudes, incentivar e motivar a produtividade dos trabalhadores. Tem o propósito de gerar eficácia e competitividade global nas organizações a qual tem como finalidade atender e satisfazer as necessidades de todas as pessoas.
Conforme ROBBINS (2002), comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
WAGNER (1999), diz que comportamento organizacional é o conjunto de elementos que reúne percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Segundo os dois autores citados, o comportamento organizacional se detém na investigação de informações retiradas das variáveis comportamentais exercidas por indivíduos, grupos e estruturas sobre as organizações com o intuito de avaliar o impacto que as mesmas provocam nas mesmas.
QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS EM COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SISTEMAS ABERTOS SISTEMAS FECHADOS
De elevada permeabilidade, isto é, tem muitas entradas e saídas que permitem intensas transações com o ambiente externo. De pouca ou nenhuma permeabilidade, isto é, tem pouquíssimas entradas ou saídas em relação ao ambiente externo.
Trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. Não recebem nenhuma influência do ambiente e, por outro lado, também não o influenciam.
São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviverem devem reajustar-se constantemente ás condições do meio. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.
Não podem viver em isolamento. Cumpre o segundo princípio da termodinâmica que diz que “certa quantidade, chamada entropia, tende a aumentar a um máximo”.
Mantém um jogo recíproco com o ambiente e sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza, através de uma operação adaptativa. O comportamento é determinístico e programado. cooperam com pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente.
A adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e de auto-organização. Não tem essa capacidade.
Capacidade de crescimento. Mudança, adaptação ao ambiente e até auto-reprodução sob certas condições ambientais. Produzem uma saída invariável.
Aplicável à organização empresarial. São mecânicos, como máquinas e equipamentos.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos. – Ed. Compacta, 4. Ed. - São Paulo: Atlas, 1997. p.32.
2- O EFEITO DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES
Foi feita uma pesquisa sobre o conceito de inovação e sobre alguma situação inovadora no ambiente de trabalho do pesquisado, aplicada a vinte pessoas em diferentes faixas etárias. A clientela consultada trabalha na sua maioria em órgãos públicos como secretarias e prefeituras. Foram destacadas duas perguntas a serem respondidas. São elas:
1- Qual é o seu conceito de inovação?
2- Você já passou por uma situação inovadora na organização/empresa onde trabalha?
Uma das respostas mais frequente e aqui representada pela opinião de Orlany relacionada à primeira pergunta com uma margem de 60% é de que a inovação se identifica com alguma situação nova, novas ideias ou novos horizontes. Já para a senhora Ana Luiza Souza Mota com 25% das opiniões, trata-se de buscar
...