CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Casos: CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Charliete • 23/9/2013 • 407 Palavras (2 Páginas) • 809 Visualizações
CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1. INTRODUÇÃO
A administração financeira está estritamente ligada à Economia e Contabilidade, e pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos, como também em dados contábeis para suas análises.
2. COMPARATIVO ENTRE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTABILIDADE
Embora haja uma relação estreita entre elas, a função contábil pode ser mais bem visualizada como um insumo indispensável à Administração Financeira. Diferença básica de perspectiva entre a Administração Financeira e a Contabilidade:
Enquanto a primeira enfatiza a Tomada de Decisão, a segunda tem como objetivo o Tratamento dos Fundos.
Tratamento dos Fundos
“A função básica do Contador é desenvolver e fornecer dados para avaliar o desempenho da empresa, apurar sua situação financeira, bem como atender às exigências legais e tributárias. Neste sentido, são elaborados normas e princípios padronizados de atuação (princípios contábeis aceitos) que determinam o método contábil, e dos quais o Contador não pode desviar. O Regime de Competência determina que as receitas devem ser reconhecidas por ocasião da venda e as despesas somente quando incorridas.”
Tomada de Decisão
“O Administrador de Empresas preocupa-se em manter a solvência da empresa e tem toda a flexibilidade para trabalhar as informações da forma que melhor lhe convier, sem se preocupar com normas contábeis. Assim, interessa-lhe receita e despesa quando estas representam entradas e saídas de Caixa. O Regime de Caixa é, pois a base para a tomada de decisão do administrador financeiro”.
3. ESTRUTURA E PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
O papel e a importância da função financeira dependem, em grande parte, do tamanho da empresa. Nas MPE’s a função financeira é geralmente vinculada aos próprios donos ou à área contábil.
Para boa gestão das MPE’s há necessidade, além dos controles internos de contas a receber, contas a pagar, bancos, caixa, receitas e despesas, de uma adequada formação do preço de venda, da apuração de resultados periódicos corretamente, do acompanhamento da rentabilidade, da administração do caixa e da análise desses resultados voltada para o diagnóstico financeiro, de forma que possibilite a visão pelo Proprietário ou Sócios da empresa da sua performance econômico-financeira.
4. CONTROLES INTERNOS FINANCEIROS a) CONTAS A RECEBER
A cada operação de venda a prazo gera-se um documento, podendo ser uma cópia da nota fiscal, duplicata, bloquete de cobrança bancária, ou uma planilha de venda em que registre pelo menos o nome do cliente, o valor e a data de vencimento:
Controle Diário de Contas a Receber
Data
Tipos
Saldo Anterior
(+) Vendas a Prazo
(-) Recebimentos
(=) Saldo Atual
Nota Fiscal
100,00
...