CONSTRUÇÕES METÁLICAS: O USO DO AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Dissertações: CONSTRUÇÕES METÁLICAS: O USO DO AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jossanabeck • 8/12/2014 • 3.015 Palavras (13 Páginas) • 2.861 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Desde o século XVIII, quando se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade. Usado em obras de pontes aos ultramodernos edifícios que se multiplicam pelas grandes cidades, a arquitetura em aço sempre esteve associada à ideia de modernidade e inovação, traduzida em obras de grande expressão arquitetônica e que invariavelmente traziam o aço aparente. No entanto, as vantagens na utilização de sistemas construtivos em aço vão muito além da linguagem estética de expressão marcante; redução do tempo de construção, racionalização no uso de materiais e mão de obra e aumento da produtividade.
1.1 OBJETIVOS
1.1.1 GERAL
O objetivo deste relatório é apresentar a importância e as vantagens do uso do aço na construção civil, principalmente, na substituição de elementos convencionais como o concreto.
1.1.2 ESPECÍFICOS
Os objetivos específicos deste relatório é explicitar as praticidades que o uso do aço causa nas obras de construção civil, sendo elas grandes ou pequenas, fazendo-se um estudo mais profundo quanto ao uso do aço e sua vantagens.
1.2 JUSTIFICATIVA
O uso do aço na construção civil ainda é carente nos dias de hoje, porém devem ser levados em conta todos os fatores beneficentes à natureza, não apenas a rapidez de execução da obra.
2 O USO DO AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A competitividade da construção metálica tem possibilitado a utilização do aço em obras como: edifícios de escritórios e apartamentos, residências, habitações populares, pontes, passarelas, viadutos, galpões, supermercados, shopping centers, postos de combustível, aeroportos, ginásios, torres de transmissão, entre outros. Segundo ANDRADE (2005), o sistema construtivo em aço apresenta vantagens significativas sobre o sistema construtivo convencional. Sendo suas principais propriedades químicas, físicas e mecânicas as seguintes: ductilidade, dureza, elasticidade, estricção, fadiga, fluência, plasticidade, propriedades eletroquímicas e térmicas, resiliência, resistência à tração e ao choque, soldabilidade, temperabilidade, tenacidade e trabalhabilidade.
2.1 Vantagens no uso do aço
O sistema construtivo em aço apresenta vantagens significativas sobre o sistema construtivo convencional. As estruturas metálicas de maneira geral é uma tecnologia desenvolvida com a finalidade de vencer grandes vãos, com uma estrutura leve. Trata-se de um conceito inovador que proporciona um aumento da resistência das estruturas às solicitações e ações a que estão sujeitas durante o seu tempo de vida útil.
2.1.1 Liberdade no projeto de arquitetura
A tecnologia do aço confere aos arquitetos e engenheiros total liberdade criadora, permitindo a elaboração de projetos arrojados e de expressão arquitetônica marcante.
2.1.2 Maior área útil
As seções dos pilares e vigas de aço são substancialmente mais esbeltas do que as equivalentes em concreto, resultando em melhor aproveitamento do espaço interno e aumento da área útil, fator muito importante principalmente em garagens e ambientes comerciais. Obtendo-se também um maior número de andares para o mesmo gabarito, considerando vigas e pilares com dimensões menores. A figura 1 mostra um modelo estrutural de um edifício onde possuis seções pequenas de pilares e vigas, em relação aos outros sistemas construtivos convencionais.
Figura 1 – Seções dos pilares e vigas de aço em edificações.
2.1.3 Flexibilidade
A estrutura metálica mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios. Além disso, torna mais fácil a passagem de utilidades como água, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informática, etc.
2.1.4 Compatibilidade com outros materiais
O sistema construtivo em aço é perfeitamente compatível com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical como horizontal, admitindo desde os mais convencionais (tijolos e blocos, lajes moldados in loco) até componentes pré-fabricados (lajes e painéis de concreto, painéis drywall). A figura 2 mostra a aplicação de painéis na estrutura metálica.
Figura 2 – Aplicação de painéis.
2.1.5 Menor prazo de execução
A fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações, a possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente, a diminuição de fôrmas e escoramentos, e o fato da montagem da estrutura não ser afetada pela ocorrência de chuvas, pode levar a uma redução de até 40% no tempo de execução quando comparado com os processos convencionais.
2.1.6 Racionalização de materiais e mão-de-obra
Numa obra, através de processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. A estrutura metálica possibilita a adoção de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdício seja reduzido.
2.1.7 Alívio de carga nas fundações
Por serem mais leves, as estruturas metálicas podem reduzir em até 30% sua carga e o custo das fundações.
2.1.8 Garantia de qualidade
A fabricação de uma estrutura metálica ocorre dentro de uma indústria e conta com mão-de-obra altamente qualificada, o que dá ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle existente durante todo o processo industrial.
2.1.9 Antecipação do ganho
Em função da maior velocidade de execução da obra, haverá um ganho adicional pela ocupação antecipada do imóvel e pela rapidez no retorno do capital investido.
2.1.10 Organização do canteiro de obras
Como a estrutura metálica é totalmente pré-fabricada, há uma melhor organização do canteiro devido entre outros à ausência de
...